Dema Oliveira –  Renomado especialista em expansão de negócios do Brasil

Em um mundo cada vez mais competitivo, o crescimento empresarial é o objetivo de todas as empresas, grandes ou pequenas. Dema Oliveira, renomado especialista em expansão de negócios do Brasil, compartilhou os segredos por trás dos sete modelos de crescimento empresarial que têm impulsionado o sucesso de grandes marcas como Tim, Claro, Unilever e Samsung.

Com décadas de experiência em abrir novos mercados e gerar bilhões em faturamento, Oliveira fundou a consultoria Goshen Land, dedicada a ajudar empresas a alcançar crescimento exponencial. Ele acredita que, com as estratégias certas, qualquer empresa pode transformar-se em um império corporativo.

 Expansão Horizontal: Novos Territórios

O primeiro modelo envolve abrir unidades adicionais do seu negócio em diferentes locais geográficos ou implementar um sistema de franquias. “Este modelo é particularmente eficaz para empresas com um modelo de negócio comprovado e replicável”, diz Dema. Por exemplo, uma lavanderia poderia abrir filiais em várias ruas ou bairros.

Crescimento Vertical: Aprimoramento Interno

Em vez de expandir horizontalmente, o crescimento vertical concentra-se em aprimorar e ampliar as operações existentes. “Isso pode envolver a adição de novos serviços ou a melhoria dos processos internos para aumentar a eficiência”, explica ele. Por exemplo, uma clínica médica pediátrica pode expandir suas ofertas de serviços, transformando-se em um hospital pediátrico completo.

Crescimento Vertical: Aprimoramento Interno

Em vez de expandir horizontalmente, o crescimento vertical concentra-se em aprimorar e ampliar as operações existentes. “Isso pode envolver a adição de novos serviços ou a melhoria dos processos internos para aumentar a eficiência”, explica ele. Por exemplo, uma clínica médica pediátrica pode expandir suas ofertas de serviços, transformando-se em um hospital pediátrico completo.

Diversificação de Produtos e Serviços

Ao invés de apenas aumentar as vendas de produtos existentes, as empresas podem expandir seu portfólio oferecendo novos produtos ou serviços relacionados. “A diversificação pode ajudar a empresa a atingir novos mercados e a reduzir a dependência de um único produto ou serviço”. Por exemplo, uma empresa de vasos decorativos pode começar a vender também mesas, cadeiras e outros itens de decoração.

Crescimento Exponencial através da Tecnologia

A tecnologia pode impulsionar o crescimento exponencial, permitindo que as empresas alcancem novos clientes de maneiras inovadoras. “A tecnologia está mudando a forma como fazemos negócios, e as empresas que se adaptam rapidamente a essas mudanças têm uma vantagem competitiva”. Um exemplo é o uso de aplicativos de entrega como o Zé Delivery pela Ambev, que permite vendas diretas ao consumidor, contornando intermediários como bares e restaurantes.

Aquisição de Concorrentes

Comprar ou adquirir empresas concorrentes é outra estratégia de crescimento eficaz. “A aquisição pode permitir que uma empresa aumente rapidamente sua participação de mercado e elimine a concorrência”, diz o especialista. Por exemplo, uma fábrica de copos pode adquirir uma empresa menor em um estado diferente para expandir sua presença regional.

Investimento de Capital Humano

O crescimento de uma empresa muitas vezes é limitado pela qualidade de sua equipe. Investir em recrutamento, retenção e desenvolvimento de talentos, bem como em práticas de governança corporativa, pode ser crucial para o sucesso a longo prazo. “As pessoas são o maior ativo de qualquer empresa, e investir nelas pode resultar em um retorno significativo”, afirma Dema.

Aprimoramento de Marketing e Vendas

Uma vez que o modelo de crescimento ideal tenha sido identificado, investir em estratégias de marketing e vendas pode ajudar a impulsionar o crescimento. Isso inclui melhorar os canais de venda, comunicações de marca e esforços de marketing para alcançar um público mais amplo. “Uma estratégia de marketing eficaz pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa”.

Estes são os sete pilares que impulsionam o crescimento das empresas. Dema Oliveira, responsável pela abertura de mais de 300 lojas da Samsung no Brasil, atualmente auxilia empresas a expandir seus negócios por meio da GoshenLand. Ele ressalta que o crescimento empresarial não ocorre por acaso, mas é o resultado de decisões estratégicas e ações intencionais. Quando bem compreendidas e implementadas, essas estratégias podem abrir novas oportunidades de expansão e promover um crescimento sustentável a longo prazo. Assim, com as estratégias adequadas, empresas de todos os portes têm o potencial de evoluir e se transformar em verdadeiros impérios corporativos.

O que é marketplace e por que investir nessa plataforma

ÚnicaPropaganda e Moysés Peruhype Carlech

Milhares de internautas utilizam o marketplace diariamente para fazer compras virtuais. Mas muitos ainda desconhecem seu conceito e como ele funciona na compra e venda de produtos.

Afinal, o que é marketplace?

O marketplace é um modelo de negócio online que pode ter seu funcionamento comparado ao de um shopping center.

Ao entrar em um shopping com a intenção de comprar um produto específico, você encontra dezenas de lojas, o que lhe permite pesquisar as opções e os preços disponibilizados por cada uma delas. Além de comprar o que você planejou inicialmente, também é possível consumir outros produtos, de diferentes lojas, marcas e segmentos.

Leve isso ao mundo virtual e você entenderá o conceito de marketplace: um lugar que reúne produtos de diversas lojas, marcas e segmentos. A diferença é que no ambiente virtual é mais fácil buscar produtos, e existe a facilidade de comprar todos eles com um pagamento unificado.

Os principais marketplaces do Brasil

A Amazon foi a primeira a popularizar esse modelo de negócio pelo mundo, e até hoje é a maior referência no assunto

No Brasil, o marketplace teve início em 2012. Quem tornou a plataforma mais conhecida foi a CNova, responsável pelas operações digitais da Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, entre outras lojas.

Hoje, alguns nomes conhecidos no marketplace B2C são: Americanas, Magazine Luiza, Netshoes, Shoptime, Submarino e Walmart. No modelo C2C, estão nomes como Mercado Livre e OLX. Conheça os resultados de algumas dessas e de outras lojas no comércio eletrônico brasileiro.

Aqui no Vale do Aço temos o marketplace da Startup Valeon que é uma Plataforma Comercial de divulgação de Empresas, Serviços e Profissionais Liberais que surgiu para revolucionar o comércio do Vale do Aço através de sua divulgação online.

Como escolher o marketplace ideal para sua loja

Para ingressar em um marketplace, é preciso cadastrar sua loja, definir os produtos que serão vendidos e iniciar a divulgação. Mas é fundamental levar em consideração alguns pontos importantes antes de decidir onde incluir sua marca:

Forma de cobrança: cada marketplace possui seu modelo de comissão sobre as vendas realizadas, que pode variar de 9,5% a 30%. O que determina isso é a menor ou maior visibilidade que o fornecedor atribuirá a seus produtos. Ou seja, o lojista que quer obter mais anúncios para seus produtos e as melhores posições em pesquisas pagará uma comissão maior.

Na Startup Valeon não cobramos comissão e sim uma pequena mensalidade para a divulgação de seus anúncios.

Público-alvo: ao definir onde cadastrar sua loja, é essencial identificar em quais marketplaces o seu público está mais presente.

Garantimos que na Valeon seu público alvo estará presente.

Concorrentes: avalie também quais são as lojas do mesmo segmento que já fazem parte da plataforma e se os seus produtos têm potencial para competir com os ofertados por elas.

Felizmente não temos concorrentes e disponibilizamos para você cliente e consumidores o melhor marketplace que possa existir.

Reputação: para um marketplace obter tráfego e melhorar seus resultados em vendas precisa contar com parceiros que cumpram suas promessas e atendam aos compradores conforme o esperado. Atrasos na entrega, produtos com qualidade inferior à prometida e atendimento ineficiente são fatores que afastam os usuários que costumam comprar naquele ambiente virtual. Ao ingressar em um marketplace, certifique-se de que a sua loja irá contribuir com a boa reputação da plataforma e pesquise as opiniões de compradores referentes às outras lojas já cadastradas.

Temos uma ótima reputação junto ao mercado e consumidores devido a seriedade que conduzimos o nosso negócio.

Vantagens do marketplace

A plataforma da Valeon oferece vantagens para todos os envolvidos no comércio eletrônico. Confira abaixo algumas delas.

Para o consumidor

Encontrar produtos de diversos segmentos e preços competitivos em um único ambiente;

Efetuar o pagamento pelos produtos de diferentes lojistas em uma única transação.

Para o lojista

Ingressar em um comércio eletrônico bem visitado e com credibilidade, o que eleva a visibilidade de seus produtos;

Fazer parte de uma estrutura completa de atendimento e operação de vendas com um menor investimento, considerando que não será necessário pagar um custo fixo básico, como aconteceria no caso de investir na abertura de uma loja física ou online.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Para o Marketplace

Dispor de uma ampla variedade de produtos em sua vitrine virtual, atraindo ainda mais visitantes;

Conquistar credibilidade ao ser reconhecido como um e-commerce que reúne os produtos que os consumidores buscam, o que contribui até mesmo para fidelizar clientes.

Temos nos dedicado com muito afinco em melhorar e proporcionar aos que visitam o Site uma boa avaliação do nosso canal procurando captar e entender o comportamento dos consumidores o que nos ajuda a incrementar as melhorias e campanhas de marketing que realizamos.

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By valeon