Sabemos que as profissões de tecnologia cresceram muito nos últimos anos e que algumas mudanças foram provocadas ou aceleradas pela pandemia. Mas, será que, passado esse boom, elas vão continuar sendo uma boa escolha

A resposta é sim. O nicho para profissionais de TI é amplo e não para de crescer. Não vão faltar oportunidades de (re)colocação e desenvolvimento profissional no setor por um bom tempo. Principalmente para quem investir em qualificação profissional e se mantiver atualizado com as novidades e transformações frequentes nesse mercado. 

Como está o mercado de tecnologia? 

O mercado de tecnologia segue aquecido. Só em 2022, o setor de TI cresceu 22,9% no Brasil comparado a 2021, que já vinha de um crescimento de 23% sobre 2020. Pesquisa trimestral feita pela Advance Consulting mostrou que o mercado de TI fechou o primeiro trimestre de 2023 com 20% de crescimento, bem acima das expectativas para o período. A previsão é fechar o ano com 23,8% de crescimento sobre 2022, puxado por fortes demandas de SMB, nuvem cibersegurança

O relatório pontua, ainda, que: 

  • a falta de mão de obra qualificada continua sendo um problema no setor, mas muitas empresas estão criando processos, automatizando-os e robotizando-os, e aplicando inteligência artificial para minimizar o impacto da falta de mão de obra;
  • começamos o ano com uma onda de demissões nas empresas de TI americanas e europeias, gerando pedido de cortes de headcount (pessoas) no Brasil, independentemente do resultado local. 

Mas esses profissionais não devem ter dificuldade para se recolocar no mercado de trabalho. A Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) estima que teremos quase 800 mil vagas de trabalho no setor em todo o país até o ano de 2025. 

Ainda de acordo com a Brasscom, o déficit de profissionais de tecnologia no Brasil deve ultrapassar meio milhão de profissionais até 2025. Segundo relatório divulgado pelo órgão em dezembro de 2021, são apenas 53 mil formandos por ano em cursos de perfil tecnológico e uma demanda média anual de 159 mil profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação, deixando um déficit anual de 106 mil talentos.

Mais uma vez, quem se capacitar vai se destacar no mercado. Mas é importante ficar atento ao que está sendo procurado, uma vez que o leque de atuação é bastante amplo.

De acordo com levantamento feito pela empresa de recrutamento Robert Half, algumas das posições mais constantes nos processos seletivos de tecnologia se alternam entre:

  • desenvolvimento de softwares;
  • linguagens de programação em geral; 
  • segurança da informação (compliance, riscos, LGPD etc.);
  • área de dados (analista de dados, BI, engenheiro de dados e cientista de dados, entre outros).

Tendências e oportunidades

Em janeiro, o LinkedIn divulgou a lista “Empregos em alta em 2023” com os 25 cargos no Brasil que apresentaram maior crescimento na demanda nos últimos cinco anos e as tendências que definem o futuro do mercado de trabalho. 

Entre os dez primeiros cargos relacionados na lista “Empregos em alta em 2023”, seis são profissões de tecnologia:

  • Analista de privacidade
  • Especialista em cibersegurança
    1. Especialista em captação de vendas
    2. Líder de gerentes de produto
    3. Representante de desenvolvimento de negócios 
  • Engenheiro de cibersegurança
    1. Diretor de receita (CRO)
  • Engenheiro de dados
  • Analista de desenvolvimento de sistemas
  • Pesquisador de UX (experiência do usuário) 

Em seu relatório setorial, a Brasscom apostou nas seguintes tendências de crescimento para o mercado de tecnologia em 2023:

  • Nuvem vai continuar como elemento chave na infraestrutura de TI. Os investimentos com IaaS+PaaS devem atingir US$4,5 bi, o que representa um crescimento de 41%. SaaS crescerá 27,6%.
  • Software deve crescer 15,1%, puxado por soluções de segurança, gestão de dados, IA e CX (customer experience). Serviços de TI devem avançar 6,7%, puxados pela gestão de aplicações, consultoria e integração de sistemas.
  • Para Inteligência Artificial (IA) o gasto será superior a US$1bi, com um crescimento de 33%. Os gastos com soluções de automação inteligente devem superar US$214 mi, com um crescimento de 17%.
  • Os gastos com soluções de Segurança devem crescer 13%, atingindo US$1,3 bi. Haverá um aumento da participação de Segurança Cibernética nos orçamentos de tecnologia e de negócio.

Outra informação, desse mesmo relatório da Brasscom, que merece atenção para entender a tendência do mercado é que até 2026 serão investidos R$ 666,3 bi em tecnologias de transformação digital (19,2% ao ano), distribuídos entre as seguintes subáreas:

  • Nuvem: R$ 308 bi (28% ao ano)
  • Big data & analytics: R$ 81 bi (13% a.a.)
  • Inteligência artificial: R$ 69 bi (20% a.a.)
  • Segurança da informação: R$ 68 bi (11% a.a.)
  • Robótica: R$ 45,7 bi (-5% a.a.)
  • Redes sociais: R$ 38,7 bi (15% a.a.)
  • Internet das Coisas: R$ 37,5 bi (14% a.a.)
  • Outras tecnologias: R$ 9,5 vi (10% a.a.)

PITCH DA VALEON – RESUMO

Saudações da Valeon

Sou Moysés Peruhype Carlech CEO da Startup Valeon

Nossa Empresa: WML COMERCIAL DE INFORMÁTICA E ELETRÔNICOS LTDA.

A Startup Valeon é uma empresa desenvolvedora de soluções de Tecnologia da Informação com foco em divulgação empresarial e o nosso principal produto é a nossa Plataforma Comercial cujo site é um Marketplace.

Além do visual atrativo, bom Mídia Kit, participação do site em todas redes sociais, aplicativo Android “valeon” e métricas diárias e mensais, temos usado cada vez a tecnologia a nosso favor para nos aproximarmos das empresas, antecipar tendências e inovar sempre. Precisamos sempre estarmos em evolução para fazermos a diferença e estarmos sempre um passo à frente.

1 – IDEIA DO SITE

Iniciamos a nossa Startup Valeon durante um curso de Aceleração no SEBRAE- MG e a partir daí estamos trabalhando com uma ideia de projeto diferente, repetitivo e escalável e no início em condições extremas de incerteza.

O nosso produto que é uma Plataforma Comercial Marketplace site Valeon, foi pensada para atender os interesses dos clientes e para satisfazer uma necessidade específica deles para gerar negócios com as seguintes vantagens:

  • Gera maior visibilidade da sua marca;
  • É um investimento de baixo custo com alta capacidade de retorno;
  • Maior chance de conquistar novos clientes;
  • Aumenta a eficiência da sua equipe de marketing;
  • Serve como portfólio para todos os seus produtos e serviços;
  • Quando combinado com SEO atrai mais clientes;
  • É uma forma de seus clientes te encontrarem online.
  • Venda de produtos e serviços 24h por dia

2 – POTENCIAL INOVADOR

Temos um layout bonito, desenho Think moderno e um Product Fit bem aceito e adequado ao mercado consumidor, com objetivos claros e alinhados com uma carga de inovação e estratégias para conquistar o mercado.

Diferimos dos outros marketplaces pela inclusão de outros atrativos que não sejam só os produtos e promoções, utilizamos os seguintes artifícios para atrair os consumidores como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no shopping, ofertas de produtos de Lojas, Veículos e Supermercados, Notícias locais do Brasil e do Mundo, Rádios,  Músicas e Gossip.

3 – ESTÁGIOS DE VALIDAÇÃO DA IDEIA

A Startup Valeon já passou pelos três estágios a saber:

1º Estágio – A própria ideia do negócio

2º Estágio – Teste de Solução da proposta

3º Estágio – Teste do Produto que é o site da Valeon que passou por vários processos durante os quatro anos de sua existência, com muitos ajustes e modificações, reorganização interna por várias vezes do layout e esses momentos de dificuldades nos levou a fases de grande aprendizado e juntamos todos os ingredientes para nos levar para um futuro promissor.

4 – POTENCIAL DE MERCADO

Fizemos um estudo profundo do Mercado do Vale do Aço para melhor posicionar a nossa marca Valeon junto às empresas e consumidores.

Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social e o nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.

Consultando o nosso Mídia Kit verificamos que a região do Vale do Aço possui 27 Municípios e os 4 Municípios mais importantes têm 806 km² e uma população de +500 mil habitantes. – (Figuras)

O Potencial do Mercado Consumidor do Vale do aço é estimado em R$ 13 Bilhões.

O Potencial de Mercado no seu eixo logístico é aproximadamente 50% do Potencial de Negócios do País (R$ 13,093 bilhões) – (Figuras).

5 – ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO

A Startup Valeon passou pelos estágios de desenvolvimento, introdução e se encontra no estágio de crescimento.

A mídia, as empresas e os consumidores já têm conhecimento da existência do site e o número de acessos tem aumentado consideravelmente e estamos chegando próximo de 235.000 visitantes.

Estratégias para o crescimento da nossa empresa:

  1. Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
  2. Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
  3. Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
  4. Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
  5. Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.

6 – KNOW-HOW DOS EMPREENDEDORES

Temos a plena consciência que o nosso Know-How está relacionado com inovação, habilidade e eficiência na execução de modificações e atualizações do site e no atendimento aos clientes.

Somos muito Profissionais, temos Experiência para resolver as necessidades dos nossos clientes, temos Gestão Estratégica, temos o conhecimento e soluções estratégicas para as constantes mudanças do mercado e aproveitamento de Oportunidades do Mercado para o lançamento da Plataforma Comercial Valeon.

7 – EQUIPE DE TRABALHO

Moysés Peruhype Carlech – Engº. Mecânico e Professor

André Henrique Freitas Andrade – Programador e Web Designe

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

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