Tiago Sanches – Gerente comercial da Total IP
Essa solução está em alta e pode revolucionar o atendimento
De acordo com um estudo da Fortunly, mais de 80% dos consumidores usam o WhatsApp para perguntar sobre os produtos ou serviços antes de efetuar uma compra. Esse meio está se tornando cada vez mais popular, tanto por sua simplicidade para uso cotidiano quanto pela utilidade, principalmente impulsionada pela pandemia. Nesse sentido, empresas do mundo todo estão adaptando suas metodologias para permanecerem competitivas.
Como surgiu o WhatsApp e qual é o funcionamento?
Essa vertente do aplicativo foi lançada em 2018, pela corporação Meta, também responsável pelo Instagram e Facebook. Entretanto, antes de trazer uma solução voltada para o âmbito empresarial, o WhatsApp já era febre entre os usuários. Segundo um relatório de 2022, produzido pelo Hootsuite em parceria com o We Are Social, o software está presente em cerca de 99% dos smartphones ativos no Brasil.
Pela acessibilidade, o app conquista gradativamente mais espaço na vida dos brasileiros, por isso, as companhias não podem ficar de fora. “Existe muito potencial em contatar o cliente pelo ‘Wpp’, pois as funcionalidades da API da Total IP facilitam todo o suporte, desde a primeira solicitação”, comenta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.
Com isso em mente, as marcas perceberam a importância de iniciarem suas táticas nesse canal. Isso porque, conforme um levantamento do Instituto QualiBest, 59% dos entrevistados preferem falar com um empreendimento por intermédio dessa via. “O aplicativo já é bastante conhecido, mas com a API o empresário tem acesso a várias possibilidades únicas, consegue criar outros tipos de perfis e estender as funcionalidades”, explica Sanches. Assim, a conta comercial chegou para aproximar a instituição do público-alvo.
Quais as diferenças do WhatsApp para a API WhatsApp Business?
No modelo convencional, ou seja, aquele mais conhecido entre os internautas, a troca de informações entre duas pessoas ou um grupo pode ser feita por meio de mensagens de texto, áudios, vídeos, imagens, documentos, além de compartilhamento de outros contatos e localização. Para agregá-lo no celular, basta executar o download de forma gratuita, na loja de apps do próprio aparelho. “Essa é mais uma vantagem do mecanismo: está disponível para qualquer tipo de mobile”, acrescenta Sanches.
Em seguida, basta criar um perfil com dados pessoais básicos e cadastrar o número de telefone para estar apto a permutar recados com amigos ou demais interessados. “O WhatsApp Business chegou justamente quando essa facilidade precisava se estender às empresas”, contextualiza o gerente comercial da Total IP. Por isso, sua principal diferença é ser voltado para pessoas jurídicas, logo, CNPJ.
Todavia, essa versão também é gratuita e ligada principalmente com o suporte em grande escala. Além das serventias citadas, nessa opção você consegue classificar contatos com etiquetas a partir de critérios específicos do negócio, ter um catálogo de produtos e serviços expostos para quem abrir a conta vê-lo em primeiro lugar. Por fim, ainda é possível automatizar mensagens rápidas, como as de saudação e apresentação.
A API WhatsApp Business é a melhor estratégia
Além de todos os pontos listados, a API WhatsApp Business da Total IP permite à companhia enviar milhares de recados ativos, utilizando templates pré-cadastrados e homologados junto ao Facebook, por exemplo. “Para o conteúdo mais técnico, toda a documentação de integração é disponibilizada de maneira on-line, sendo 100% em português a fim de facilitar todo o entendimento”, complementa Sanches. Ao ser integrado no sistema, o recurso maximiza a credibilidade com clientes, pois evidencia uma conta oficial, verificada tanto pelo Facebook quanto pelo próprio WhatsApp.
Outro ponto de destaque são os alertas e notificações. Desse modo, é possível estar ligado em todos os acontecimentos e ser avisado quando algo novo aparecer. “As aplicações otimizam o suporte tanto para o colaborador quanto para quem precisa resolver pendências na corporação, também permite uma melhoria na logística de status do pedido, ressaltando se está em produção, se já foi enviado ou qual o estado atual”, exemplifica o especialista.
Com a Total IP, há segurança em todos os trâmites. “O empresário consegue cadastrar a autenticação de dois fatores, recebendo o código para o acesso pelo e-mail ou SMS”, pontua Sanches. Esse recurso é fundamental, pois os ataques cibernéticos estão, cada vez mais, inusitados e alarmantes.
Isso porque o Brasil foi o país mais atacado por phishing no WhatsApp em 2022, com mais de 76 mil tentativas de fraudes, conforme aponta um relatório da Kaspersky. Algumas empresas foram vítimas dessas investidas e tiveram inúmeras informações pessoais dos parceiros vazadas pela Internet.
O WhatsApp Business turbina o atendimento ao consumidor!
Ainda sobre a presença do WhatsApp no cotidiano, segundo pesquisa da Techcrunch, o aplicativo tem cerca de 2 bilhões de usuários no mundo todo. No isolamento social, por exemplo, em outubro de 2020, aproximadamente, 100 bilhões de trocas por dia. Atualmente, os números aumentaram e o mecanismo é gradativamente mais utilizado.
Conforme levantamento do Mobile Time, cerca de 5 milhões de companhias ao redor do planeta são adeptas do sistema e a perspectiva é uma crescente nas métricas. Por ser onipresente nos celulares, a plataforma é responsável por permitir o alcance de mais pessoas, de diferentes nichos. De acordo com a pesquisa Mensageria no Brasil, cerca de 76% dos brasileiros a usam regularmente. Por fim, a API do WhatsApp Business pode ser a maior aliada da operação, aumentando a satisfação do time e do consumidor.
ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON
1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?
O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.
A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.
2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?
A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.
Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.
O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.
3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?
Estratégias para o crescimento da nossa empresa
- Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
- Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
- Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
- Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
- Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.
O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.
Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.
Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.
4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.
Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.
Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.
5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?
A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.
“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.
6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?
A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!
Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.
Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.
Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.
Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:
- objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
- etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
- decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
- gerenciamento de recursos focado em otimização.
- Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (App)
- E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
- Site: https://valedoacoonline.com.br/