Carolina Mazzer – Agência NoAr
Uma das principais dúvidas hoje no mercado é: quais são as áreas em que é possível aplicar Inteligência Artificial? A tecnologia que tem ganhado cada vez mais notoriedade e espaço nas empresas, pode ser responsável por um crescimento de US$ 14 trilhões no PIB mundial até 2035, de acordo com dados da Accenture. Além disso, é possível aumentar em 40% a produtividade dos negócios.
Grandes companhias como Bradesco, Netflix, Uber, Amazon e Google já realizam testes e muitas marcas estudam possibilidades. Além disso, a IA também pode ser útil na carreira profissional. Porém ainda existe um mundo de dúvidas, pensando nisso, separamos alguns especialistas de áreas como tecnologia, inovação, saúde, mobilidade e finanças, que mostram como a IA pode ser usada em diferentes setores.
Devo usar IA na minha empresa? Veja as áreas que podem aplicar tecnologia para impulsionar os negócios
Tecnologia revoluciona setores estratégicos como Logística, Saúde, Finanças e Marketing, trazendo mais eficiência e agilidadade.
Mais do que automatizar tarefas, a IA está transformando fundamentalmente a maneira como as companhias operam e alcançam seus objetivos. Para se ter uma ideia, o mercado de IA deve atingir US$ 1,3 trilhão em 2032, de acordo uma projeção da BlackRock. Também se estima que as inteligências artificiais aumentem em até 40% a produtividade dos negócios, conforme dados da Accenture, o que leva à iminente e crescente adoção da IA nos processos corporativos.
Tantos dados demonstram que a IA não é mais apenas uma tendência passageira, mas sim uma necessidade real para as organizações se manterem ativas em um mercado global em constante evolução. Dessa forma, especialistas apontam o potencial desta tecnologia e como ela pode estar presente em diversas frentes. Confira, a seguir, os principais setores de aplicação da IA:
Engenharia
A IA vem sendo gradualmente implementada nos canteiros de obras para aprimorar a eficiência, melhorar a segurança e reduzir os custos e os prazos de entrega.
“Ela pode ser usada para analisar dados e prever falhas e atrasos, monitorar o uso de equipamentos e materiais, otimizar projetos e minimizar desperdícios, o que representa uma vantagem significativa para as empresas de construção. A implementação da IA resulta em medições mais precisas, um controle de qualidade mais eficaz e até mesmo na prevenção de acidentes”, destaca André Medina, responsável pela Vetor AG, programa de inovação aberta da Andrade Gutierrez.
Transporte e logística
A logística e o transporte de pessoas e cargas podem ser especialmente beneficiados com o uso das inteligências artificiais, maximizando a eficiência e a otimização de tarefas. “A tecnologia está desempenhando um papel significativo na melhoria das operações de transporte. Essa ferramenta possibilita previsão de demanda, personalização das jornadas, compreensão de padrões de tráfego e mais agilidade no dia a dia”, pontua Bruno Muniz, sócio-executivo da Gaudium.
Saúde
A IA pode contribuir com análise de dados e identificação de padrões que auxiliam o time de saúde no diagnóstico e no tratamento de doenças. “A Inteligência Artificial ainda está sendo aperfeiçoada na área da saúde, mas com as informações corretas é possível analisar e entender o comportamento dos pacientes, avaliar os riscos e sugerir tratamentos preventivos. Com essa tecnologia, o time de saúde consegue ter mais clareza das urgências, ser mais eficiente, ter menos desperdício e, o mais importante, dar maior acesso à saúde para quem mais precisa.”, explica Guilherme Salgado, médico e CEO da 3778, healthtech especializada em saúde corporativa através de IA.
Marketing e Relacionamento Digital
Nas organizações, utilizar as ferramentas de marketing aliadas a IA contribui para a análise de comportamento do usuário e fornece suporte na gestão de anúncios, recomendando possíveis itens de compra conforme as preferências de navegação.
“Além da gestão de anúncios, a Inteligência Artificial pode contribuir personalizando o conteúdo que chegará no cliente, aumentando a quantidade de leads para um produto. Consequentemente, espera-se o aumento das vendas,” explica Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce.
Para o relacionamento, o uso de IA generativa aplicada aos chatbots pode auxiliar no atendimento personalizado, analisando interações e dados do cliente, fornecendo conversas humanizadas e precisas, gerando maiores índices de satisfação.
“As marcas que utilizam os chatbots baseados em IA podem oferecer um suporte completo nos canais de mensageria, como WhatsApp Business, Instagram, aplicativos e e-mail. Esse processo pode ser feito 24 horas por dia, priorizando uma boa navegação, desde a busca por um produto até o envio de 2ª via de boleto, informação sobre prazos de entregas e dúvidas. A tecnologia também permite gerenciar um grande fluxo de clientes”, comenta Rafael Souza, CEO da Ubots, empresa especialista em soluções de relacionamento digital.
Mercado financeiro
Apesar de novo, o Pix já pode ser considerado um dos principais meios de pagamento usados no país, batendo o recorde de 168 milhões de transações em um único dia, segundo o presidente do Banco Central.
Com o constante crescimento da utilização do Pix, a IA pode ser essencial para evitar fraudes em sistemas bancários. “Mecanismos de IA ajudam no monitoramento e atuam detectando comportamentos que possam ser considerados suspeitos nas transações. A capacidade de análise da IA é rápida e em massa, o que auxilia os sistemas bancários na eficiência do serviço”, explica Victor Tavares, Founder & CTO da Aarin, tech-fin especializada em Pix e embedded finance.
FANS TOKENS DA VALEON
Os Clubes de Futebol no Brasil e no Mundo estão alinhados fora de campo e estão investindo em inovação e no mercado de criptoativos, mais especificamente as Fans Tokens que são moedas digitais chamadas de CHILIZ(CHZ).
A novidade é atribuir um valor de ativo financeiro a um produto com o qual o fã cria relacionamentos e experiências com o Clube de Futebol e que antes era apenas um serviço sem valor de revenda ou de valorização desse ativo. As Fans Tokens ajudam os clubes a melhorar a parte financeira.
Assim como nenhum elemento do marketing faz nada sozinho, não só em clubes, mas em qualquer empresa, as Fans Tokens também precisam ter a imagem trabalhada para chegar ao consumidor de forma clara, oferecendo algo que seja palatável e legível ao torcedor, ou seja, as pessoas precisam entender do que se trata este ativo digital para poder consumi-lo.
Como toda inovação, as Fans tokens ainda estão numa fase inicial e todos nós estamos aprendendo com elas. Não podemos perder de foco é que a tecnologia não pode ser o fim, a tecnologia é simplesmente o meio e é a chave para o engajamento e temos que compreender que a tecnologia pode gerar lucro, construir operações sustentáveis, proteger a integridade da concorrência, desenvolver multiplataformas e muito mais.
Engajar os fãs não é algo exclusivo do esporte. Pelo contrário, todas as marcas querem encantar seus consumidores e engajá-los das mais variadas formas. Descobrir essas formas é uma das muitas atividades de quem trabalha com comportamento do consumidor.
Em marketing, podemos definir o engajamento do cliente como os comportamentos espontâneos, interativos e cocriativos do consumidor, principalmente em trocas não transacionais entre consumidor e empresa para atingir seus objetivos individuais e sociais.
Em outro contexto, porém, podemos pensar no engajamento como um estado de espírito motivacional relacionado à marca e dependente do contexto de um cliente, caracterizado por níveis específicos de atividade cognitiva, emocional e comportamental nas interações da marca. E, nesse aspecto, surge um fator importante: como os consumidores engajados fornecem referências e recomendações para produtos específicos, o engajamento do cliente é um elemento-chave nas estratégias das empresas para o desenvolvimento de soluções, de novos produtos e retenção de clientes. É aqui que surge a ideia da monetização.
A Startup Valeon cria as FANS TOKENS VALEON para premiar uma enorme comunidade de consumidores que utilizam as redes sociais, que são o nosso público-alvo, que são as pessoas que achamos que podem realmente se beneficiar do nosso produto que é a Plataforma Comercial Marketplace Valeon e muitas vezes não possuem o conhecimento básico de como o nosso produto funciona.
As Fans Tokens são para aqueles que não querem apenas ser espectadores, mas para aqueles que desejam ter um papel mais ativo na comunidade das redes sociais.
A tokenização fornece novas maneiras inspiradoras de classificar valor, criando novos ativos ou reinventado os tradicionais, abrindo portas para melhoria de processos totalmente novos, fluxos de receitas e envolvimento dos clientes com novas oportunidades.
Pensando nisso, a Startup Valeon através do seu Site, aposta na possibilidade de trazer o consumidor que pode estar longe ou não conhece a Valeon para perto da gente e ainda ser nosso colaborador participando ativamente do nosso desenvolvimento, gerando transformações e tendo o direito de fornecer conhecimentos específicos para o desenvolvimento do Site.
Valor do Fan Token Valeon = R$ 1,00
Solicitamos a colaboração dos consumidores do Vale do Aço para as oportunidades de influenciarem em algumas decisões do nosso dia-a-dia e quanto maior o peso de suas opiniões, mais Fan Tokens irá ganhar.
1 – Você pode auxiliar no desenvolvimento do nosso Site Valeon verificando alguma possibilidade de melhoria nele.
Prêmio: 50 Fan Token Valeon
2 – As Empresas, Serviços e Profissionais que desejarem participar aderindo suas Publicidades e Propagandas ao Site Valeon terão descontos.
Prêmio: 30% na mensalidade
3 – Sugestões de Internautas que queiram incluir ÁLBUNS DE MÚSICAS de até 150 MB NA COLEÇÃO DE MÚSICAS do Site Valeon.
Prêmio: 20 Fan Token Valeon
VALIDADE DAS FANS TOKENS VALEON: 06 MÊSES
IPAT/1/07/2023
Envie sua MENSAGEM por e-mail no site da Valeon
Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)
E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/