Hugo Godinho – CEO da Dialog, HR Tech líder em Comunicação Interna e engajamento no Brasil.
A eficiência da Comunicação Interna em uma organização está intrinsecamente ligada ao envolvimento ativo das lideranças no processo. Sendo uma ferramenta essencial para promover a transparência, alinhar objetivos, repassar valores e fortalecer o senso de pertencimento dos colaboradores, a Comunicação Interna só consegue atingir seu verdadeiro potencial quando conta com o apoio de lideranças atentas e dispostas a se envolver no fluxo da mensagem.
Isso significa que os líderes devem atuar não apenas como transmissores da informação, mas também como catalisadores do diálogo, ouvindo as contribuições dos colaboradores, transmitindo segurança e agindo como um importante elo entre a equipe e o restante da organização. Quando os líderes se tornam agentes comunicadores, é possível aumentar a credibilidade das mensagens e valorizar, na cultura organizacional, a transparência e a colaboração.
Um líder comunicador não é apenas alguém que sabe se comunicar. Ele é, também, um exemplo a ser seguido pelo restante do time. Além de inspirar comportamentos, posturas e boas práticas, essa liderança é capaz de fortalecer a cultura da empresa e impulsionar a performance individual, influenciando os colaboradores no que diz respeito ao engajamento no ambiente de trabalho.
Quando participa ativamente da construção da Comunicação Interna, essa liderança auxilia a área a desenvolver os projetos necessários e se mostra presente no dia a dia dos liderados. Isso cria um ambiente favorável e propício em termos de desempenho e inovação. Afinal, quando as pessoas se sentem acolhidas, ouvidas e valorizadas no trabalho, elas se sentem mais engajadas e motivadas em suas funções – o que, é claro, contribui muito para a retenção de talentos.
Recentemente, a Aberje e a Ação Integrada divulgaram um relatório que aponta o seguinte: para 64% dos profissionais de Comunicação Interna, engajar lideranças como comunicadores é o principal desafio em 2024. Já é o oitavo ano consecutivo que esse objetivo lidera o ranking. Esse número mostra a urgência de identificar meios para investir no desenvolvimento desses profissionais.
Formar um líder comunicador nunca é fácil, principalmente porque precisamos entender e reconhecer as particularidades e os contextos de cada um. No entanto, se eu pudesse dar três dicas iniciais, diria para a área de Comunicação Interna começar essa jornada de desenvolvimento a partir destes passos:
1. Mostre o potencial estratégico da Comunicação Interna:
Entender que a Comunicação Interna, quando estratégica e bem feita, pode ajudar as empresas a conquistar melhores resultados é a etapa número um dessa mudança de mentalidade e comportamento. Quando um líder compreende que se comunicar bem com a sua equipe é fundamental para que o time performe melhor, o desenvolvimento dessa habilidade comunicacional recebe o estímulo necessário. Além disso, empresas que contam com uma ferramenta de Comunicação Interna eficiente, como a Dialog, têm mais facilidade e recursos para mostrar o potencial estratégico da área.
2. Organize treinamentos e workshops
A comunicação é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada. Por isso, se a sua empresa enfrenta o desafio de engajar as lideranças nesse processo, realize treinamentos específicos sobre o tema para apoiar esse grupo no decorrer do caminho. Ter acesso ao porquê das coisas e ao como fazer é um grande diferencial nesse processo de formação.
3. Ofereça meios para o líder atuar como um comunicador
Seja em empresas que atuam de forma presencial ou naquelas que são estruturadas no modelo remoto, o contato da liderança com o time deve fazer parte da rotina. Nesse sentido, para garantir uma experiência digital contínua e alinhada, contar com um canal de comunicação que traga protagonismo ao líder contribui muito para o despertar de sua voz ativa. Uma plataforma de Comunicação Interna inteligente, como a Dialog, traz insights acionáveis para enriquecer a conexão entre a liderança e o liderado.
É claro que essa transformação de um líder para um agente comunicador não acontece de uma hora para outra. Esse é um processo que precisa ser muito bem estruturado e contar com o apoio de diferentes áreas, como a de Comunicação Interna e a de Recursos Humanos. Porém, apesar de trabalhosa, essa jornada de desenvolvimento é benéfica e necessária para o sucesso do negócio.
A Startup Valeon reinventa o seu negócio
Enquanto a luta por preservar vidas continua à toda, empreendedores e gestores de diferentes áreas buscam formas de reinventar seus negócios para mitigar o impacto econômico da pandemia.
São momentos como este, que nos forçam a parar e repensar os negócios, são oportunidades para revermos o foco das nossas atividades.
Os negócios certamente devem estar atentos ao comportamento das pessoas. São esses comportamentos que ditam novas tendências de consumo e, por consequência, apontam caminhos para que as empresas possam se adaptar. Algumas tendências que já vinham impactando os negócios foram aceleradas, como a presença da tecnologia como forma de vender e se relacionar com clientes, a busca do cliente por comodidade, personalização e canais diferenciados para acessar os produtos e serviços.
Com a queda na movimentação de consumidores e a ascensão do comércio pela internet, a solução para retomar as vendas nos comércios passa pelo digital.
Para ajudar as vendas nos comércios a migrar a operação mais rapidamente para o digital, lançamos a Plataforma Comercial Valeon. Ela é uma plataforma de vendas para centros comerciais que permite conectar diretamente lojistas a consumidores por meio de um marketplace exclusivo para o seu comércio.
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Nossa Plataforma Comercial é dividida basicamente em página principal, páginas cidade e página empresas além de outras informações importantes como: notícias, ofertas, propagandas de supermercados e veículos e conexão com os sites das empresas, um mix de informações bem completo para a nossa região do Vale do Aço.
Destacamos também, que o nosso site: https://valedoacoonline.com.br/ já foi visto até o momento por mais de 250.000 pessoas e o outro site Valeon notícias: https://valeonnoticias.com.br/ também tem sido visto por mais de 5.800.000 de pessoas, valores significativos de audiência para uma iniciativa de apenas três anos. Todos esses sites contêm propagandas e divulgações preferenciais para a sua empresa.
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