Por Ligia Fujimoto – Diretora de Marketing da Objective

Como a inovação tecnológica pode transformar as operações de marketing ao superar barreiras técnicas e integrar IA de forma estratégica para maximizar a produtividade, a eficiência e o retorno sobre o investimento

A inteligência artificial (IA) está redefinindo o panorama tecnológico, promovendo inovações que eram inimagináveis há alguns anos. Segundo o estudo Global AI Adoption Index, apenas no Brasil, 41% das empresas já implementaram ativamente Inteligência Artificial em suas operações.

Em questões financeiras, a expectativa é que o mercado de Inteligência Artificial cresça a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 31,22% nos próximos cinco anos, indicando uma expansão na adoção dessa tecnologia em vários setores, principalmente nas áreas de marketing. Ou seja, equipes de marketing que adotarem tecnologias de IA e automação desde já vão sair na frente, não apenas revolucionando a maneira de se comunicarem e interagirem com seus consumidores, mas com alto ganho de produtividade e melhor retenção de talentos.

No entanto, apesar desse potencial transformador, grande parte das equipes de marketing estão usando a GenAI apenas para algumas tarefas operacionais, como geração de conteúdos e criativos. Para ter ganhos ainda maiores de produtividade e otimização do trabalho, é necessário ir além e aprofundar o uso, através de automações e integrações entre diversos sistemas, possibilitando extrair o máximo das diversas ferramentas já utilizadas e direcionar o time para tarefas mais estratégicas.

Entretanto, implementar essas soluções de IA em marketing apresenta uma série de desafios que os profissionais precisam enfrentar para obter sucesso, desde a falta de conhecimento técnico, preocupações com segurança e a dificuldade em integrar a GenAI nos processos e ferramentas, até desafios com estratégias de marketing e medir o retorno sobre o investimento (ROI).

Baseado no mesmo estudo Global AI Adoption Index, 17% das empresas apontam ter habilidades de IA limitadas e falta de conhecimento e/ou experiência. A implementação eficaz de IA requer competências específicas que podem estar fora do escopo das habilidades tradicionais de marketing.

Para uma implementação bem-sucedida de IA em marketing, é importante encarar os desafios com uma estratégia bem definida, que inclui a garantia de dados de alta qualidade, a medição precisa do ROI, a integração adequada com sistemas existentes, a proteção da privacidade dos dados e o investimento em habilidades e treinamento da equipe. Além disso, manter-se atualizado com as tendências e tecnologias emergentes é essencial para aproveitar ao máximo as capacidades da GenAI.

Para isso, investir em empresas experts em tecnologia e inovação é a melhor alternativa para apoiar empresas que querem surfar nessa onda com a garantia de utilizar plenamente o potencial da IA com segurança, alinhada às políticas de TI e obter o real retorno, que vai desde ganhos de produtividade, redução de custos, até inovações.

Algumas dessas empresas, oferecem soluções que apoiam os gestores a reduzirem os riscos de investimentos garantindo ROI positivo, como o caso a solução AI Labs da Objective, que atua tanto na definição da estratégia de aplicação da IA, identificando processos e experiências que podem oferecer maior ganho com menores riscos, até a criação e implantação de plataformas com GenIA personalizadas e consumidas no modelo SaaS.

Caso de aplicação com AI Labs

Entre tantas possibilidades e desafios da área de marketing, a Objective, empresa especializada em experiências digitais, oferece o AI Labs, um laboratório de inovação focado em desenvolver e prototipar soluções de IA que são tão seguras quanto eficientes.

A união do conhecimento técnico em mais de 28 anos de atuação em desenvolvimento de sistemas e o entendimento consolidado de negócios, com mensuração de ROI e definição de metas claras, direciona os projetos da Objective para um desenvolvimento de soluções personalizadas e alinhadas à estratégia corporativa, com diferentes modelos de contratação.

Os casos de aplicação vão desde especialistas digitais de conteúdo, que envolve automações para SEO, com organização de banco de dados e sugestão de melhorias baseadas nos critérios de SEO onpage até sugestão de novos conteúdos e traduções automatizadas em diversos idiomas com alta qualidade e velocidade.

Além disso, em conjunto com plataformas de experiências digitais (DXP), existem inúmeras possibilidades voltadas à experiência dos consumidores, com sugestão de conteúdo para as páginas baseadas no comportamento dos consumidores ou otimizações voltadas para a conversão. Já do ponto de vista de atendimento ao cliente, os chatbots também ganharam um novo patamar, ainda mais inteligentes, tanto na captação de dados quanto na interação em si com respostas mais precisas e uma conversação natural.

Já, para os líderes de CX e atendimento, o desafio de ter pessoas bem treinadas e seguindo adequadamente os processos pode ser minimizado com o uso da GenAI para categorizar chamados e reclamações, avaliar sentimentos, direcionar próximos passos com base em processos bem estruturados e dados históricos, e ainda sugerir ou enviar diretamente as respostas aos clientes, reduzindo tempo de atendimento, elevando a performance de todo o time e melhorando a satisfação dos consumidores.

Esses são apenas alguns dos casos práticos. Para conhecer outros cases e saber mais sobre como destravar a IA Generativa na sua equipe de marketing, alcançando redução de custos, eficiência e produtividade, baixe agora o e-book Inteligência Artificial na prática e conheça o total impacto da IA quando utilizada de forma estratégica.

A Startup Valeon reinventa o seu negócio

Enquanto a luta por preservar vidas continua à toda, empreendedores e gestores de diferentes áreas buscam formas de reinventar seus negócios para mitigar o impacto econômico da pandemia.

São momentos como este, que nos forçam a parar e repensar os negócios, são oportunidades para revermos o foco das nossas atividades.

Os negócios certamente devem estar atentos ao comportamento das pessoas. São esses comportamentos que ditam novas tendências de consumo e, por consequência, apontam caminhos para que as empresas possam se adaptar. Algumas tendências que já vinham impactando os negócios foram aceleradas, como a presença da tecnologia como forma de vender e se relacionar com clientes, a busca do cliente por comodidade, personalização e canais diferenciados para acessar os produtos e serviços.

Com a queda na movimentação de consumidores e a ascensão do comércio pela internet, a solução para retomar as vendas nos comércios passa pelo digital.

Para ajudar as vendas nos comércios a migrar a operação mais rapidamente para o digital, lançamos a Plataforma Comercial Valeon. Ela é uma plataforma de vendas para centros comerciais que permite conectar diretamente lojistas a consumidores por meio de um marketplace exclusivo para o seu comércio.

Por um valor bastante acessível, é possível ter esse canal de vendas on-line com até mais de 300 lojas virtuais, em que cada uma poderá adicionar quantas ofertas e produtos quiser.

Nossa Plataforma Comercial é dividida basicamente em página principal, páginas cidade e página empresas além de outras informações importantes como: notícias, ofertas, propagandas de supermercados e veículos e conexão com os sites das empresas, um mix de informações bem completo para a nossa região do Vale do Aço.

Destacamos também, que o nosso site: https://valedoacoonline.com.br/ já foi visto até o momento por mais de 245.000 pessoas e o outro site Valeon notícias: https://valeonnoticias.com.br/ também tem sido visto por mais de 5.800.000 de pessoas, valores significativos de audiência para uma iniciativa de apenas três anos. Todos esses sites contêm propagandas e divulgações preferenciais para a sua empresa.

Temos a plena certeza que o site da Startup Valeon, por ser inédito, traz vantagens econômicas para a sua empresa e pode contar com a Startup Valeon que tem uma grande penetração no mercado consumidor da região capaz de alavancar as suas vendas.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

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