Caravel
Se você é um gestor e busca aumentar as vendas no marketplace, saiba que existe algo que você precisa saber antes de tudo: a magia está em como você apresenta seus produtos.
Por isso, o marketing não é apenas uma ferramenta, mas uma bússola nesse verdadeiro mar de oportunidades de vendas online.
E a pergunta que se destaca aqui é: como posicionar sua marca de maneira espetacular num marketplace para conquistar os melhores resultados?
É o que vamos te mostrar nesse artigo. Separamos 5 dicas essenciais para você. Curioso(a)? É só continuar a leitura!
1. Pesquisa e Diferenciação da Concorrência
Já parou para ver essa imensidão de produtos e vendedores no marketplace?
É, dá pra se perder.
O sucesso, portanto, passa por uma jornada cuidadosa de pesquisa e a arte sutil de se destacar na multidão.
E por que é tão vital entender seu segmento de mercado e estudar minuciosamente a concorrência? Simples.
O consumidor online é bombardeado por muitas opções. A chave aqui é não ser apenas mais um.
Sua empresa precisa ir além, oferecendo não apenas produtos, mas experiências únicas e valiosas.
Não subestime a percepção aguçada do consumidor: eles discernem autenticidade e valor onde os veem.
Ao desenhar estratégias que são genuinamente centradas no cliente e que respondem às suas dores e desejos de forma única, você não está apenas vendendo. Está construindo relacionamentos, confiança e, sim, conquistando uma clientela leal.
2. Otimize seus anúncios
Abra os olhos: a qualidade dos seus anúncios pode ser o divisor entre ser visto ou permanecer nas sombras do seu marketplace.
A otimização de anúncios não é uma questão meramente estética, mas sim, uma estratégia robusta de comunicação e marketing.
Falamos sobre criar descrições que não apenas informem, mas também conversem com as necessidades e desejos do seu cliente.
Uma descrição detalhada, clara e envolvente: esse é o seu primeiro aperto de mão com o consumidor digital.
Mas espere aí, e a imagem?
Bom, as fotos dos seus produtos precisam ser mais do que simples registros. Elas devem ser convidativas, reais e, acima de tudo, honestas.
Invista em imagens que permitam ao consumidor “tocar” com os olhos, explorar detalhes e visualizar aquele produto em sua vida.
Não se engane: consumidores são astutos e percebem quando estão diante de uma comunicação autêntica e quando estão sendo enrolados.
Seu anúncio é a vitrine virtual do seu negócio.
E, bem, todos nós sabemos a importância de uma vitrine bem elaborada quando o assunto é aumentar as vendas no marketplace, certo?
A jornada de vendas começa aqui, na primeira impressão, e uma impressão memorável pode ser o seu bilhete de ouro para uma trajetória de sucesso.
3. Faça a categorização dos itens
Eis que nos deparamos com um dos segredos bem guardados do sucesso nos marketplaces: a arte da categorização de itens.
Imagine a cena: um consumidor, com tempo limitado, navega rapidamente por um marketplace, em busca por algo específico.
Ele usa os filtros de busca — uma ferramenta que deveria facilitar sua jornada de compra.
Mas veja bem: por conta da falta de uma categorização eficiente dos seus produtos pode fazer com que eles, simplesmente, não apareçam nessa busca filtrada.
E aí, nesse cenário, você vai ou não aumentar as vendas no marketplace? A resposta é negativa.
Qualquer gestor aqui deve entender que, para que um produto seja encontrado, ele precisa estar estrategicamente posicionado.
Isso significa categorizar cada item de maneira lógica e intuitiva, considerando o comportamento e as expectativas do consumidor.
A categorização vai além de simplesmente definir se um item é uma “camiseta” ou “blusinha”, mas de um método pensado para antecipar a busca do cliente e encontrá-lo no meio do caminho, facilitando o encontro entre oferta e demanda.
Os marketplaces se assemelham a um grande centro comercial digital e a eficácia na categorização dos seus produtos pode direcionar os consumidores diretamente para a sua “loja”.
Assim, aprimorando a visibilidade e acessibilidade dos seus itens e, portanto, aumentando as chances de venda.
4. Estratégia Pós-venda
Você com certeza já ouviu essa frase: “manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo”.
E não se trata somente de um ditado, mas de um dado que foi publicado pela HBR.
Dentro dessa máxima, a estratégia pós-venda emerge como um pilar vital para a sustentabilidade de qualquer negócio no marketplace.
Uma experiência de compra não termina quando o cliente clica em “comprar”, e sim quando ele está plenamente satisfeito com todo o processo de aquisição e uso do produto.
Assim, o atendimento pós-venda torna-se crucial para solidificar uma reputação positiva no ambiente online.
Construir um suporte dedicado, que esteja pronto para solucionar dúvidas e resolver eventuais contratempos de forma ágil e eficiente, não apenas gera satisfação no cliente atual, mas também se transforma em uma poderosa ferramenta de marketing.
Isso pode atrair novos consumidores que buscam não apenas um produto, mas uma compra segura e um relacionamento confiável com o vendedor.
5. Aposte na Multicanalidade
Estabelecer presença em várias plataformas de vendas é mais que uma estratégia: tornou-se quase um imperativo no mercado digital atual.
A multicanalidade (não confundir com omnichannel!) não apenas amplia a visibilidade da marca, mas também acessa diferentes segmentos de clientes que podem ser exclusivos de determinadas plataformas.
Vender em múltiplos canais exige uma operação integrada, na qual os processos de vendas, estoque e logística estejam sincronizados para evitar problemas e potencializar a experiência do cliente.
Com isso, um estoque unificado e uma estratégia de marketing coesa que permeia todos os canais são vitais.
Se posicionar em diversas plataformas proporciona a chance de explorar as particularidades de cada uma delas, adaptando estratégias e personalizando abordagens.
É, assim, uma tática perspicaz que se ajusta e capitaliza sobre as preferências do consumidor moderno, que busca por conveniência e personalização.
Conclusão
E aí, gostou de aprender com as nossas dicas?
Lembre-se: cada passo, desde a pesquisa inicial até a implementação de uma estratégia eficaz, capaz de aumentar as vendas no marketplace.
Se quiser continuar aprendendo mais, que tal ficar de olho em nosso blog e no site Valeon Marketplace do Vale do Aço.
Aqui, trazemos insights e dicas para ajudá-lo a navegar com sucesso pelo universo do e-commerce.
O que é marketplace e por que investir nessa plataforma
ÚnicaPropaganda e Moysés Peruhype Carlech
Milhares de internautas utilizam o marketplace diariamente para fazer compras virtuais. Mas muitos ainda desconhecem seu conceito e como ele funciona na compra e venda de produtos.
Afinal, o que é marketplace?
O marketplace é um modelo de negócio online que pode ter seu funcionamento comparado ao de um shopping center.
Ao entrar em um shopping com a intenção de comprar um produto específico, você encontra dezenas de lojas, o que lhe permite pesquisar as opções e os preços disponibilizados por cada uma delas. Além de comprar o que você planejou inicialmente, também é possível consumir outros produtos, de diferentes lojas, marcas e segmentos.
Leve isso ao mundo virtual e você entenderá o conceito de marketplace: um lugar que reúne produtos de diversas lojas, marcas e segmentos. A diferença é que no ambiente virtual é mais fácil buscar produtos, e existe a facilidade de comprar todos eles com um pagamento unificado.
Os principais marketplaces do Brasil
A Amazon foi a primeira a popularizar esse modelo de negócio pelo mundo, e até hoje é a maior referência no assunto
No Brasil, o marketplace teve início em 2012. Quem tornou a plataforma mais conhecida foi a CNova, responsável pelas operações digitais da Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, entre outras lojas.
Hoje, alguns nomes conhecidos no marketplace B2C são: Americanas, Magazine Luiza, Netshoes, Shoptime, Submarino e Walmart. No modelo C2C, estão nomes como Mercado Livre e OLX. Conheça os resultados de algumas dessas e de outras lojas no comércio eletrônico brasileiro.
Aqui no Vale do Aço temos o marketplace da Startup Valeon que é uma Plataforma Comercial de divulgação de Empresas, Serviços e Profissionais Liberais que surgiu para revolucionar o comércio do Vale do Aço através de sua divulgação online.
Como escolher o marketplace ideal para sua loja
Para ingressar em um marketplace, é preciso cadastrar sua loja, definir os produtos que serão vendidos e iniciar a divulgação. Mas é fundamental levar em consideração alguns pontos importantes antes de decidir onde incluir sua marca:
Forma de cobrança: cada marketplace possui seu modelo de comissão sobre as vendas realizadas, que pode variar de 9,5% a 30%. O que determina isso é a menor ou maior visibilidade que o fornecedor atribuirá a seus produtos. Ou seja, o lojista que quer obter mais anúncios para seus produtos e as melhores posições em pesquisas pagará uma comissão maior.
Na Startup Valeon não cobramos comissão e sim uma pequena mensalidade para a divulgação de seus anúncios.
Público-alvo: ao definir onde cadastrar sua loja, é essencial identificar em quais marketplaces o seu público está mais presente.
Garantimos que na Valeon seu público alvo estará presente.
Concorrentes: avalie também quais são as lojas do mesmo segmento que já fazem parte da plataforma e se os seus produtos têm potencial para competir com os ofertados por elas.
Felizmente não temos concorrentes e disponibilizamos para você cliente e consumidores o melhor marketplace que possa existir.
Reputação: para um marketplace obter tráfego e melhorar seus resultados em vendas precisa contar com parceiros que cumpram suas promessas e atendam aos compradores conforme o esperado. Atrasos na entrega, produtos com qualidade inferior à prometida e atendimento ineficiente são fatores que afastam os usuários que costumam comprar naquele ambiente virtual. Ao ingressar em um marketplace, certifique-se de que a sua loja irá contribuir com a boa reputação da plataforma e pesquise as opiniões de compradores referentes às outras lojas já cadastradas.
Temos uma ótima reputação junto ao mercado e consumidores devido a seriedade que conduzimos o nosso negócio.
Vantagens do marketplace
A plataforma da Valeon oferece vantagens para todos os envolvidos no comércio eletrônico. Confira abaixo algumas delas.
Para o consumidor
Encontrar produtos de diversos segmentos e preços competitivos em um único ambiente;
Efetuar o pagamento pelos produtos de diferentes lojistas em uma única transação.
Para o lojista
Ingressar em um comércio eletrônico bem visitado e com credibilidade, o que eleva a visibilidade de seus produtos;
Fazer parte de uma estrutura completa de atendimento e operação de vendas com um menor investimento, considerando que não será necessário pagar um custo fixo básico, como aconteceria no caso de investir na abertura de uma loja física ou online.
Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:
• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;
• Atraímos visualmente mais clientes;
• Somos mais dinâmicos;
• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;
• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;
• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.
• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.
Para o Marketplace
Dispor de uma ampla variedade de produtos em sua vitrine virtual, atraindo ainda mais visitantes;
Conquistar credibilidade ao ser reconhecido como um e-commerce que reúne os produtos que os consumidores buscam, o que contribui até mesmo para fidelizar clientes.
Temos nos dedicado com muito afinco em melhorar e proporcionar aos que visitam o Site uma boa avaliação do nosso canal procurando captar e entender o comportamento dos consumidores o que nos ajuda a incrementar as melhorias e campanhas de marketing que realizamos.
- Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (App)
- E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
- Site: https://valedoacoonline.com.br/