Milena Cohen – PUC-RIO
De forma a descobrir se o marketplace está ou não plenamente solidificado no
Brasil, este capítulo apresenta informações sobre a presença e atuação dos
marketplaces na economia brasileira, bem como a relação dos consumidores com essa
forma de comércio.
2.1. A Era da internet e as mudanças no consumo
Para entender a realidade do marketplace, hoje, é importante saber como esse
modelo surgiu. Nascido em meados da década de 1990, com as empresas Amazon e
Ebay, o marketplace segue revolucionando a forma de se consumir. No Brasil, a
chegada do marketplace não foi imediata, sendo que os primeiros indícios dele no país
são apenas do início dos anos 2000 (E-COMMERCE BRASIL, 2019).
De qualquer forma, ainda levou mais algum tempo para que ele se tornasse o
sucesso que é atualmente. Segundo Nicolau (2020), o ‘’boom’’ do marketplace, no
Brasil, é recente, sendo que sua grande expansão se deu a partir de 2016, mas, até
hoje, segue forte. O autor ainda afirma que, em 2019, o comércio eletrônico teve um
faturamento total de 27 bilhões, no Brasil, e que, no mesmo período, o marketplace
teve uma receita de 18 bilhões.
O consumidor brasileiro tem, cada vez mais, buscado se adequar às tendências
do mercado. Dessa forma, desde que começou a se popularizar, os marketplaces
invadiram as casas e fizeram um enorme sucesso. Esse fato é tão relevante que, de
acordo o blog NEILPATEL ([S.I.], 2020), o Brasil é o terceiro país que mais faz compras
pela internet, liderando o ranking de comércio eletrônico na América Latina, com
participação nas compras de 59,1%, enquanto o segundo colocado, México, representa
apenas 14,2% do montante.
Esse perfil é resultado direto da popularização da internet e do aumento do
acesso das classes mais baixas (C e D) a ela, ajudando a corroborar o forte poder de
compra que a população já começa a mostrar. Ainda que esse aumento só tenha sido
realmente notado há pouco tempo, em 2013, Pires (2013) já escrevia sobre isso em
uma coluna do website E-commerce:
O mercado eletrônico encontra-se em constante crescimento dentro das
classes mais baixas. O aumento do acesso à Internet pelas classes C e D e
uma considerável melhora na segurança da Internet criam um cenário de
oportunidades. (PIRES, 2013)
Arraes (2019) diz que o comportamento do consumidor foi profundamente
transformado pela internet, visto que, antes, para se escolher a melhor opção de
compra, o consumidor precisava andar muito e ir a diversas lojas até conseguir ter, em
mãos, o comparativo real de preços. Hoje, esse mesmo comparativo de preços é
passível de ser feito com apenas alguns cliques, facilitando e otimizando a vida dos
clientes.
O uso da internet contribui para a mudança no comportamento do consumidor.
Em 2018, de acordo com a 39ª edição do Webshoppers, desenvolvido pela Ebit
| Nielsen, o e-commerce brasileiro apresentou crescimento nominal de 12% no
volume de pedidos e ganhou 10 milhões de consumidores que fizeram, pela
primeira vez, uma compra online. Isto se dá, principalmente pela inclusão
digital que vem acontecendo no país, por meio da expansão do mercado de
smartphones e do acesso à banda larga. (CZARNOBAI, 2019).
Nesse sentido, além de propiciar ganhos ao mercado e mais acesso à
informação, a internet mudou o comportamento do consumidor brasileiro, de tal forma
que, hoje, principalmente após o cenário imposto pela pandemia do novo Coronavírus,
deverá se tornar tendência comprar por meio de alguns cliques diretamente do conforto
da casa.
Vantagens do Marketplace para os consumidores
Um dos principais pontos positivos, para os consumidores, dentro dos
marketplaces, é a oportunidade de poder comparar o preço de um mesmo produto em
várias lojas. Dessa forma, em segundos, os consumidores sabem qual loja trará maior
vantagem econômica.
Além disso, o fato de lojas pequenas estarem dentro de um ambiente maior,
mais seguro e muito mais conhecido faz com que os consumidores tenham mais
segurança e confiabilidade na hora da compra. Segundo o site E-commerce, um dos
fatores que mais atrai os consumidores é a existência de promoções. Isso acontece
porque o consumidor com acesso ao comparativo de preços já busca por produtos que
lhe tragam vantagem econômica maior.
Portanto, a existência de promoções ou outros atrativos é um incentivo a mais
para uma loja ser a escolhida para a compra. O marketplace “é considerado vantajoso
para o consumidor, visto que reúne diversas marcas e lojas em um só lugar, facilita a
procura pelo melhor produto e melhor preço” (ZACHO, 2017).
Outras vantagens de comprar em marketplaces é o fato de ele: oferecer mais
opções de fretes, que vão desde preços altíssimos até preços irrisórios ou
gratuitamente; permitir que o consumidor saiba o tempo estimado para a entrega
chegar até seu endereço; e não deixar que uma venda seja perdida, uma vez que, caso
o produto não esteja em estoque, a empresa dona do marketplace pode ela mesma
comprar o produto, revende-lo ao cliente e ainda garantir que a entrega seja enviada
dentro do prazo previamente estipulado.
A Figura 3 ilustra o que o consumidor considera mais importante no marketplace
de acordo com a pesquisa realizada.
Figura 3: Confiança em Marketplace
Fonte: Ebit/Nielsen
De acordo com a pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, mais da metade dos
entrevistados diz ser fiel a um marketplace, o que é muito importante para a empresa,
pois garante um público fixo para o consumo de seus produtos. Outro aspecto bastante
interessante é o fato de que, para o cliente, o mais importante é a segurança ao fazer a
compra. Assim, estar sob a égide de um marketplace ajuda lojas pequenas a
conseguirem vender e, ao mesmo tempo, traz certa tranquilidade para o consumidor
em potencial. Por fim, a reputação da loja vendedora, a quantidade de vendas já
realizadas, a presença ou não de dados confiáveis para contato e os comentários de
outros compradores também ajudam a assegurar o consumidor de que o marketplace é
um ambiente seguro e confiável.
Por último, a Figura 4 mostra qual o principal motivo para que os consumidores
usem o marketplace.
Figura 4: Comportamento do consumidor
Fonte: Ebit/Nielsen
Não é novidade que o comparativo de preços está em primeiro lugar, haja visto
que o preço de um produto age como um dos maiores diferenciais dessa modalidade.
Dessa maneira, ter uma variedade grande de valores, que consiga satisfazer tanto o
consumidor de classe média baixa quanto o que possui maior renda, apesar de ser um
desafio, também é um grande atrativo. O consumidor, ao acessar o marketplace,
encontra muitas informações em uma plataforma só, e isso é uma enorme vantagem
quando se está pensando em adquirir um produto.
2.5. Vantagens dos Marketplaces para os vendedores
Há muitas vantagens para lojistas, produtores, vendedores e comerciantes em
ambientes de comércio eletrônico, como o marketplace. Pode-se citar como duas
delas: a visibilidade que o comércio ganhará em uma plataforma maior e mais
conhecida, levando muitos usuários e clientes com necessidades e condições
econômicas diversas a terem contato diário com o comércio; e acréscimo nos lucros
devido ao aumento de vendas.
Já que o investimento é baixo, uma vez que o marketplace oferece ao vendedor
tudo o que ele precisa para iniciar suas vendas (local virtual para vender, opções de
Marketing, exibição de produtos e diferentes opções de entrega), o lucro gerado com o
uso dessa plataforma é praticamente garantido e certo. Não é preciso, também, um
conhecimento muito específico em informática para acessar e cadastrar uma loja e
produtos em um marketplace, o que acaba por agir como mais uma vantagem para os
vendedores, que, muitas vezes, não têm conhecimento na área.
2.6. Marketplace dentro do E-commerce
O marketplace é uma modalidade do E-commerce, é importante que se entenda
que cada um possui suas particularidades. “Enquanto um e-commerce se baseia na
comercialização de produtos e serviços por meio de um site focado apenas nas vendas
de uma só loja virtual, o marketplace conta com uma proposta mais abrangente.”
(RIBEIRO, 2020, p.02).
Dessa maneira, no marketplace, por exemplo, o estoque é descentralizado, o
preço do produto é definido pelo o fornecedor; há intermédio de negócio; e a logística é
acertada entre o fornecedor e o cliente. Por sua vez, no e-commerce: o estoque é
centralizado; a própria marca é quem define o preço do produto; a logística é feita por
meio do fornecedor, que passa ao varejista e, então, ao cliente; e somente a
modalidade de compra e venda é possível de ser realizada.
Apesar dessas diferenças importantes, ambos se complementam. O
marketplace tem feito um rendimento bastante positivo dentro do e-commerce. A figura
5, retirada da 42ª edição da Webshoppers, realizada pela Ebit/Nielsen em parceria com
a Elo, demonstra o faturamento do marketplace nacional no 1º semestre de 2020, que
teve um crescimento de 56% se comparado com o mesmo período do ano passado
(2019).
Figura 5: Faturamento de Marketplaces
Fonte: Ebit/Nielsen
UM MARKETPLACE DIGITAL IGUAL AO DA STARTUP VALEON PODE AJUDAR QUALQUER NEGÓCIO?
Moysés Peruhype Carlech e Fernanda – Jet.
Sim e podemos ajudar muito a alavancar as suas vendas e tornar a sua empresa mais competitiva no mercado se forem utilizados os serviços da Startup Valeon e temos a certeza que vamos melhorar o seu posicionamento digital e utilizando uma boa estratégia comercial podemos trazer retorno financeiro para a grande maioria dos negócios das empresas da nossa região do Vale do Aço, afinal de contas, já atingimos a marca de mais de 100.000 acessos.
O sucesso do modelo dos marketplaces está expresso nos números registrados no último ano: o crescimento em 2020 chegou a 52%, acima dos 41% do segmento de e-commerce.
Essas informações foram apuradas pela E-bit/Nielsen, que também indica que o total de pedidos do marketplace chegou a 148,6 milhões, um crescimento de 38% em relação a 2019, o que resultou em um faturamento de R$ 73, 2 bilhões para o segmento.
A atenção recebida pelos “shoppings virtuais” tem razão de ser. São gerenciados por empresas que arcam com a parte operacional e, com isso, as lojas cadastradas podem se dedicar ao cuidado de suas páginas e às ofertas de produtos.
Para quem tem um e-commerce, os marketplaces devem ser vistos como uma oportunidade reforçar as estratégias de vendas.
Outro fator importante é a possibilidade de ampliar seus pontos de interação com o cliente, o que atende ao comportamento omnichannel do público.
Porém, para aproveitar melhor as possibilidades, é importante que você saiba quais são as vantagens do marketplace e como ele pode auxiliar o desenvolvimento do seu negócio.
1- Otimização dos recursos
A estruturação de um e-commerce não é simples. E, por mais que você faça tudo certo, os resultados precisam de tempo para serem consolidados.
Ao integrar a sua loja a um marketplace, esse processo é facilitado. Ao mesmo tempo em que trabalha para fortalecer a sua marca, o lojista tem como expor seus produtos num canal que já conta com uma audiência significativa.
Basta que o lojista negocie e pague a mensalidade do marketplace para que possa começar a negociar seus produtos ou serviços. Além disso, essas operações oferecem expertise, tráfego, visitação e mídia para que seus parceiros possam desenvolver seus negócios.
2- Alcance de clientes
Desenvolver uma loja virtual própria e recorrer às redes sociais para divulgar produtos ou serviços requer um trabalho de divulgação para alcançar um número maior de clientes.
Com o marketplace, esse trabalho ganha ainda mais abrangência e, com isso, é possível gerar um fluxo maior de consumidores, uma vez que há modelos próprios de divulgação, o que acaba favorecendo as empresas que o integram.
Além disso, esses “shoppings virtuais” , como o da Startup Valeon, não divide os custos de marketing com os seus parceiros custeando ele próprio o processo de aquisição de clientes nas redes sociais.
3- Volume de dados
Os marketplaces têm o costume de oferecer aos seus parceiros diversos dados sobre as suas vendas e seus desempenhos dentro da plataforma e faz métricas diárias das consultas dos seus clientes.
Essas informações são bastante estratégicas para qualquer empresário que deseje desenvolver o seu comércio online e melhorar o seu desempenho na internet.
Isso porque conseguem planejar suas ações, promoções e precificar produtos e serviços com mais eficiência, o que aumenta as chances de converter os visitantes do marketplace em seus clientes.
4- Integração com outras ferramentas
Muitos empresários podem acreditar que ao entrar para um marketplace não poderá usar suas ferramentas digitais favoritas: CRMs, software de preços ou inventários.
Porém, não existe essa limitação e as empresas podem seguir usando seus mecanismos de otimização de resultados.
É possível explorar tantos as informações fornecidas pelos marketplaces quanto os dados gerados pelos seus mecanismos de gestão e controle, o que pode fortalecer ainda mais suas estratégias online.
5- Aumento de vendas
Com uma estrutura corretamente desenvolvida, processos de divulgação bem construídos e apoio aos parceiros, os marketplaces conseguem atrair um bom volume de visitantes para o seu site.
Quanto maior a exposição de produtos ou serviços, maior são as chances de aumentar as suas vendas. É preciso apenas que as lojas online saibam trabalhar seus produtos ou serviços na internet e convencer os consumidores de que conta com as melhores mercadorias e preços.
6- Diversificação de público
Com um número maior de pessoas tendo contato com seus produtos ou serviços, há possibilidade que alcance consumidores que, em um primeiro momento, não conseguiria atingir.
Isso contribui para a diversificação do seu público-alvo e faça com que a sua base de clientes possa crescer.
Isso favorece não apenas as suas vendas, mas também estimula os lojistas a buscarem novos produtos ou desenvolverem novos serviços para atender a sua nova demanda.
Esse processo é essencial para que as empresas ganhem mercado e busquem constantemente o seu desenvolvimento.
Agora que você já sabe quais as vantagens do marketplace, que tal descobrir como eles podem auxiliar no crescimento dos pequenos negócios?
Marketplace e o crescimento das empresas
Construir um modelo próprio de venda online é um desafio para as empresas, porém pode ser bastante recompensador.
Em 2020, o setor teve um crescimento de 41% se comparado com o ano anterior e a expectativa é de que siga alcançando bons resultados em 2022, até em razão da aceleração do processo de transformação digital.
Dessa forma, com um trabalho bem-feito, as empresas podem conquistar boa margem de lucro com o comércio eletrônico. Afinal, o perfil do consumidor tem mudado e ficado aberto às compras online.
Mas, para isso, é necessário utilizar um site como a da Startup Valeon que ofereça boa experiência para os consumidores e conte com estrutura logística e capacidade de estoque para dar conta do trabalho.
O marketplace é uma opção que pode potencializar ainda mais um comércio eletrônico, pois conta com um modelo de negócio estruturado e testado.
Assim, empresas de qualquer setor conseguem melhorar o desempenho de seus e-commerces ao estabelecer mais um canal de divulgação e venda.
Para aproveitar melhor as oportunidades, é importante contar com as ferramentas adequadas para fazer a gestão da operação.
Exemplo disso é a plataforma comercial da Startup Valeon, que tem suas páginas desenvolvidas justamente para conectar a sua loja aos principais consumidores do mercado.
Com isso, além de ter todo o suporte necessário para destacar seus produtos na internet, o lojista tem como gerenciar todo o universo envolvido com as suas vendas online, seja na loja própria ou no marketplace.
Num único local, por exemplo, pode fazer a gestão de estoque, o que evita a perda de clientes pela falta do produto. O e-commerce é uma modalidade de negócio que deve seguir ganhando espaço e conquistando novos clientes. O empresariado deve ficar atento a esse mercado e aproveitar as vantagens do marketplace para aumentar a sua presença online e ter acesso facilitado a uma base sólida de usuários.
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