Wana Schulze, head de investimento e portfólio da Wayra Brasil e Vivo Ventures
Os CVCs estão em alta, de acordo com uma pesquisa da Latam Digital Report Startup Study 2023, da consultoria McKinsey, e cada vez mais, as empresas têm se posicionado de forma a incentivar o trabalho com inovação aberta, sendo isso, o investimento em startups que estejam alinhadas às suas necessidades de negócios.
Afinal, o que é Corporate Venture Capital? Alguns se referem a ele como CVC, enquanto outros o chamam de Corporate VC, mas, independentemente do nome, ambos se referem à mesma coisa: um fundo criado por uma empresa com o objetivo de investir em startups e outros empreendimentos.
Estratégia de Funil para construção de um CVC de sucesso
Os CVCs estão em alta no Brasil, como apontou recentemente a pesquisa Latam Digital Report Startup Study 2023, da consultoria McKinsey. Cada vez mais, empresas privadas têm se posicionado no ecossistema empreendedor de forma a incentivar o trabalho com inovação aberta e, portanto, o investimento em startups que estejam alinhadas às suas necessidades de negócios. Dados da pesquisa ABVCAP revelam que os CVCs responderam por 31% das transações de fundos de venture capital com startups no Brasil no primeiro semestre de 2023, ante 16% de participação em 2022, na comparação com o mesmo período.
Para estruturar um CVC de sucesso, não existe receita pronta, mas considerar três etapas essenciais para escolha dos investimentos pode ajudar o fundo a ir mais longe e realizar aportes mais assertivos. Pense no fluxo de avaliações dos investimentos como uma torrente de água que passa por um encanamento que vai se afunilando. Simplificando bastante, seria possível cortar esse funil em três partes, que revelam diferentes momentos para esta avaliação.
No topo do funil, na sua parte mais ampla, inicia-se um momento de descoberta das startups a serem avaliadas pelos investidores, o que pode acontecer de duas maneiras: ativa e passiva. No primeiro formato, o time de CVC deve se manter muito atento ao mercado e com um relacionamento muito próximo aos empreendedores para buscar startups de áreas que sejam prioritárias para a companhia. Ao reconhecer uma startup em potencial, é preciso se aproximar para entender seu momento de desenvolvimento e investigar pontos de sinergia com as teses de investimento do CVC.
Já no formato passivo, o time comercial ou mesmo outros VCs do ecossistema empreendedor, podem ser o canal de contato. Para isso, é extremamente importante manter bons canais de relacionamento com outros fundos que eventualmente podem convidar o CVC para participações em rodadas de investimentos. Dessa forma, o CVC deve informar ao mercado de que forma a corporação pode agregar valor às startups, compartilhando não só a expertise de mercado mas, preferencialmente, oferecendo um potencial de aceleração dos negócios seja como possível cliente de sua investida, seja oferecendo seus canais de distribuição junto a públicos finais (B2C) ou corporativos (B2B), a depender da natureza do core business da empresa. Isso amplia exponencialmente as chances de participar de uma série de rodadas de investimentos compartilhadas, o que deve se tornar também uma via mão dupla, ou seja: para o sucesso de um CVC é preciso estender o convite a outros VCs para que as rodadas de investimento lideradas pelo CVC contem com outros parceiros do ecossistema, sempre que houver fit para tal.
Quando a oportunidade é avaliada positivamente no topo de funil, ela deve passar para uma segunda fase mais criteriosa pelo time de CVC a fim de compreender possíveis sinergias. Isso inclui analisar os modelos de negócio da solução, sua proposta de valor para os clientes, seu tamanho de mercado, quais são seus potenciais competidores, sua estrutura de capital, quais aportes já foram recebidos e como foram investidos, além do entendimento aprofundado da situação financeira da startup. Somente assim será possível chegar aos indicadores do negócio e traçar projeções futuras.
Por fim, quando as startups chegam ao final do funil, é a tão esperada hora do pitch. Nesta etapa, os fundadores em avaliação são convidados para uma apresentação presencial, em que podem apresentar o negócio para o comitê de investimentos, respondendo a dúvidas ou questões dos executivos sobre seu market fit. Neste momento, é a hora do CVC decidir quem deve ou não receber um aporte. Esta deve ser a etapa mais criteriosa com foco em compreender a viabilidade da iniciativa e se ela está alinhada com as teses de investimento do CVC em questão. Daqui para o futuro, é do jogo aceitar que algumas apostas serão muito certeiras e outras nem tanto, como é de praxe em todo e qualquer investimento de risco, portanto, para além de uma boa infraestrutura e relacionamento, um CVC bem sucedido precisa ter apetite e planejamento de médio e a longo prazo.
*Wana Schulze é head de Investimentos e Portfólio da Wayra Brasil e Vivo Ventures. Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e possui MBA em Finanças pela Universidade de Chicago Booth. Adquiriu seis anos de experiência como analista de crédito corporativo trabalhando para instituições financeiras renomadas, como Itaú BBA, Société Générale e PIMCO. Durante esse período, cobriu diversos setores, incluindo telecomunicações, metais e mineração, petróleo e gás e papel e celulose. Após concluir o MBA, ingressou na McKinsey, no escritório de São Paulo, onde liderou projetos de estratégia, transformação digital e turn around em diversos setores, incluindo varejo, instituições financeiras, fertilizantes e indústrias pesadas no Brasil e na América Latina, por cinco anos. Em 2021, se juntou ao time de investimentos da HiPartners, o primeiro fundo de venture capital brasileiro focado em retail techs, fundado por Walter Sabini Junior, empreendedor e fundador da Virid e e-Smart, Germán Quiroga, fundador da Omni55, e com passagens por CNova e Americanas.com; Eduardo Terra, presidente da SBVC e Alberto Serrentino, vice-presidente da SBVC e fundador da Varese Retail. Atualmente é Head de Investimentos e Portfólio da Wayra e Vivo Ventures, onde lidera a equipe com foco na originação, construção de teses de investimento e desenvolvimento de processos.
Descubra o Marketplace Valeon do Vale do Aço: Um Hub de Empresas, Notícias e Diversão para Empreendedores
Moysés Peruhype Carlech – ChatGPT
O Vale do Aço é uma região próspera e empreendedora, conhecida por sua indústria siderúrgica e seu ambiente de negócios dinâmico. Agora imagine ter um único local onde você pode encontrar todas as informações e recursos necessários para ter sucesso nesse ambiente competitivo. Bem-vindo ao Marketplace Valeon do Vale do Aço – um hub online que engloba empresas, notícias, diversão e empreendedorismo, oferecendo uma plataforma única para empresários e gerando leads valiosos.
Um ecossistema empresarial abrangente:
O Marketplace Valeon do Vale do Aço reúne empresas locais de diversos setores em um só lugar. Com uma interface intuitiva, os usuários podem facilmente encontrar e se conectar com fornecedores, parceiros comerciais e clientes potenciais na região. A plataforma oferece uma ampla gama de categorias de negócios, desde indústrias tradicionais até empresas inovadoras, garantindo que todos os empreendedores encontrem as oportunidades certas para expandir seus negócios.
Notícias e insights atualizados:
Além de ser um diretório empresarial, o Marketplace Valeon do Vale do Aço também oferece um fluxo contínuo de notícias e insights relevantes para os empresários da região. Através de parcerias com veículos de comunicação locais e especialistas em negócios, a plataforma mantém os usuários informados sobre as últimas tendências, oportunidades de mercado, mudanças regulatórias e eventos relevantes. Essas informações valiosas ajudam os empresários a tomar decisões informadas e a se manterem à frente da concorrência.
Diversão e engajamento:
Sabemos que a vida empresarial não é só trabalho. O Marketplace Valeon do Vale do Aço também oferece uma seção de entretenimento e lazer, onde os usuários podem descobrir eventos locais, pontos turísticos, restaurantes e muito mais. Essa abordagem holística permite que os empresários equilibrem o trabalho e a diversão, criando uma comunidade unida e fortalecendo os laços na região.
Foco no empreendedorismo:
O Marketplace Valeon do Vale do Aço é uma plataforma que nutre o espírito empreendedor. Além de fornecer informações e recursos valiosos, também oferece orientação e suporte para os empresários que desejam iniciar seus próprios negócios. Com seções dedicadas a tutoriais, estudos de caso inspiradores e conselhos de especialistas, o marketplace incentiva e capacita os empreendedores a alcançarem seus objetivos.
Geração de leads para os empresários:
Uma das maiores vantagens do Marketplace Valeon do Vale do Aço é a capacidade de gerar leads qualificados para os empresários. Com um público-alvo altamente segmentado, a plataforma oferece a oportunidade de se conectar diretamente com potenciais clientes interessados nos produtos e serviços oferecidos pelas empresas cadastradas. Isso significa que os empresários podem aumentar sua visibilidade, expandir sua base de clientes e impulsionar suas vendas de forma eficiente.
Conclusão:
O Vale do Aço é uma região cheia de oportunidades e empreendedorismo, e o Marketplace Valeon do Vale do Aço se torna um recurso indispensável para os empresários locais. Ao oferecer um ecossistema empresarial abrangente, notícias atualizadas, diversão, suporte ao empreendedorismo e a geração de leads qualificados, o Marketplace Valeon se destaca como uma ferramenta poderosa para impulsionar os negócios na região. Não perca a chance de fazer parte dessa comunidade dinâmica e descubra o poder do Marketplace Valeon do Vale do Aço para o seu sucesso empresarial.
A STARTUP VALEON OFERECE SEUS SERVIÇOS AOS EMPRESÁRIOS DO VALE DO AÇO
Moysés Peruhype Carlech
A Startup Valeon, um site marketplace de Ipatinga-MG, que faz divulgação de todas as empresas da região do Vale do Aço, chama a atenção para as seguintes questões:
• O comércio eletrônico vendeu mais de 260 bilhões em 2021 e superou pela primeira vez os shopping centers, que faturou mais de 175 bilhões.
• Estima-se que mais de 35 bilhões de vendas dos shoppings foram migradas
para o online, um sintoma da inadequação do canal ao crescimento digital.
• Ou seja, não existe mais a possibilidade de se trabalhar apenas no offline.
• É hora de migrar para o digital de maneira inteligente, estratégica e intensiva.
• Investir em sistemas inovadores permitirá que o seu negócio se expanda, seja através de mobilidade, geolocalização, comunicação, vendas, etc.
• Temas importantes para discussão dos Shoppings Centers e do Comércio em Geral:
a) Digitalização dos Lojistas;
b) Apoio aos lojistas;
c) Captura e gestão de dados;
d) Arquitetura de experiências;
e) Contribuição maior da área Mall e mídia;
f) Evolução do tenant mix;
g) Propósito, sustentabilidade, diversidade e inclusão;
h) O impacto do universo digital e das novas tecnologias no setor varejista;
i) Convergência do varejo físico e online;
j) Criação de ambientes flexíveis para atrair clientes mais jovens;
k) Aceleração de colaboração entre +varejistas e shoppings;
l) Incorporação da ideia de pontos de distribuição;
m) Surgimento de um cenário mais favorável ao investimento.
Vantagens competitivas da Startup Valeon:
• Toda Startup quando entra no mercado possui o sonho de se tornar rapidamente reconhecida e desenvolvida no seu ramo de atuação e a Startup Valeon não foge disso, fazem dois anos que estamos batalhando para conquistarmos esse mercado aqui do Vale do Aço.
• Essa ascensão fica mais fácil de ser alcançada quando podemos contar com apoio dos parceiros já consolidados no mercado e que estejam dispostos a investir na execução de nossas ideias e a escolha desses parceiros para nós está na preferência dos empresários aqui do Vale do Aço para os nossos serviços.
• Parcerias nesse sentido têm se tornado cada vez mais comuns, pois são capazes de proporcionar vantagens recíprocas aos envolvidos.
• A Startup Valeon é inovadora e focada em produzir soluções em tecnologia e estamos diariamente à procura do inédito.
• O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do mercado e na falta de um Marketplace para resolver alguns problemas desse mercado e em especial viemos para ser mais um complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses dois anos de nosso funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia, inovação com soluções tecnológicas que facilitam a rotina dessa grande empresa. Temos a missão de surpreender constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em constante evolução para nos manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.
• Temos a plena certeza que estamos solucionando vários problemas de divulgação de suas empresas e bem como contribuindo com o seu faturamento através da nossa grande audiência e de muitos acessos ao site (https://valedoacoonline.com.br/) que completou ter mais de 100.000 acessos.
Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:
• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;
• Atraímos visualmente mais clientes;
• Somos mais dinâmicos;
• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;
• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;
• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.
• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.
Proposta:
Nós da Startup Valeon, oferecemos para continuar a divulgação de suas Empresas na nossa máquina de vendas, continuando as atividades de divulgação e propaganda com preços bem competitivos, bem menores do que os valores propostos pelos nossos concorrentes offlines.
Pretendemos ainda, fazer uma página no site da Valeon para cada empresa contendo: fotos, endereços, produtos, promoções, endereços, telefone, WhatsApp, etc.
O site da Valeon é uma HOMENAGEM AO VALE DO AÇO e esperamos que seja também uma SURPRESA para os lojistas dessa nossa região do Vale do Aço.
A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO
TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.
A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.
O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.
Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.
Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:
- O Site Valeon é bem elaborado, com layout diferenciado e único, tem bom market fit que agrada ao mercado e aos clientes.
- A Plataforma Valeon tem imagens diferenciadas com separação das lojas por categorias, com a descrição dos produtos e acesso ao site de cada loja, tudo isso numa vitrine virtual que possibilita a comunicação dos clientes com as lojas.
- Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
- No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
- O número de visitantes do Site da Valeon (https://valedoacoonline.com.br/) tem crescido exponencialmente, até o momento, temos mais de 222.000 visitantes e o site (https://valeonnoticias.com.br/) também nosso tem mais de 5.800.000 de visitantes.
- O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
- A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.
Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.
Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?
Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297