Maria Eduarda Oliveira Cortez

A inovação e a criatividade, quando incentivadas e cultivadas nas organizações, impactam positivamente na produtividade, na motivação dos colaboradores e na gestão eficiente de projetos. 

No universo corporativo, muito se fala em aprimorar habilidades técnicas, como o conhecimento em tecnologia e administração, mas o funcionamento de uma empresa demanda muito mais, especialmente competências humanas, como a criatividade e o perfil inovador. 

Com estas duas características, o ambiente corporativo ganha profissionais motivados, que motivam, a partir de processos criativos, dinâmicos e inovadores, capazes de transformar a rotina da empresa com processos otimizados e diferenciais, destacando-a em seja qual for seu setor.

Para entender como funciona a criação de um espaço criativo e inventivo e moderno, e quais os benefícios de uma organização repleta de colaboradores visionários, continue a leitura e fique até o final! 

Importância da inovação no ambiente corporativo 

Já imaginou se a Apple somente produzisse os seus primeiros modelos de smartphones até hoje? Seus consumidores não teriam acesso às melhores câmeras do mercado, e tampouco aos seus outros best-sellers, como os AirPods, o MacBook, iPad e Apple Watch. 

Sem a inovação, a marca não seria reconhecida por produtos revolucionários, os quais embasam os lançamentos de todas as outras marcas do ramo de tecnologia, afinal, a Apple é a referência para a criação de produtos das marcas do mesmo setor. 

Inovação x mundo corporativo 


No mundo corporativo, os profissionais devem priorizar a inovação para manter a empresa em destaque e em constante crescimento e atualização às novas demandas do mercado e do público-alvo. 

A mente inovadora da equipe cria diferenciais para a empresa, os mesmos que ficam na memória do cliente, aumentam sua a confiança deles e colocam-na na frente de seus concorrentes no que diz respeito à competitividade. 

A mesmice, por outro lado, não é nada atrativa aos olhos da clientela e faz com que a empresa seja vista como ultrapassada, não se sustentando a longo prazo devido à falta de inovação, atualização e atração. 

Criatividade: como implementar a inovação entre os colaboradores da empresa

A criatividade, por sua vez, é a característica que possibilita a inovação. Sem ela, não há ambiente inovador, porque o conceito de inventividade se faz a partir de geração de ideias, originalidade, imaginação e capacidade criativa. 

Voltando ao exemplo da Apple, seria como se os funcionários da empresa tivessem que criar produtos revolucionários sem poderem abusar de suas capacidades criativas e fossem obrigados a pensar sempre dentro da caixa. 

Consegue perceber como a inovação não é possível sem a criatividade? Então, agora, apresentamos como formar mentes criativas no ambiente profissional.  

Estabelecer ambientes de trabalho flexíveis 

Um ambiente de trabalho flexível inclui opções de trabalho remoto, horários flexíveis, e espaços de trabalho que se adaptam às necessidades dos funcionários, como áreas de descanso, salas de entretenimento e áreas comuns de interação entre os colaboradores. 

E não se engane! A flexibilização não tem a ver com a falta de profissionalismo e de compromisso com o trabalho, mas, sim, está ligada a manter os trabalhadores confortável, autônomo e produtivo, sem perder a formalidade do ambiente de trabalho. 

Assim, eles encontram seus próprios ritmos e condições ideais para pensar de maneira inovadora, pois com a flexibilidade promove a redução do estresse, aumenta a satisfação, a produtividade, o engajamento e possibilita o surgimento de novas ideias. 

Programas de incentivo à criatividade 

Outra maneira prática de incentivo à criatividade se dá por meio de iniciativas que motivam os funcionários a pensar com originalidade e propor novas ideias. Neste caso, os gestores podem incluir na rotina da empresa: 

  • competições internas de inovação;
  • prêmios para as melhores ideias;
  • tempo dedicado exclusivamente para projetos criativos;
  • reuniões colaborativas e democráticas de brainstorming;
  • distribuição de vales relacionados à cultura e ao mundo corporativo (workshops e palestras do setor da empresa, por exemplo).  

As práticas acima, além de reconhecer e recompensar a criatividade, motivam os profissionais e exercitam a criatividade, que vale lembrar: não é um dom, mas um aspecto passível de ser cultivado e aflorado.

Workshops e treinamentos criativos 

Workshops e treinamentos permitem desenvolver a capacidade criativa dos funcionários, pois como citamos, a criatividade não é um dom e pode ser desenvolvida a partir de determinadas práticas como: 

  • sessões de design thinking;
  • brainstorming estruturado;
  • jogos que estimulam o pensamento criativo;
  • técnicas de resolução de problemas e métodos de geração de ideias.

Essas ações, em específico, aprimoram as competências individuais, mas também promovem a colaboração, a interatividade, a união, a parceria e a troca de ideias entre os membros da empresa.

Benefícios da inovação e criatividade para a empresa 

Ao conhecer um pouco mais sobre a inovação e a criatividade no meio corporativo, esclarecemos sobre os seus benefícios, afinal, eles são os reais objetivos dos gestores, não é mesmo? Então, conheça alguns deles: 

  • vantagem competitiva: as instituições se destacam dos concorrentes com seus produtos ou serviços inovadores; 
  • adaptação às mudanças: resposta mais rápida às eventuais mudanças de mercado, comportamento e preferências do público;
  • satisfação do cliente: ao responder melhor às necessidades dos clientes, eles tornam-se mais satisfeitos; 
  • melhoria da eficiência: processos inovadores resultam em melhorias operacionais e sistemas mais ágeis e otimizados;
  • melhoria da cultura organizacional: uma cultura de inovação motiva os funcionários, os tornam mais produtivos, mais engajados, mais colaborativos, participativos e satisfeitos;
  • aumento do crescimento e expansão: empresas inovadoras, por todas as razões acima, aumentam as possibilidades de crescimento e expansão, desde a exploração de novos mercados ao desenvolvimento de novas linhas de produtos e cartela de serviços. 

Gestão de projetos 

Agestão de projetos correta pode beneficiar da integração de práticas inovadoras e criativas, como as metodologias ágeis, o brainstorming e outras técnicas que facilitam a gestão eficaz de projetos inovadores. 

Cada um dos aspectos abordados até aqui, especialmente os de implementação de inovação e criatividade, são tratados em qualificações de gestão de projetos voltados às metodologias ágeis, as práticas mais atuais do setor corporativo.  

Isso porque, as práticas ágeis atrelam tecnologia à flexibilização, atualização, agilidade e otimização de processos e entrega de valor frequente ao cliente em todas as fases do projeto. 

UM MARKETPLACE DIGITAL IGUAL AO DA STARTUP VALEON PODE AJUDAR QUALQUER NEGÓCIO?

Moysés Peruhype Carlech e Fernanda – Jet.

Sim e podemos ajudar muito a alavancar as suas vendas e tornar a sua empresa mais competitiva no mercado se forem utilizados os serviços da Startup Valeon e temos a certeza que vamos melhorar o seu posicionamento digital e utilizando uma boa estratégia comercial podemos trazer retorno financeiro para a grande maioria dos negócios das empresas da nossa região do Vale do Aço, afinal de contas, já atingimos a marca de mais de 300.000 acessos.

O sucesso do modelo dos marketplaces está expresso nos números registrados no último ano: o crescimento em 2020 chegou a 52%, acima dos 41% do segmento de e-commerce.

Essas informações foram apuradas pela E-bit/Nielsen, que também indica que o total de pedidos do marketplace chegou a 148,6 milhões, um crescimento de 38% em relação a 2019, o que resultou em um faturamento de R$ 73, 2 bilhões para o segmento.

A atenção recebida pelos “shoppings virtuais” tem razão de ser. São gerenciados por empresas que arcam com a parte operacional e, com isso, as lojas cadastradas podem se dedicar ao cuidado de suas páginas e às ofertas de produtos.

Para quem tem um e-commerce, os marketplaces devem ser vistos como uma oportunidade reforçar as estratégias de vendas.

Outro fator importante é a possibilidade de ampliar seus pontos de interação com o cliente, o que atende ao comportamento omnichannel do público.

Porém, para aproveitar melhor as possibilidades, é importante que você saiba quais são as vantagens do marketplace e como ele pode auxiliar o desenvolvimento do seu negócio.

1- Otimização dos recursos

A estruturação de um e-commerce não é simples. E, por mais que você faça tudo certo, os resultados precisam de tempo para serem consolidados.

Ao integrar a sua loja a um marketplace, esse processo é facilitado. Ao mesmo tempo em que trabalha para fortalecer a sua marca, o lojista tem como expor seus produtos num canal que já conta com uma audiência significativa.

Basta que o lojista negocie e pague a mensalidade do marketplace para que possa começar a negociar seus produtos ou serviços. Além disso, essas operações oferecem expertise, tráfego, visitação e mídia para que seus parceiros possam desenvolver seus negócios.

2- Alcance de clientes

Desenvolver uma loja virtual própria e recorrer às redes sociais para divulgar produtos ou serviços requer um trabalho de divulgação para alcançar um número maior de clientes.

Com o marketplace, esse trabalho ganha ainda mais abrangência e, com isso, é possível gerar um fluxo maior de consumidores, uma vez que há modelos próprios de divulgação, o que acaba favorecendo as empresas que o integram.

Além disso, esses “shoppings virtuais” , como o da Startup Valeon, não divide os custos de marketing  com os seus parceiros custeando ele próprio o processo de aquisição de clientes nas redes sociais.

3- Volume de dados

Os marketplaces têm o costume de oferecer aos seus parceiros diversos dados sobre as suas vendas e seus desempenhos dentro da plataforma e faz métricas diárias das consultas dos seus clientes.

Essas informações são bastante estratégicas para qualquer empresário que deseje desenvolver o seu comércio online e melhorar o seu desempenho na internet.

Isso porque conseguem planejar suas ações, promoções e precificar produtos e serviços com mais eficiência, o que aumenta as chances de converter os visitantes do marketplace em seus clientes.

4- Integração com outras ferramentas

Muitos empresários podem acreditar que ao entrar para um marketplace não poderá usar suas ferramentas digitais favoritas: CRMs, software de preços ou inventários.

Porém, não existe essa limitação e as empresas podem seguir usando seus mecanismos de otimização de resultados.

É possível explorar tantos as informações fornecidas pelos marketplaces quanto os dados gerados pelos seus mecanismos de gestão e controle, o que pode fortalecer ainda mais suas estratégias online.

5- Aumento de vendas

Com uma estrutura corretamente desenvolvida, processos de divulgação bem construídos e apoio aos parceiros, os marketplaces conseguem atrair um bom volume de visitantes para o seu site.

Quanto maior a exposição de produtos ou serviços, maior são as chances de aumentar as suas vendas. É preciso apenas que as lojas online saibam trabalhar seus produtos ou serviços na internet e convencer os consumidores de que conta com as melhores mercadorias e preços.

6- Diversificação de público

Com um número maior de pessoas tendo contato com seus produtos ou serviços, há possibilidade que alcance consumidores que, em um primeiro momento, não conseguiria atingir.

Isso contribui para a diversificação do seu público-alvo e faça com que a sua base de clientes possa crescer.

Isso favorece não apenas as suas vendas, mas também estimula os lojistas a buscarem novos produtos ou desenvolverem novos serviços para atender a sua nova demanda.

Esse processo é essencial para que as empresas ganhem mercado e busquem constantemente o seu desenvolvimento.

Agora que você já sabe quais as vantagens do marketplace, que tal descobrir como eles podem auxiliar no crescimento dos pequenos negócios?

Marketplace e o crescimento das empresas

Construir um modelo próprio de venda online é um desafio para as empresas, porém pode ser bastante recompensador.

Em 2020, o setor teve um crescimento de 41% se comparado com o ano anterior e a expectativa é de que siga alcançando bons resultados em 2022, até em razão da aceleração do processo de transformação digital.

Dessa forma, com um trabalho bem-feito, as empresas podem conquistar boa margem de lucro com o comércio eletrônico. Afinal, o perfil do consumidor tem mudado e ficado aberto às compras online.

Mas, para isso, é necessário utilizar um site como a da Startup Valeon que ofereça boa experiência para os consumidores e conte com estrutura logística e capacidade de estoque para dar conta do trabalho.

O marketplace é uma opção que pode potencializar ainda mais um comércio eletrônico, pois conta com um modelo de negócio estruturado e testado.

Assim, empresas de qualquer setor conseguem melhorar o desempenho de seus e-commerces ao estabelecer mais um canal de divulgação e venda.

Para aproveitar melhor as oportunidades, é importante contar com as ferramentas adequadas para fazer a gestão da operação.

Exemplo disso é a plataforma comercial da Startup Valeon, que tem suas páginas desenvolvidas justamente para conectar a sua loja aos principais consumidores do mercado.

Com isso, além de ter todo o suporte necessário para destacar seus produtos na internet, o lojista tem como gerenciar todo o universo envolvido com as suas vendas online, seja na loja própria ou no marketplace.

Num único local, por exemplo, pode fazer a gestão de estoque, o que evita a perda de clientes pela falta do produto. O e-commerce é uma modalidade de negócio que deve seguir ganhando espaço e conquistando novos clientes. O empresariado deve ficar atento a esse mercado e aproveitar as vantagens do marketplace para aumentar a sua presença online e ter acesso facilitado a uma base sólida de usuários.

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