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Os modelos de marketing são ferramentas úteis para estruturar ideias de negócios e comunicar estratégias de venda de forma eficaz. Independentemente do modelo que você escolher utilizar para o seu negócio, um modelo de marketing dinâmico pode ser uma ferramenta essencial para prever o sucesso da sua empresa. Como existem muitos modelos de marketing, talvez seja necessário explorar vários modelos antes de encontrar um que atenda aos objetivos e necessidades da sua empresa. Neste artigo, definimos 10 modelos de marketing diferentes para te ajudar a decidir a melhor estratégia para você e seu negócio.
O que é um modelo de marketing?
Um modelo de marketing é uma ferramenta que anunciantes e empresas usam para entender a força e o potencial de ganho de seus negócios. Os modelos de marketing analisam as estratégias e parâmetros gerais envolvidos com a publicidade de uma empresa e seus produtos. O objetivo dos modelos de marketing é ajudar os profissionais de marketing a definir sua estratégia de marketing, decidir qual parte do mercado eles vão segmentar, prever o impacto que certas ações têm sobre os consumidores e gerar projeções de receita.
Tipos de modelos de marketing
Existem duas grandes categorias de modelos de marketing: top-down e bottom-up. Os modelos top-down são focados na demografia e expectativas do público. Eles dividem o mercado em segmentos para determinar como diferentes grupos de público e segmentos fazem compras. Em vez de usar grupos especificados para prever a demanda, a receita depende das vendas que um único produto ou unidade base gera. Muitas variações e modelos existem dentro dessas duas categorias. Aqui estão 10 modelos de marketing populares que você pode usar para prever o comportamento do cliente, o crescimento da empresa e as expectativas de receita.
Análise SWOT e TOWS
SWOT e TOWS são siglas para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Embora ambos usem as mesmas ideias básicas em suas análises, o TOWS enfatiza o ambiente externo, enquanto o SWOT se concentra no ambiente interno. Esses modelos ajudam você a visualizar opções estratégicas e pivotar seus pontos fortes e minimizar seus pontos fracos para evitar ameaças e maximizar oportunidades.
Use o eixo y de sua matriz para listar seus pontos fortes e fracos e o eixo x para suas oportunidades e ameaças. O resultado deve ser quatro quadrantes: forças e oportunidades, forças e ameaças, fraquezas e oportunidades e fraquezas e ameaças. Você pode usar essas categorias para criar estratégias defensivas para combater desafios e ilustrar possíveis caminhos para o sucesso.
Mix de marketing 7Ps
Os 7Ps em um mix de marketing representam produto, preço, lugar, promoção, pessoas, processo e evidências físicas. O composto de marketing é um modelo de marketing amplamente utilizado que ajuda a organizar as etapas de uma estratégia de negócios desde sua concepção até sua avaliação. Usando o detalhamento dos 7Ps, você pode analisar cada aspecto da sua empresa para identificar maneiras de otimizar sua estratégia e atingir seus objetivos. Aqui está um detalhamento do que cada P representa:
Produto refere-se ao que está sendo vendido.
Preço significa quanto o produto ou serviço custa.
Local é o local (seja online, de um armazém ou de uma frente de loja).
A promoção detalha os métodos que você usa para comunicar seu produto ao seu público.
Pessoas são os funcionários envolvidos na produção, promoção e distribuição do seu produto.
Processo descreve os métodos que você usa para entregar seu produto ou serviço ao cliente.
A evidência física é a prova necessária para garantir aos seus clientes que sua empresa existe (por exemplo, produtos físicos, recibos, informações de rastreamento, etc.).
Usando o detalhamento dos 7Ps, você pode analisar cada aspecto da sua empresa para identificar maneiras de otimizar melhor sua estratégia, manter funcionários, satisfazer clientes e desenvolver seu negócio.
Modelo de marketing STP
STP significa segmentação, segmentação e posicionamento. É um modelo popular que usa a abordagem de cima para baixo, concentrando-se em como uma empresa se dirige aos clientes. O STP usa um processo de quatro etapas para entregar mensagens relevantes e personalizadas para públicos-alvo. Modelos top-down, como o modelo de marketing STP, ganharam atratividade ao longo dos anos, à medida que as empresas se voltam para a entrega de conteúdo adequado a seus públicos-alvo por meio das mídias sociais.
O primeiro passo é a segmentação de mercado, onde os profissionais de marketing determinam características importantes para cada grupo dentro do mercado. Um exemplo de segmentação de mercado é dividir seu mercado por idade (por exemplo, geração Z, millennials, baby boomers, etc.). O próximo passo é a segmentação. Decida qual ou quais grupos são mais receptivos ao seu produto e desenvolva uma estratégia detalhada para posicionar seu produto ou serviço ao grupo escolhido.
As cinco forças de Porter
As cinco forças de Porter são rivalidade competitiva, poder de fornecedor, poder de compra, ameaça de substituição e ameaça de nova entrada. Esse modelo é único porque mede a lucratividade, focando menos no produto ou público e mais nas influências externas e na concorrência. Usar essa análise pode ser uma maneira simples, mas poderosa, de entender a competitividade dentro do seu ambiente de negócios. Aqui está um detalhamento das cinco forças:
O poder do fornecedor aborda o número e o tamanho de outros fornecedores, a exclusividade do serviço e o custo de substituição do seu próprio produto.
O poder do comprador refere-se à capacidade do cliente de influenciar as decisões da empresa.
Ameaça de substituição descreve o desempenho do seu produto em comparação com quaisquer alternativas.
Ameaça de nova entrada detalha quaisquer barreiras que você encontraria para entrar no mercado.
A rivalidade competitiva analisa todas as outras forças externas para avaliar o desempenho do seu produto em comparação com o mercado geral.
AIDA
O modelo de marketing da AIDA se concentra quase inteiramente no cliente. A sigla significa consciência, interesse, desejo e ação. Essas são as quatro etapas pelas quais um comprador passa durante o processo de compra de um serviço ou produto. Alguns modelos incluem um estágio adicional, a retenção, que aborda a escolha do comprador de fazer compras de retorno e fidelizar a marca.
Esse modelo é único porque reconhece a influência que as mídias sociais têm nas relações comprador-vendedor e incorpora isso nas estratégias de venda. Agora, os vendedores não são os únicos a divulgar seus produtos, os usuários de mídia social podem comentar e compartilhar no post de uma empresa. E, como resultado, outros clientes podem compartilhar material e criar comunidades on-line que influenciam o comportamento do comprador.
Matriz de Ansoff
Também chamada de grade de expansão de produto ou mercado, a matriz de Ansoff é uma grade 2×2 que descreve quatro estratégias que você pode usar para expandir seus negócios e analisar riscos potenciais. As redes de Ansoff têm mercados no eixo y. A extremidade inferior do eixo representa novos mercados, e a extremidade superior representa os mercados existentes. Os produtos e serviços estão no eixo x. Um lado mostra produtos e serviços existentes, e o outro representa aqueles que são novos.
O quadrante inferior esquerdo mostra um produto existente entrando em um mercado existente. O canto inferior direito mostra um novo produto e um mercado existente. O canto superior esquerdo mostra um novo produto em um mercado existente, e o canto superior direito mostra novos produtos e novos mercados. Nessa matriz, o risco aumenta à medida que você se move horizontal ou verticalmente para um novo quadrante.
A mais segura das quatro opções é a penetração no mercado, o quadrante inferior esquerdo. A penetração de mercado ocorre quando você expande as vendas de seu produto existente para o mercado existente. O próximo mais seguro é o desenvolvimento de produtos, que envolve a adição de um novo produto a um mercado existente e ocorre no quadrante inferior direito. O desenvolvimento do mercado, que ocorre pela introdução de um produto existente em um novo mercado, tem um pouco mais de risco. Segundo a matriz de Ansoff, a opção mais arriscada é o quadrante superior direito: a diversificação. Diversificação significa introduzir um produto não testado em um novo mercado que você pode não entender.
Matriz de crescimento-participação
A matriz de growth-share usa quatro quadrantes para ajudar as empresas a decidir como priorizar seus diferentes empreendimentos. Neste modelo de marketing, o eixo y apresenta baixo a alto crescimento e o eixo x exibe altas e baixas participações de mercado. A matriz representa cada um dos quatro quadrantes com os seguintes símbolos:
Estrelas: A matriz de crescimento-participação identifica oportunidades que têm alto crescimento e alta participação de mercado com um símbolo de estrela. Muitas vezes representadas no quadrante superior direito, as estrelas indicam as oportunidades de investimento mais inteligentes com uma alta oportunidade de sucesso e estabilidade.
Vacas: O símbolo da vaca representa o quadrante inferior direito, mostrando oportunidades com baixo crescimento e alta participação de mercado. As vacas normalmente geram um grande retorno sobre a renda inicialmente, mas podem não ser ideais para o desenvolvimento posterior.
Pontos de interrogação: O quadrante superior direito usa um símbolo de ponto de interrogação e mostra baixa participação de mercado, mas alto crescimento. O símbolo de ponto de interrogação indica que a oportunidade tem potencial imprevisível no mercado atual.
Animais: O quadrante inferior direito mostra oportunidades que têm baixo crescimento e baixa participação de mercado, também conhecidas como animais de estimação. Você pode usar um símbolo de animal, normalmente um cachorro, para indicar oportunidades que a empresa deve considerar descartar ou reposicionar.
SOSTAC
O modelo SOSTAC é um modelo de planejamento versátil usado para criar estratégias de marketing. SOSTAC significa situação, objetivos, estratégia, tática, ação e controle. Pode ser uma ferramenta adequada para rever o seu processo e descobrir áreas de fraqueza.
Cada etapa no SOSTAC representa uma parte importante do processo de desenvolvimento: Identificar as condições atuais, definir suas metas, elaborar sua estratégia, descrever como você planeja executar sua estratégia, trabalhar seu plano e revisar essas etapas para garantir que você esteja atingindo suas metas. Usar esse esboço pode ser benéfico para encontrar possíveis buracos em seu plano de marketing.
Modelo McKinsey 7-S
O modelo 7-S da McKinsey descreve sete elementos principais que precisam trabalhar em harmonia para que um negócio seja bem-sucedido. Um diagrama de bacia hidrográfica com sete círculos é a representação mais comum do modelo McKinsey 7-S. São sete círculos: estratégia, estrutura, sistemas, estilos, equipe, habilidades e valores compartilhados. O círculo de valores compartilhados no centro conecta os outros círculos para mostrar que cada um dos elementos é importante para garantir o sucesso e a adaptabilidade de uma organização. Ao trabalhar com esse modelo, considere como seus esforços de marketing em cada categoria podem impactar as outras.
Ciclo de vida do produto
O modelo de ciclo de vida do produto pode ajudá-lo a desenvolver novos produtos, refinar produtos existentes e reconhecer quando é hora de descontinuar um produto. Ele tem quatro estágios que podem orientar seus esforços de marketing ao longo do desenvolvimento do produto:
Introdução: Após a pesquisa e desenvolvimento, um produto passa pela fase de introdução, onde você o apresenta pela primeira vez aos consumidores. Isso normalmente envolve intensos esforços de marketing e promoção para desenvolver a conscientização do público sobre o novo lançamento.
Crescimento: À medida que o produto ganha popularidade e a empresa se expande para apoiar a distribuição, ele entra na fase de crescimento. É quando o produto ganha popularidade, desenvolve uma base de clientes dedicada e aumenta a participação de mercado entre os concorrentes.
Maturidade: Produtos maduros geralmente têm muitos outros concorrentes em um mercado saturado. Durante a maturidade, o crescimento desacelera e você pode precisar ajustar sua estratégia de marketing para encontrar novos públicos ou aplicações do seu produto.
Declinar: Durante o declínio, as vendas diminuem e os esforços de marketing têm menos impacto. Quando um produto entra em declínio, você pode mudar seus esforços para o desenvolvimento de novos produtos em vez de comercializar os existentes.
ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON
1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?
O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.
A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.
2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?
A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.
Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.
O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.
3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?
Estratégias para o crescimento da nossa empresa
- Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
- Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
- Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
- Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
- Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.
O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.
Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.
Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.
4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.
Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.
Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.
5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?
A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.
“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.
6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?
A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!
Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.
Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.
Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.
Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:
- objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
- etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
- decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
- gerenciamento de recursos focado em otimização.
- Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (App)
- E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
- Site: https://valedoacoonline.com.br/