Fonte: FFI, NPR, Good Life Project – StartSE

O que diz o autor de O Poder do Hábito?

Conheça Charles Duhigg, jornalista e e autor de dois livros famosos sobre hábitos e produtividade: O Poder do Hábito e Mais Rápido e Melhor

O Ghost Interview é um formato proprietário do Morse que recria narrativas em forma de entrevista para apresentar personalidades do mundo dos negócios, tecnologia e inovação.

Charles Duhigg é um jornalista e autor americano. Ele é autor de dois livros famosos sobre hábitos e produtividade, intitulados O Poder do Hábito e Mais Rápido e Melhor. Charles foi repórter do The New York Times e atualmente escreve para a The New Yorker Magazine. Em 2013, Duhigg recebeu o Prêmio Pulitzer de Reportagem Explicativa por uma série de 10 artigos sobre as práticas comerciais da Apple e de outras empresas de tecnologia. Conheça as plataformas que podem te ajudar na construção de hábitos, gestão de tempo e produtividade, acesse o Digitaliza.ai.

Aqui, ele conta porque começou a estudar os hábitos;

Como seus livros se tornaram best-sellers;

O que está por trás dos hábitos e como ajustá-los.

SEU LIVRO SOBRE O “PODER DO HÁBITO” FOI AMPLAMENTE ELOGIADO PELOS REVISORES. POR QUE VOCÊ ACHA QUE ESTE LIVRO FOI TÃO BEM RECEBIDO?

Acho que O Poder do Hábito teve um bom desempenho por dois motivos. O primeiro é seu foco nas narrativas. O livro conta a história de como os hábitos corretos foram cruciais para o sucesso do nadador olímpico Michael Phelps, do CEO da Starbucks, Howard Schultz, e do herói dos direitos civis Martin Luther King Jr. Igreja Saddleback, vestiários da NFL e os maiores hospitais do país. Conta histórias, e essas histórias, creio eu, ajudam as pessoas a lembrar o que aprenderam.

O QUE HÁ NA PERSPECTIVA DE CONTROLAR/CANALIZAR O PODER DOS HÁBITOS HUMANOS QUE CONSIDERAMOS TÃO ENVOLVENTE?

O livro contém um argumento básico: a chave para praticar exercícios regularmente, perder peso, criar filhos excepcionais, tornar-se mais produtivo, construir empresas e movimentos sociais revolucionários e alcançar o sucesso é compreender como funcionam os hábitos. Hábitos não são destino. Podem ser alteradas e refeitas – e qualquer pessoa pode aproveitar esta nova ciência para transformar os seus negócios, comunidades e vidas.

VOCÊ PODE FALAR UM POUCO MAIS SOBRE HÁBITO E CONTEXTO? QUAL É O PODER DO CONTEXTO, POR ASSIM DIZER, PARA MOLDAR OS HÁBITOS HUMANOS? MUDAR UM HÁBITO EXIGE MODIFICAR OU ESCAPAR DO CONTEXTO EM QUE ESSE HÁBITO SURGE?

O contexto mais importante para compreender os hábitos é perceber que cada hábito tem três componentes: um gatilho, uma rotina e uma recompensa. Na neurologia, isso é conhecido como “ciclo do hábito”. E depois de entender como diagnosticar essas três partes, você poderá descobrir como funciona um hábito.

Veja-me, por exemplo. Durante anos tive o hábito de comer um biscoito de chocolate todas as tardes. E então, um dia, tomei uma resolução: parar de comer biscoitos. Mas para mudar, eu precisava primeiro descobrir o gatilho desse hábito. As dicas podem ser uma hora específica do dia, um estado emocional específico ou outros gatilhos. E então comecei a prestar muita atenção ao meu ambiente sempre que sentia vontade de comer um biscoito – e rapidamente descobri que isso sempre ocorria por volta das 15h30. A hora do dia foi o gatilho.

E COMO ISSO SE RELACIONA COM RECOMPENSAS?

A razão pela qual os hábitos são tão poderosos é porque eles proporcionam recompensas. Então, para manter minha resolução, tive que identificar a recompensa. Por que eu comia um biscoito todas as tardes? Para descobrir isso, conduzi experimentos. Um dia, quando surgiu a vontade de comer um biscoito, comprei uma xícara de café, para ver se o que eu realmente precisava era de um estímulo. No dia seguinte, comi uma maçã para ver se reduzir a fome era a recompensa que ansiava. No terceiro dia, fui dar um passeio. O que descobri foi que a verdadeira razão pela qual fui ao refeitório foi porque oferecia a oportunidade de ver amigos. A recompensa que eu desejava era a socialização.

COMO VOCÊ TRADUZIU ESSE GATILHO, ROTINA E RECOMPENSA NA PRÁTICA?

Depois que entendi o meu gatilho, rotina e recompensa, foi fácil mudar o hábito. Resolvi que todas as tardes iria até a mesa de um colega de trabalho para fofocar, em vez de ir até o refeitório. Eu me daria a recompensa que ansiava – a socialização – mas mudaria a rotina para não incluir um biscoito. É claro que a simples seleção de sugestões e recompensas não significa que a mudança ocorra sem esforço. A chave é descobrir quando é provável que sua força de vontade diminua e apresentar uma resposta com antecedência.

COMO OS HÁBITOS SÃO DE FATO ESTABELECIDOS?

Bem, o que acontece é que você é exposto a esse gatilho, faz alguma coisa e isso lhe dá uma recompensa. E seu cérebro começa a aprender uma associação entre esse gatilho, esse comportamento e a recompensa. Tomemos, por exemplo, um dos maiores experimentos que foi feito com macacos, onde eles colocavam macacos na frente de monitores e os faziam tocar nessas cores conforme elas apareciam. E o macaco pegava uma gota de suco de amora.

Os macacos adoram suco de amora. Então, quanto mais você fazia isso, mais e mais o macaco tocava a cor automaticamente, sem pensar nisso. O hábito seria estabelecido. E dentro do cérebro daquele macaco, o que sabemos é que certas vias neurais estão se tornando cada vez mais espessas. É mais fácil para as correntes elétricas percorrerem esses caminhos e desencadearem esse comportamento.

O MACACO CONTINUOU PRECISANDO DO SUCO PARA QUE O HÁBITO SOBREVIVESSE?

Aqui está o que é realmente fascinante nisso. A resposta é não. Em algum momento, em algum momento a recompensa se torna menos importante do que a atividade em si. E sabemos disso repetidamente. As pessoas começarão a comer porque estão com fome e porque você deseja essa satisfação. E então você começa a comer automaticamente, mesmo que não esteja com fome, mesmo que nem necessariamente goste do que está comendo em casa.

O que sabemos é que quando o seu cérebro começa a associar um determinado comportamento a uma recompensa, quer essa recompensa exista ou não, você experimenta o prazer da recompensa.

COM QUE FREQUÊNCIA ESSAS COISAS REALMENTE ACONTECEM – ESSA TEORIA DESENVOLVIDA SOBRE DICAS, ROTINA E RECOMPENSA SE APLICA NÃO APENAS A INDIVÍDUOS, MAS A GRUPOS, DA MANEIRA COMO VOCÊ FALOU NAQUELE CASO?

Isso é o que há de mais fascinante em muitas das pesquisas em andamento no momento. Uma das coisas que temos e da qual temos cada vez mais certeza é que existem hábitos organizacionais que funcionam de maneira muito semelhante aos hábitos individuais. E, em particular, o que aprendemos é que alguns hábitos tendem a ser mais importantes do que outros.

No livro contamos a história de Paul O’Neill, que a maioria das pessoas conhece como secretário do Tesouro. Mas antes disso foi CEO da Alcoa, a maior empresa de alumínio da América e do mundo. Ele entrou e transformou aquela empresa dizendo que quero focar nos hábitos de segurança dos trabalhadores. Vou me concentrar apenas nisso: transformar nossos hábitos de segurança dos trabalhadores, porque ele sabia que, se pudesse fazer isso, desencadearia uma reação em cadeia que mudaria a cultura em toda a empresa.

E de forma muito semelhante às dicas, rotinas e recompensas dos hábitos individuais, é assim que os hábitos organizacionais também funcionam. Existem todos os tipos de hábitos em qualquer organização que, quando você pensa sobre eles, ninguém anota, ninguém diz, ah, você sabe, esse assistente é aquele que pode fazer algo, e se você for falar com esse vice-presidente, você precisa colocar sua solicitação em primeiro lugar e não consumir mais do que quatro minutos do seu tempo.

Esses são hábitos organizacionais que surgem e que as pessoas mais experientes entendem.

O Poder do Hábito (Fonte: Divulgação)

POR QUE ISSO NÃO SIGNIFICA APENAS QUE UMA NOVA ROTINA FOI ESTABELECIDA OU UMA NOVA REGULAMENTAÇÃO FOI IMPLEMENTADA? POR QUE VOCÊ COLOCA ISSO NA ESTRUTURA DO HÁBITO?

Porque acho que o que acontece aqui é que esses padrões emergem sem que ninguém necessariamente pense neles, certo. Quero dizer, por exemplo, houve uma espécie de estudo famoso que analisou as rivalidades dentro das empresas. E a grande questão para as grandes empresas era: por que as grandes empresas não se destroem? Por que não surgem rivalidades entre dois vice-presidentes que almejam o mesmo cargo, por que eles não tentam sabotar um ao outro? Por que as pessoas não tentam ganhar dinheiro às custas dos colegas?

E a razão é porque surgem esses hábitos, hábitos organizacionais, que dizem que você pode ser ambicioso, mas se você for ambicioso demais, o resto da organização se unirá contra você, porque todos entendemos que estamos nisso juntos. Ninguém nunca se senta e diz: OK, aqui está o limite, se você ultrapassar esse limite, todos nós vamos acabar com você.

Mas há quase um hábito (ininteligível) em toda a organização, em milhares de pessoas, que diz que é assim que a nossa cultura funciona. E se você olhar com atenção, poderá encontrar dicas, rotinas e recompensas.

ENTÃO, DEPOIS QUE VOCÊ FEZ ESSA PESQUISA E DESCOBRIU QUE ISSO ERA REAL, ESSA DINÂMICA DA QUAL VOCÊ ESTÁ FALANDO, E VOCÊ APRENDEU QUE PODE MUDAR HÁBITOS, QUAIS VOCÊ ADOTOU, QUAL VOCÊ MAIS ADOTOU EM SI MESMO?

Na verdade, eram dois. O primeiro foi o exercício. Você sabe, a outra razão pela qual escrevi este livro é porque fiquei muito frustrado. Isso foi há cerca de oito anos. Sinto que sou uma pessoa bastante inteligente e bem-sucedida. E houve todas essas coisas que fiz muito bem na vida. Sou repórter investigativo do Times. Você sabe, sinto que tenho sucesso em muitas coisas.

E ainda assim havia coisas na minha vida que eu sentia que não conseguia controlar, como comer, por exemplo. Eu apenas beliscava o tempo todo. Quando eu queria fazer exercícios pela manhã, não conseguia sair da cama para correr. Eu inventaria desculpa após desculpa. E isso me deixou louco porque se sou tão bom em algumas coisas, por que não tenho controle sobre esses pequenos padrões?

E então uma das grandes coisas em que me concentrei foi em criar – aprender como os hábitos funcionam para que eu pudesse criar hábitos de exercício para mim mesmo, o que funcionou perfeitamente. Perdi cerca de 35 quilos apenas mudando essencialmente a forma como comia e como me exercitava.

Fonte: FFI, NPR, Good Life Project

Por que você está ignorando a ferramenta de vendas mais poderosa do mundo?

Guilherme Dias – Diretor de Comunicação e Marketing da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG)

Eu vejo todos os dias o anunciante separando seus R$ 10.000,00 pra fazer uma campanha no rádio, R$ 3.000,00 para sair em uma revista local, pelo menos R$ 9.000,00 para fazer uns 3 pontos de mídia exterior, mas na hora de tirar o escorpião do bolso pra comprar mídia online, qualquer “milão” é “caro demais”.

Eu sinceramente não sei de onde veio este mito de que fazer anúncios na internet merece menos atenção financeira do que outros meios. A lógica deveria ser justamente a inversa.

Nenhum outro tipo de mídia retém tanta atenção do público comprador como na internet.

O Brasil é o terceiro país do mundo onde as pessoas mais ficam conectadas, passando mais de 10 horas por dia online (DEZ HORAS POR DIA!).

Ficamos atrás apenas de África do Sul e Filipinas.

Qual outra mídia prende a atenção das pessoas por DEZ HORAS?

Qual outra mídia pode colocar sua marca literalmente na mão do seu cliente ideal?

Qual outra mídia pode colocar sua marca na mão do seu cliente no EXATO momento que ele está propenso a fazer uma compra?

Qual outra mídia pode rastrear, seguir o seu cliente de acordo com os hábitos de consumo dele?

Qual outra mídia pode segmentar um anúncio de acordo com os interesses, medos, desejos, ações, intenções…

Qual outra mídia pode oferecer um contato com seu cliente ideal 24 horas por dia, 7 dias por semana?

Absolutamente nenhuma além da internet.

E agora, me conta…qual o motivo da internet receber menos investimento comparado à mídia tradicional?

Marketing Digital é barato, mas não é de graça.

Vamos fazer uma conta de padaria:

Quanto custa imprimir 1.000 flyers (folhetos) e distribuir no sinal?

Papel couchè brilho 90g 4×4 cores, em gráfica de internet (qualidade bem meia boca), com frete sai em torno de R$ 250,00.

Para a distribuição, você não vai encontrar quem faça por menos de R$ 70 a diária.

Você não tem a garantia de entrega. Já ví muito “panfleteiro” jogando metade do material no bueiro, ou entregando 2 de uma vez só em cada carro. Mas vamos tirar essa margem da conta.

Estamos falando de R$ 320 para 1 mil impactos.

Hoje estava otimizando uma campanha de Instagram, da minha conta pessoal, e o meu CPM (custo por mil impressões) estava girando em torno de R$ 5,51.

Ou seja cerca de 1,72% do valor de uma ação de rua com flyer.

Essa lógica pode ser aplicada a qualquer meio de comunicação tradicional, seja rádio, tv, outdoor, busdoor…

E a conta também deve ser levada em consideração além dos anúncios de Google, LinekedIN, Facebook, Instagram e TikTok.

Banners em portais e publieditoriais, este último ainda pouco explorado por pequenos e médios anunciantes, também apresentam números disparados na frente do marketing tradicional.

Então, quando você se perguntar se está tendo ou não resultados com mídia online, pense nessa continha.

Marketing digital, em comparação, é barato sim, mas será que você deveria deixar a menor faixa de verba do seu orçamento de marketing para o meio de vendas MAIS PODEROSO QUE EXISTE?

Deixo a reflexão.

Preferências de Publicidade e Propaganda

Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago

Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?

Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.

Vantagens da Propaganda no Rádio Offline

Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.

É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!

De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.

Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline

Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados ​​como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,

A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

  • Publicidade e Propaganda de várias Categorias de Empresas e Serviços;
  • Informações detalhadas dos Shoppings de Ipatinga;
  • Elaboração e formação de coletâneas de informações sobre o Turismo da nossa região;
  • Publicidade e Propaganda das Empresas das 27 cidades do Vale do Aço, destacando: Ipatinga, Cel. Fabriciano, Timóteo, Caratinga e Santana do Paraíso;
  • Ofertas dos Supermercados de Ipatinga;
  • Ofertas de Revendedores de Veículos Usados de Ipatinga;
  • Notícias da região e do mundo;
  • Play LIst Valeon com músicas de primeira qualidade e Emissoras de Rádio do Brasil e da região;
  • Publicidade e Propaganda das Empresas e dos seus produtos em cada cidade da região do Vale do Aço;
  • Fazemos métricas diárias e mensais de cada consulta às empresas e seus produtos.

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