3 lições de inteligência emocional de Andy Jassy, CEO da Amazon
Andy Jassy – CEO da Amazon – Redação StartSe
Tomar boas decisões é desafiador, especialmente para líderes. O CEO da Amazon, Andy Jassy, compartilhou suas experiências em uma entrevista recente, revelando como foi difícil aceitar a proposta de Jeff Bezos para sucedê-lo.
Boas decisões não são fáceis. Essa é a lição que o CEO da Amazon, Andy Jassy, compartilhou em uma entrevista recente com o CEO do LinkedIn, Ryan Roslansky. Mas não foi a única.
Quando o fundador da Amazon, Jeff Bezos, abordou Jassy, em 2021, com a ideia de se tornar seu sucessor como CEO da empresa, Jassy revelou que não foi uma decisão fácil, segundo a Inc Magazine.
Ele estava confortável em sua função, gerenciando áreas importantes como a AWS (Amazon Web Services), divisão de computação em nuvem da empresa. No entanto, a proposta de Bezos significava assumir uma responsabilidade imensa.
“Eu realmente não estava pensando nesse papel”, disse Jassy. “Fiquei surpreso e lisonjeado e disse, bem, se estiver tudo bem, gostaria de conversar com minha esposa sobre isso.”
Antes de aceitar a posição, Jassy quis falar com a pessoa que mais importava para ele. Isso é uma lição de inteligência emocional. Durante o jantar de terça-feira à noite – seu encontro semanal – ele e sua esposa discutiram a oferta, explorando as implicações e os sentimentos envolvidos.
E o que você pode aprender com o executivo?
1 – Tire um tempo para pensar
“Anos atrás, recebi um conselho valioso que nunca esqueci: ‘Nunca tome uma decisão permanente com base em uma emoção temporária’”, cona ele.
Em momentos de alta pressão, nossas emoções podem nos dominar, levando a decisões precipitadas. No entanto, ao pedir tempo para considerar cuidadosamente uma decisão ou conversar com uma pessoa de confiança, como fez Jassy, você desacelera o processo.
Isso permite que outras partes do cérebro, como o lobo frontal, associado à cognição e à capacidade de raciocínio superior, entrem em ação. Além disso, cria uma oportunidade para obter ajuda na tomada da melhor decisão possível.
2 – Converse com alguém em quem você confia
É difícil ter uma visão clara quando estamos no meio de uma situação emocional. Um bom treinador, mentor ou conselheiro pode fornecer uma perspectiva valiosa, ajudando a pensar nos detalhes e nuances de uma decisão.
Jassy encontrou esse suporte em sua esposa, que o aconselha em todas as áreas da vida. Mas você não precisa ser casado para ter um bom conselheiro. Um colega, ex-professor, amigo próximo ou membro da família também podem desempenhar esse papel. O segredo é que essa pessoa esteja disponível para ouvir e falar livremente.
3 – Faça as perguntas certas
A esposa de Jassy o ajudou a raciocinar fazendo perguntas profundas. Isso o levou a refletir sobre seus motivos e a avaliar os riscos. Se alguém busca seu conselho, boas perguntas são essenciais para ajudar a pessoa a tomar uma decisão informada, conectando razão e emoção.
Considere perguntas como:
– O que você realmente quer? Por que você quer isso?
– Como você se sente em relação às coisas agora? Se você mudar, como se sentirá no futuro?
– Tem certeza?
Respostas a essas perguntas ajudarão a tomar decisões com confiança.
Por que importa?
Se quiser tomar decisões melhores, siga o exemplo de Andy Jassy: tire um tempo para pensar, converse com alguém em quem confia e faça as perguntas certas. Essas práticas ajudarão a tomar decisões das quais você se orgulhará, reduzindo arrependimentos e fazendo com que as emoções trabalhem a seu favor, em vez de contra você.
Tomar boas decisões é desafiador, especialmente para líderes. O CEO da Amazon, Andy Jassy, compartilhou suas experiências em uma entrevista recente, revelando como foi difícil aceitar a proposta de Jeff Bezos para sucedê-lo.
O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?
Moysés Peruhype Carlech
Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas dessa cidade no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.
Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?
Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no seu domicílio? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?
Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelos Bairros e Centros da Cidade, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.
A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos shoppings centers, bairros e centros da cidade, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.
É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente. Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.
Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer”. – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.
O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.
Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.
Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.
Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.
Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.
Aproveite essa oportunidade para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.
Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297