*Rui Rocheta – Head Regional França, Iberia e LATAM da Gi Group Holding
Encerrando dezembro, tenho refletido bastante sobre como será o mercado de trabalho em 2024. Que tipos de mudanças ocorrerão? Quais habilidades terão maior demanda? Especificamente nas últimas semanas tenho visitado e trabalhado com minhas equipes na América Latina, buscando acompanhar as tendências na contratação regional e que tipos de talentos e habilidades as indústrias necessitam. Abaixo estão algumas das minhas observações.
Papéis na área de tecnologia crescerão, mas soft skills serão necessárias para o sucesso contínuo
O próximo ano parece promissor para o setor de tecnologia. Segundo um relatório recente da nossa equipe na divisão Grafton da Gi Group Holding, as empresas estarão contratando para acompanhar as demandas por inovação e o desenvolvimento contínuo de ferramentas de IA, integrando elementos da tecnologia em soluções de ERP e gerenciamento de operações, projetando soluções de cibersegurança cada vez mais resilientes e ferramentas aprimoradas para análise de big data. No entanto, analistas na região da América Latina alertam que todo esse avanço será em vão se o uso das soft skills não acompanhar a mudança constante da tecnologia. De fato, relatórios da Deloitte mostram que até 2023, dois em cada três empregos na área de tecnologia demandarão o domínio de habilidades interpessoais, enquanto dados do The Enterprise Project apontam que 67% dos empregadores recusaram ofertas para cargos na área de tecnologia porque o candidato não possuía as habilidades interpessoais necessárias. Isso significa que gerentes de projetos, designers, engenheiros de software e outros precisarão de habilidades aprimoradas em colaboração e inovação. Além disso, uma pesquisa do LinkedIn cita a gestão como a habilidade número 1 necessária para o talento em tecnologia: a capacidade de guiar equipes de projeto de maneira ágil, com um forte nível de empatia e resiliência comprovada. É interessante notar que as investigações do LinkedIn mostram uma leve divisão na perspectiva sobre essas duas últimas habilidades: a empatia é preferida pelos funcionários e a resiliência é um requisito-chave dos empregadores.
Não esqueça as gerações mais jovens
Dados atuais da ONU mostram que a geração de 15 a 24 anos na América Latina é o maior grupo demográfico que a região já viu. No entanto, infelizmente, pesquisas da UNESCO destacam que para este grupo, as estruturas de educação técnica e profissional (TVET, da sigla em Inglês) na região não conseguem entregar as habilidades de que os jovens precisam. Isso também é prejudicado pelo fato de que os mercados globais estão mudando rapidamente (assim como as habilidades necessárias para ter sucesso nas principais empresas). Questões como interrupção digital, transição energética, ascensão da inteligência artificial (IA) e nearshoring (terceirização de empregos para países vizinhos) estão impactando um mercado de trabalho jovem onde as habilidades necessárias para lidar com esses fenômenos não podem ser adquiridas rapidamente. O trabalho está se deslocando para a supervisão de sistemas automatizados: tarefas rotineiras estão desaparecendo. Candidatos mais jovens e qualificados precisam ter domínio do pensamento crítico, gestão baseada em projetos, trabalho em equipe (colaboração) e comunicação. Se essa necessidade puder ser atendida, a geração atual de jovens na América Latina tem o potencial de proporcionar um crescimento econômico massivo.
Acima de tudo, foque no fator HUMANO
À medida que ocorrem mudanças ou transições geracionais, também ocorrem mudanças nas atitudes em relação ao trabalho em equipe e no que os funcionários esperam dos empregadores. Contratar talentos qualificados nos mercados globais, incluindo nos países da América Latina, requer uma conscientização muito maior das prioridades e necessidades geracionais. Isso inclui pensar de maneira diferente, diante da escassez de habilidades em muitos mercados, sobre o que os funcionários serão capazes de fazer no futuro, não tanto sobre o que podem fazer no momento. Com a demanda crescente por habilidades interpessoais como capacidade de liderança, comunicação, resolução de conflitos, solução de problemas e habilidades de falar em público, os recrutadores na região da América Latina precisarão ir além de apenas fazer correspondências entre os candidatos nos currículos e passe a visualizar cenários futuros, ou seja, se oferecidas oportunidades adicionais de treinamento e desenvolvimento, esse ou aquele candidato poderia crescer em determinado cargo? Eles conseguem enxergar além da necessidade clara atual e se envolver em blindar o negócio para o futuro, solucionando problemas para vários cenários de mercado e possíveis impactos no pessoal do escritório. Talentos gerenciais com um forte Quociente Emocional, com paixão por ajudar as pessoas a crescer e ter sucesso, continuarão sendo inestimáveis para qualquer empresa focada em sustentabilidade a longo prazo. Esse foco nas pessoas também é o que impulsiona a atração de candidatos e a retenção de trabalhadores, com até 80% dos trabalhadores recentemente pesquisados dizendo que a cultura da empresa é um dos principais motivos pelos quais aceitam e permanecem em um emprego.
Há um enorme potencial a ser aproveitado entre a base de talentos dos funcionários na América Latina. Se nós, como recrutadores, conseguirmos trabalhar com líderes empresariais para focar na entrega de valor por meio de conexões humanas, proporcionando equilíbrio entre vida profissional e pessoal, com culturas de trabalho atraentes e centradas nas pessoas, podemos realizar coisas incríveis em termos de prosperidade econômica e pessoal regional.
Head Regional França, Iberia e LATAM da Gi Group Holding, multinacional italiana reconhecida como uma das líderes globais em soluções dedicadas ao desenvolvimento do mercado de trabalho.
A STARTUP VALEON OFERECE SEUS SERVIÇOS AOS EMPRESÁRIOS DO VALE DO AÇO
Moysés Peruhype Carlech
A Startup Valeon, um site marketplace de Ipatinga-MG, que faz divulgação de todas as empresas da região do Vale do Aço, chama a atenção para as seguintes questões:
• O comércio eletrônico vendeu mais de 260 bilhões em 2021 e superou pela primeira vez os shopping centers, que faturou mais de 175 bilhões.
• Estima-se que mais de 35 bilhões de vendas dos shoppings foram migradas
para o online, um sintoma da inadequação do canal ao crescimento digital.
• Ou seja, não existe mais a possibilidade de se trabalhar apenas no offline.
• É hora de migrar para o digital de maneira inteligente, estratégica e intensiva.
• Investir em sistemas inovadores permitirá que o seu negócio se expanda, seja através de mobilidade, geolocalização, comunicação, vendas, etc.
• Temas importantes para discussão dos Shoppings Centers e do Comércio em Geral:
a) Digitalização dos Lojistas;
b) Apoio aos lojistas;
c) Captura e gestão de dados;
d) Arquitetura de experiências;
e) Contribuição maior da área Mall e mídia;
f) Evolução do tenant mix;
g) Propósito, sustentabilidade, diversidade e inclusão;
h) O impacto do universo digital e das novas tecnologias no setor varejista;
i) Convergência do varejo físico e online;
j) Criação de ambientes flexíveis para atrair clientes mais jovens;
k) Aceleração de colaboração entre +varejistas e shoppings;
l) Incorporação da ideia de pontos de distribuição;
m) Surgimento de um cenário mais favorável ao investimento.
Vantagens competitivas da Startup Valeon:
• Toda Startup quando entra no mercado possui o sonho de se tornar rapidamente reconhecida e desenvolvida no seu ramo de atuação e a Startup Valeon não foge disso, fazem dois anos que estamos batalhando para conquistarmos esse mercado aqui do Vale do Aço.
• Essa ascensão fica mais fácil de ser alcançada quando podemos contar com apoio dos parceiros já consolidados no mercado e que estejam dispostos a investir na execução de nossas ideias e a escolha desses parceiros para nós está na preferência dos empresários aqui do Vale do Aço para os nossos serviços.
• Parcerias nesse sentido têm se tornado cada vez mais comuns, pois são capazes de proporcionar vantagens recíprocas aos envolvidos.
• A Startup Valeon é inovadora e focada em produzir soluções em tecnologia e estamos diariamente à procura do inédito.
• O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do mercado e na falta de um Marketplace para resolver alguns problemas desse mercado e em especial viemos para ser mais um complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses dois anos de nosso funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia, inovação com soluções tecnológicas que facilitam a rotina dessa grande empresa. Temos a missão de surpreender constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em constante evolução para nos manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.
• Temos a plena certeza que estamos solucionando vários problemas de divulgação de suas empresas e bem como contribuindo com o seu faturamento através da nossa grande audiência e de muitos acessos ao site (https://valedoacoonline.com.br/) que completou ter mais de 100.000 acessos.
Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:
• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;
• Atraímos visualmente mais clientes;
• Somos mais dinâmicos;
• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;
• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;
• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.
• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.
Proposta:
Nós da Startup Valeon, oferecemos para continuar a divulgação de suas Empresas na nossa máquina de vendas, continuando as atividades de divulgação e propaganda com preços bem competitivos, bem menores do que os valores propostos pelos nossos concorrentes offlines.
Pretendemos ainda, fazer uma página no site da Valeon para cada empresa contendo: fotos, endereços, produtos, promoções, endereços, telefone, WhatsApp, etc.
O site da Valeon é uma HOMENAGEM AO VALE DO AÇO e esperamos que seja também uma SURPRESA para os lojistas dessa nossa região do Vale do Aço.
A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO
TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.
A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.
O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.
Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.
Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:
- O Site Valeon é bem elaborado, com layout diferenciado e único, tem bom market fit que agrada ao mercado e aos clientes.
- A Plataforma Valeon tem imagens diferenciadas com separação das lojas por categorias, com a descrição dos produtos e acesso ao site de cada loja, tudo isso numa vitrine virtual que possibilita a comunicação dos clientes com as lojas.
- Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
- No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
- O número de visitantes do Site da Valeon (https://valedoacoonline.com.br/) tem crescido exponencialmente, até o momento, temos mais de 226.000 visitantes e o site (https://valeonnoticias.com.br/) também nosso tem mais de 5.600.000 de visitantes.
- O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
- A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.
Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.
Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?
Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297