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Mesmo sendo um ponto importantíssimo para o gerenciamento de empresas, muitos empreendedores não sabem de fato o que é gestão financeira ou não se preocupam tanto com ela.
Atualmente, muitas empresas fecham as portas rapidamente por não saber o que é gestão financeira e por não colocar em prática esse importante conceito.
Em muitos empreendimentos, encontram-se casos em que se compra mais do que vende, não há análise de fluxo de caixa, o estoque não é bem controlado e não é possível saber quais são os problemas financeiros e qual a real situação da empresa.
Você já passou por algum problema financeiro em seu negócio que poderia ser resolvido com mais organização? Como está a gestão financeira da sua empresa?
Confira nosso artigo e saiba porque é tão importante investir nessa área!
O que é gestão financeira?
Gestão financeira é a tomada de decisões estratégicas que tem intuito aumentar o valor de uma empresa com ações de planejamento, análise e controle de atividades financeiras.
Podemos tratar gestão financeira por tudo que se refere a investimentos, despesas, lucros, empréstimos, valores, tributos e movimentações do negócio.
Essas ações são vitais para que uma organização tenha bons resultados, pois é com uma boa gestão financeira que se estabelece metas, analisa resultados e se pensa em novos direcionamentos.
Quando falamos sobre o que é gestão financeira, logo vem à mente das pessoas o controle de tabelas, registros e entrada e saída de dinheiro de caixa, certo?
Porém, esse conceito é muito mais abrangente e envolve muito mais do que isso, já que aqui se trata de planejamento, análise e controle de atividades.
Um dos objetivos principais dessa gestão é melhorar a forma como os recursos são utilizados, protegendo então as finanças da empresa e dando mais tranquilidade na administração dos negócios.
Como a gestão financeira repercute na empresa?
Depois de saber um pouco mais sobre o que é gestão financeira, a pergunta que surge é como de fato ela impacta a sua empresa, certo? Por isso, vamos mostrar alguns pontos importantes para você!
Maior controle de informações
Quando a empresa conta com uma gestão financeira estruturada, mais facilmente será saber o que acontece em outras áreas que dependem de investimentos ou monetização.
Com informações reunidas e claras, maior será a rapidez e precisão nas tomadas de decisões e maiores as chances de acerto ao repassar algum orçamento para outras áreas.
Redução de custos
Ao saber exatamente o que se passa com a saúde financeira do negócio maiores serão as informações sobre despesas e custos que não são necessárias na organização.
Dessa forma, é possível reduzir ou até mesmo eliminar custos desnecessários e superficiais.
Melhora operacional
A organização com gestão financeira eficaz tem mais agilidade na hora de tomada de decisões, melhorando a parte operacional do negócio.
Com informações necessárias em mãos é mais fácil saber que setor deve ser atacado, reformulado, investido ou mudado.
Melhora na precificação dos produtos ou serviços
O gerenciamento financeiro do negócio também influenciará na precificação de seus produtos e serviços, ligado diretamente à entrada no fluxo de caixa da empresa.
Ao saber exatamente quanto se gasta, o quanto é vendido, o que é preciso em estoque e como o produto ou serviço é percebido pelo consumidor, mais fácil e justificado será a realização da precificação e os ajustes.
Como fazer gestão financeira?
Falar sobre conceito é muito mais fácil do que o aplica-lo na prática, não é mesmo? Por isso, listamos para você algumas simples ações que podem te ajudar a melhorar a sua gestão financeira na organização.
Planeje
O primeiro passo para implantar uma gestão financeira é planejar.
Saiba exatamente quais são as missões e objetivos da empresa e entenda onde ela quer chegar e o que precisa para que isso aconteça.
O planejamento estratégico deve envolver todas as áreas da empresa e no mesmo devem ser traçados os planos, formas de alcançar os objetivos desejados e os gastos e prazos necessários para isso.
É importante que a empresa pense em seu orçamento anual e defina o que pode investir em cada setor.
Defina metas
O setor financeiro não serve apenas para registrar entrada e saída de recursos da companhia, por isso, defina metas e objetivos para o setor.
Ao operar sem metas é possível que os planos sejam esquecidos no meio do caminho. Vale ressaltar que as metas devem ser realistas e que estimulem de fato os colaboradores. Além disso, defina prazos e analise os resultados a cada objetivo.
Podemos citar algumas metas viáveis, como percentual de redução de custos e desperdícios, aumento de renda, aumento de disponibilidade financeira para emergências entre outros.
Cuide do fluxo de caixa
Mesmo não sendo a única tarefa da gestão, ter o fluxo de caixa sob controle é essencial para todos os outros passos do planejamento.
Tenha maior número possível de informações sobre seu fluxo de caixa, que dará previsões de capital de giro e estimativas. Vá além do registro de entrada e saída e busque novas informações relevantes para o seu negócio.
Invista em tecnologia
Não é preciso sofrer com cálculos e diversas tarefas em muitos setores quando se pode contar com o auxílio rápido e prático da tecnologia.
Ao mexer com finanças, pequenos erros de falta de atenção de colaboradores podem ser cruciais.
Por isso, ter um sistema que ajude é essencial e deixa as informações mais fáceis de serem localizadas e com maior transparência.
Os softwares de automação além de guardar dados, analisam resultados, simulam cenários e dão relatórios importantes, poupando o tempo do gestor e dando novos direcionamentos de negócios.
Contar com uma gestão financeira é essencial para gerir um negócio, aumentar o controle e mudar o foco para o que realmente é importante no seu planejamento.
Ao saber exatamente com o que se gasta e o que é possível ser reduzido, é mais fácil prever cenários e investir corretamente no crescimento do negócio.
Cuidar das finanças do negócio é essencial para definir quanto tempo ele ficará no mercado e o quanto ele será lucrativo.
E você, o que você tem feito para cuidar de suas finanças?
COMO DEVEM SER OS PARCEIROS NOS NEGÓCIOS
“Parceiros chegam de várias formas. Se juntam por diferentes motivos”.
Eu sei, é clichê, rss. E se a frase fosse minha eu acrescentaria: “O que eles tem em comum é o fato de acreditarem no que nós acreditamos”.
Parceria é a arte de administrar conflitos de interesses e conexões de interesses, visando resultados benéficos para ambas as empresas”.
É por isso que eu costumo comparar parceria com casamento. Quem é casado sabe que administrar conflitos é fundamental para ambos terem resultados nessa aliança.
Assim como no casamento, o parceiro não precisa ser igual a nós, mas tem que ter o nosso ‘jeitão’! Nas parcerias eu defendo que o parceiro precisa ter o DNA de inovação, a inquietude pra sair da zona de conforto e uma preocupação muito grande com o cliente, não apenas no discurso, mas na prática. É claro que no processo de análise do possível parceiro, nós avaliamos o potencial financeiro e de escala da aliança, a estrutura e o tamanho da empresa. Mas, tem um fator humano que não pode ser desconsiderado, já que empresas são, na sua essência, pessoas. É por isso, que normalmente, os parceiros são empresas formadas por pessoas do bem, pessoas com propósito, que tem tanto o caráter quanto a lealdade de continuar de mãos dadas, mesmo nos momentos mais difíceis. É como um casamento mesmo!
É importante também que os parceiros tenham know how e competências complementares, que potencializem nossas fragilidades e deem mais peso aos nossos pontos fortes. E como eu acredito que o primeiro approach de uma boa parceria acontece no plano humano (onde existe emoção), e não no corporativo, eu gosto muito da histórica da parceria entre Steve Jobs e Steve Wozniak. Os dois Steves tornaram-se amigos durante um emprego de verão em 1970. Woz estava ocupado construindo um computador e Jobs viu o potencial para vendê-lo. Em uma entrevista de 2006 ao Seattle Times, Woz, explicou:
“Eu só estava fazendo algo em que era muito bom, e a única coisa que eu era bom acabou por ser a coisa que ia mudar o mundo… Steve (Jobs) pensava muito além. Quando eu projetava coisas boas, às vezes ele dizia: ‘Nós podemos vender isso’. E nós vendíamos mesmo. Ele estava pensando em como criar uma empresa, mas talvez ele estivesse mesmo pensando: ‘Como eu posso mudar o mundo?’”.
Por que essa parceria deu certo? Habilidades e competências complementares.
As habilidades técnicas de Woz juntamente com a visão de Jobs fizeram dos dois a parceria perfeita nos negócios.
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