Claudia Galvão, CEO da Noar Brasil
8 de março – Dia Internacional da Mulher
No dia 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher, uma oportunidade para refletir sobre os avanços, desafios e conquistas das mulheres em diversas áreas. Embora pesquisas indiquem a eficácia das mulheres à frente de negócios, a participação feminina em cargos de liderança, especialmente em empresas de capital aberto, ainda avança lentamente. Segundo o Índice de Igualdade de Gênero 2023 da Bloomberg, apenas 8% dos CEOs são mulheres, evidenciando um crescimento de 1% em relação à edição anterior.
No campo tecnológico não é diferente. O cenário atual da tecnologia é predominantemente masculino, mas há uma nota positiva nos dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED): nos últimos cinco anos (2015-2022), a participação feminina no setor de tecnologia aumentou 60%. No entanto, apesar desse crescimento, as mulheres representam apenas 12,3% dos cargos no mercado tecnológico, enquanto os homens compõem 83,3%.
Nesse contexto, quantas vezes você se perguntou: “quem teve a brilhante ideia de inventar isso?”. Agora, quantas vezes você soube que algumas das invenções mais importantes da história da humanidade tinham mulheres por trás dessas criações?
Com inúmeros exemplos inspiradores de mulheres inventoras na história da humanidade, gostaria de apresentar a trajetória da Claudia Galvão, CEO da Noar Brasil, uma startup do universo da tecnologia e inovação, criadora e pioneira do tecnologia do cheiro digital no mundo.
Claudia Galvão, CEO da Noar Brasil, é renomada por sua contribuição pioneira na produção de microcápsulas de fragrâncias para catálogos impressos de cosméticos no Brasil. Sabe aquelas revistas da Avon que você raspa e sai cheiro? Claudia Galvão que desenvolveu essa tecnologia para as revistas. Em 2016, visualizando as mudanças do mercado e a queda de produção de materiais impressos, ela revolucionou o mercado ao lançar a tecnologia do cheiro digital, patenteada mundialmente até 2038, ganhando essa corrida entre as maiores empresas de tecnologia do mundo.
A tecnologia desenvolvida por ela está atualmente em 28 países e revolucionou as possibilidades de aplicação de testes olfativos. Com o tablet que sai cheiro – invenção única da Noar Brasil – é possível testar e cruzar informações para fomentar pesquisas e desenvolver o primeiro banco de dados sobre o olfato do mundo, atualizado em tempo real.
Além dessa grande contribuição na área da saúde, a Claudia colocou o Metaverso no 4D. Nenhuma outra empresa como Apple, META e Samsung tem essa tecnologia. O dispositivo criado – único no mundo – permite vivenciar a realidade virtual com cheiro. Na COP 28, em Dubai, em parceira com um projeto do Programa de Meio Ambiente da ONU, ela lançou o dispositivo que sai cheiro com o filme “Amazônia Viva” 4D, um projeto da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais e direção do Estêvão Ciavatta. Durante 10 minutos, além de visitar a floresta, por meio da tecnologia do cheiro digital é possível sentir os cheiros da floresta amazônica e vivenciar algo ainda mais singular. Nessa obra, todos os cheiros foram escolhidos pela indígena e protagonista do filme, Raquel Tupinambá.
A trajetória da Claudia é lindíssima e muito inspiradora. Tenho certeza que uma entrevista proporcionará uma visão única sobre liderança feminina, inovação tecnológica e o papel das mulheres no mundo dos negócios, inspirando outras mulheres a trilharem caminhos inovadores no universo da tecnologia.
Contribuição para a Matéria:
Benefícios da tecnologia do Cheiro Digital na saúde olfativa: o Modernidade e Avanço: A tecnologia do cheiro digital é a mais avançada do mercado para testes de olfato.
o Rapidez e Praticidade: Resultados em menos de 5 minutos através de 20 perguntas simples.
o Estímulos Padronizados: Estímulos olfativos padronizados, com tempo de exposição controlada.
o Resultados Instantâneos: O tablet mostra os acertos e emite um prontuário no final.
o Custo Acessível: Tecnologia e qualidade ao alcance de todos.
Criações com o cheiro digital Inovadoras:
o Metaverso 4D: Tecnologia única criada por Claudia Galvão permite sentir cheiros no metaverso, criando experiências imersivas e realistas.
o ZapScent: Produto inovador que permite enviar emojis para disparar aromas, proporcionando interações sensoriais únicas.
o Projetos Sensoriais Olfativos: Noar Brasil desenvolve projetos sensoriais olfativos para lojas, eventos e instalações, elevando as experiências do consumidor.