Mailchimp – The Rocket Science Group
Saiba o que é cadeia de valor e como fazer mapeamento de processos da sua empresa. Conheça cada etapa da cadeia e por que cada uma é importante.
Uma cadeia de valor não é um grupo de restaurantes que oferecem opções de alimentação baratas, embora você tecnicamente possa usar esse termo para fazer referência a esses restaurantes. Na verdade, é um conceito que engloba todas as suas atividades comerciais, não importa o tamanho do seu negócio.
O conceito se originou na década de 1980 e ainda está se fortalecendo por um motivo: ele funciona. A estrutura da cadeia de valor é eficaz para pequenas, médias e grandes empresas.
A primeira vez que alguém ouviu falar do conceito de cadeia de valor foi no livro de Michael Porter, Competitive Advantage:: Creating and Sustaining Super Performance. O foco principal do livro era a vantagem de custo e como uma empresa pode se diferenciar da concorrência de forma eficaz. Ao usar o conceito de cadeia de valor, uma empresa pode ter uma vantagem competitiva, observa o professor da Harvard Business School.
Como observado, esse conceito ainda é usado hoje e tem sido aperfeiçoado ao longo do caminho. No entanto, não é um conceito fácil de entender. É bastante complexo e exige que alguém tenha uma boa compreensão do conceito e do que a cadeia de valor implica. Então, você, como proprietário de uma empresa, pode decidir se é um conceito que deseja incorporar.
O que é uma cadeia de valor?
Uma cadeia de valor é um termo amplo, mas um termo importante, mesmo assim. Consiste em aspectos primários e secundários que uma empresa precisa identificar e categorizar. Ao avaliar essas atividades e subatividades, você obtém uma compreensão de como elas se inter-relacionam entre si e com as funções da sua empresa.
Em seguida, você dá um passo adiante e analisa cada atividade. Você pensa em como isso está afetando a função, a produção e o lucro da sua empresa. Você pode então decidir como, ou se, cada atividade ou subatividade poderia ser melhorada. Particularmente, relaciona-se ao tempo, custo e esforço necessários para cada atividade.
Você pode realizar sua própria análise da cadeia de valor – todo o processo de avaliação de atividades primárias e secundárias, mas também pode contratar um profissional para ajudar. Felizmente, se você optar por fazer isso sozinho, há programas disponíveis que podem ajudá-lo a melhorar seus processos.
Atividades primárias
Atividades primárias são quaisquer funções que afetam diretamente a criação, manutenção ou venda do seu produto ou serviço.
Essas atividades da cadeia de valor incluem operações, logística de saída, logística de entrada, marketing, vendas e marketing de atração. No entanto, outros aspectos da sua empresa também se encaixam no conceito de cadeia de valor.
Atividades de suporte
Cada aspecto da cadeia de valor gira em torno da criação, suporte, manutenção ou venda de seu serviço ou produtos.
Mas, além da principal cadeia de eventos, atividades de apoio, como o departamento de infraestrutura e recursos humanos da sua empresa, também desempenham um papel. Essas atividades apoiam as atividades principais.
Por que as cadeias de valor são importantes?
As cadeias de valor podem melhorar seus negócios de várias maneiras, permitindo que você pense criticamente sobre cada aspecto e como eles funcionam juntos no esquema mais amplo da função de seus negócios. Elas permitem que você identifique quedas e pense em soluções que otimizam diferentes partes do seu negócio.
Embora esta seja apenas uma visão geral da influência que uma cadeia de valor pode ter em seu negócio, uma avaliação ou análise da cadeia de valor permite que você analise cada aspecto da sua empresa por um microscópio. Você vê quais atributos são positivos e negativos para o seu lucro.
Em primeiro lugar, você pode determinar quais aspectos do seu negócio são ineficazes. Você pode então planejar uma maneira de corrigi-los. Você pode tomar decisões sobre vários aspectos do seu negócio que talvez nunca tenha visto no passado.
Além das desvantagens do seu negócio, você também ganha uma compreensão dos seus pontos fortes. Possivelmente, você poderia pegar esses mesmos conceitos e encontrar uma maneira de incorporá-los em outros aspectos do seu negócio.
Essencialmente, por meio de uma cadeia de valor, você desenvolve uma compreensão de como diferentes atividades do seu negócio se relacionam entre si, mesmo que pareçam desconectadas. Por exemplo, um problema com a gestão de recursos humanos pode afetar quase todos os outros aspectos da empresa.
Ao dar uma olhada no funcionamento interno da sua empresa e fazer as mudanças apropriadas, você pode ter uma vantagem de custo, especialmente quando comparado à sua concorrência.
Exemplo de uma cadeia de valor
Para este exemplo, vamos usar a empresa hipotética, Mary Lou’s Homebaked. Essa empresa é uma padaria que fabrica uma variedade de produtos de panificação, incluindo biscoitos, bagels, bolos e muito mais. Todos os produtos brutos, incluindo farinha, açúcar, aromatizantes etc., que esta empresa usa vêm de fornecedores.
Por meio de seu processo de fabricação, incluindo as áreas mencionadas acima com uma cadeia de valor, a padaria cria produtos de panificação que são saborosos e fornecem valor, que vale mais do que as matérias-primas que ela usa no processo. Também vale mais do que o esforço dela.
Mary Lou’s então coloca os produtos em exposição para as pessoas comprarem todos os dias, oferecendo também a opção de clientes fazerem pedidos personalizados. Ela os vende a um preço que permite lucro, abrindo espaço para um valor de compra que é maior do que seus materiais e esforços, mas não alto o suficiente para afastar o cliente.
Ela tem uma equipe para ajudar e um gerente que cuida dos recursos humanos, o que permite que ofereça uma quantidade maior de produtos de panificação em um período mais curto. Mary Lou também implementou equipamentos avançados por esses motivos.
Essa padaria exibe anúncios na TV e tem panfletos, uma página no Facebook e um site onde os clientes podem fazer pedidos.
Gestão da cadeia de valor
Quando você entende o que é uma cadeia de valor, fica claro que você precisa de algum sistema de mapeamento de processos para manter todos os aspectos da sua empresa organizados.
Isso requer uma estrutura de cadeia de valor.
Em última análise, esse é um processo escalonável, e como você faz isso depende do tamanho do seu negócio.
Idealmente, você deve ter um mapa físico que você cria ou uma estrutura de cadeia de valor onde você pode, facilmente, inserir informações. Se você não tiver uma equipe grande, poderá conduzir o processo por conta própria.
No entanto, se você tiver uma equipe grande, envolva seus gerentes e especialistas no assunto. Mais cabeças são melhores do que uma nesse caso.
Dicas para mapeamento da cadeia de valor
Ao concluir o processo, faça perguntas a si mesmo continuamente sobre os diferentes aspectos do seu negócio. Isso permite que você reserve um momento para pensar criticamente sobre cada parte da sua empresa, como ela se relaciona com outros aspectos e quais mudanças você pode fazer para melhorá-la.
Alguns exemplos de perguntas úteis incluem:
- O que é prescindível e não afetará negativamente a produção de nossos negócios se for retirado?
- Como podemos tornar nossos processos de negócios melhores e mais eficientes?
- Há algo que podemos adicionar que não prejudicará muito nosso lucro, mas nos dará uma vantagem mais competitiva?
- O que podemos fazer para simplificar nossos processos e torná-los mais eficientes em termos de tempo sem prejudicar o produto final?
Tenha a mente aberta. A autocrítica não é fácil, mesmo quando está relacionada ao seu negócio e não necessariamente a você mesmo. No entanto, este é um momento para ter a mente aberta. Ouça os outros. Identifique problemas e assuma o compromisso de fazer melhor.
Perceba que não há uma solução única. O que funciona para resolver problemas em um aspecto do seu negócio pode não funcionar em outro.
Análise da cadeia de valor
O objetivo de uma cadeia de valor é melhorar seus negócios. É dar uma olhada crítica em todos os aspectos de seu funcionamento e dar a você uma oportunidade de fazer melhorias.
Você descobrirá que esse processo pode aumentar o lucro, a eficiência e até mesmo a moral dos funcionários, pois otimiza determinados processos e aborda os problemas.
Geralmente, você deve ter um processo de três etapas. E, mais uma vez, a estrutura da sua empresa pode ser muito mais complexa, o que exigirá que você se afaste um pouco dessa estrutura.
1. Liste atividades de negócios
Inicialmente, você deve listar todas as atividades da sua empresa, incluindo suas atividades primárias e secundárias. Em seguida, determine se cada atividade é uma atividade primária ou secundária.
Embora ambos desempenhem um papel vital na forma como sua empresa funciona, é incrivelmente importante avaliar bem cada atividade primária.
2. Conecte subatividades
Nesse ponto, quando você estiver mapeando ou traçando gráficos, não importa a estrutura da sua cadeia de valor, procure conexões entre suas subatividades. Embora você possa sentir que um ou dois departamentos são fracos, isso pode surgir do seu departamento de RH. Esse setor precisará de mais treinamento ou orientação sobre medidas de contratação.
Talvez você tenha uma divisão da sua empresa que não está atendendo às expectativas. Isso pode resultar de problemas com operações ou falta de tecnologia.
3. Diagnostique e corrija os problemas
Finalmente, depois de concluir a estrutura da sua cadeia de valor, é hora de diagnosticar os problemas. Isso é mais do que apenas dizer que um departamento não está funcionando corretamente. É também analisar como sua empresa funciona como um todo e como pode surgir de um problema com outro departamento ou problema.
Em seguida, você precisa fazer mudanças que irão melhorar seu negócio em geral para gerar valor.
Vinculando sua cadeia de valor
Agora que você entende a definição da cadeia de valor e o conceito geral desse processo, você pode usá-la para o seu negócio.
Compartilhar este artigo
Produtos
- Por que o Mailchimp?
- Atualizações de produtos
- Marketing por e-mail
- Sites
- E-mail transacional
- Nossos diferenciais
- Conformidade com o RGPD
- Segurança
- Status
- Aplicativo móvel
Recursos
- Dicas de marketing
- Ferramentas de marketing gratuitas
- Glossário de marketing
- Diretório de integrações
Comunidade
A empresa
Ajuda
©2001-2024 Todos os direitos reservados. Mailchimp® é marca registrada da The Rocket Science Group. Apple e o logotipo da Apple são marcas registadas da Apple Inc. Mac App Store é marca de serviços da Apple Inc. Google Play e o logotipo do Google Play são marcas registradas da Google Inc. Privacidade | Termos | Avisos legais | Preferências de cookies
O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?
Moysés Peruhype Carlech
Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas dessa cidade no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.
Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?
Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no seu domicílio? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?
Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelos Bairros e Centros da Cidade, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.
A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos shoppings centers, bairros e centros da cidade, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.
É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente. Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.
Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer”. – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.
O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.
Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.
Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.
Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.
Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.
Aproveite essa oportunidade para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.
Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297