História por PODER360
As primeiras provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão realizadas neste domingo (5.nov.2023), em todo o país. Além de estar com os estudos em dia, os candidatos devem prestar atenção às exigências e às proibições estabelecidas pelo edital para não correr o risco de ser eliminado no dia da prova.
É obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e documento de identificação válido, físico ou digital. Também é aconselhável levar o cartão de confirmação de inscrição.
Se o candidato precisar justificar sua presença no exame, ele deve levar impressa a declaração de comparecimento, que será assinada pelo aplicador do exame. A declaração está disponível na Página do Participante.
Entre os documentos de identificação válidos estão:
- cédulas de Identidade;
- identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
- carteira de Registro Nacional Migratório;
- documento provisório de Registro Nacional Migratório;
- identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenham validade como documento de identidade;
- passaporte;
- CNH; e
- Carteira de Trabalho e Previdência Social –emitida após 27 de janeiro de 1997.
Também são aceitos os documentos digitais e-Título, CNH Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.
O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. No 1º dia de prova, os participantes fazem as questões de linguagens e códigos, ciências humanas e redação. No 2º dia, as provas são de ciências da natureza e matemática.
Nos 2 dias, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento, às 13h, pelo horário de Brasília. É proibida a entrada do participante após o fechamento dos portões.
O início da prova está marcado para as 13h30 nos dois dias de prova, mas o horário de encerramento é diferente: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30.
As notas das provas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) e a financiamentos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
O que não levar
Segundo estabelecido no edital do Enem, alguns objetos não podem permanecer com os candidatos durante a prova. Ao ingressar na sala de provas, o candidato deverá guardar no envelope porta-objetos todos os seus pertences como:
- óculos escuros;
- chapéu;
- caneta de material não transparente;
- lápis;
- lapiseira;
- borrachas;
- réguas;
- corretivos;
- livros;
- chaves; e
- qualquer equipamento eletrônico –que deverá estar desligado.
Quem não seguir essa regra também pode ser eliminado da prova. Se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado.
No dia da prova, os candidatos serão submetidos à revista eletrônica, e os objetos e lanches também serão vistoriados. A recusa sem justificativa dessas vistorias pode ser motivo de eliminação.
Também é preciso prestar atenção aos documentos exigidos, pois a permanência no local de prova sem documento de identificação válido pode eliminar o candidato.
Será eliminado do Enem o participante que se comunicar de qualquer forma com qualquer pessoa que não seja o aplicador da prova ou utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame. Também não pode registrar ou divulgar, por imagem ou som, a realização da prova ou qualquer material utilizado no exame.
Sair da sala de provas a partir das 13h sem o acompanhamento de um fiscal ou ir embora do local antes de ter passado duas horas do início das provas também podem eliminar o candidato. Isso também vale para quem iniciar as provas antes das 13h30 ou da autorização do aplicador.
Com informações da Agência Brasil