Cecília Barçante, gerente de Pessoas e Cultura da Refuturiza, ecossistema de Educação e Empregabilidade.

As relações interpessoais no ambiente corporativo podem diminuir o risco de burnout, aumentar a produtividade e impulsionar a carreira. Confira 10 dicas para se enturmar, ser mais feliz e motivado

Uma pessoa dedica, em média, 1/3 do seu dia ao trabalho, somando cerca de 90 mil horas ao longo da vida, conforme o livro “Felicidade no Trabalho”. Esse período é compartilhado com colegas e essas interações podem evoluir – ou não – para amizades, dependendo das afinidades e disponibilidade. A amizade no ambiente de trabalho é um tema que desperta diversas opiniões: enquanto alguns veem nela um fator motivador, outros a enxergam como uma possível fonte de conflitos e distrações. Mas afinal, a amizade no ambiente de trabalho ajuda ou atrapalha?

O recente estudo do Instituto Gallup aponta que ter pelo menos uma amizade no ambiente profissional impacta positivamente a produtividade, a motivação e a retenção no emprego, além de diminuir o estresse e o risco de burnout. Síndrome que acomete aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros, segundo dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), burnout é o esgotamento profissional reconhecido, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como doença ocupacional.

“Um dos principais benefícios trazidos pelas relações de amizade no trabalho é o aumento da motivação. Trabalhar ao lado de pessoas com quem temos afinidade pode tornar o ambiente mais agradável e menos estressante, resultando em maior satisfação e engajamento”, explica Cecília Barçante, gerente de Pessoas e Cultura da Refuturiza, ecossistema de Educação e Empregabilidade.

Além disso, amizades no trabalho podem melhorar a comunicação e a colaboração entre os membros da equipe, reduzindo os conflitos e aumentando a produtividade. “A confiança mútua facilita a troca de informações e o apoio nas tarefas diárias, promovendo um ambiente mais coeso e produtivo”, diz Cecília.

Estando inserido em um ambiente colaborativo e harmonioso, a chance de permanência do colaborador na empresa é maior, assim como o desenvolvimento de uma carreira de sucesso, como aponta pesquisa da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Tudo porque, motivado, bem-humorado, satisfeito e seguro, o desempenho do colaborador aumenta.

Embora as relações pessoais no ambiente de trabalho possam ser aliadas na promoção de um clima organizacional positivo e produtivo, é fundamental saber estabelecer limites para que não interfiram no desempenho profissional.

Como equilibrar amizade e profissionalismo

A distração é um dos principais pontos negativos apontados quando se trata de amizade no ambiente de trabalho, diminuindo assim os níveis de produtividade. Por isso, é fundamental estabelecer limites claros para que as amizades não interfiram negativamente no desempenho profissional.

Para que a amizade no trabalho seja benéfica e não atrapalhe o foco, a execução das tarefas e o cumprimento dos prazos é necessário seguir algumas recomendações, entre elas evitar, durante o expediente, brincadeiras excessivas e discussões pessoais. Com equilíbrio e profissionalismo, é possível aproveitar os benefícios das amizades sem comprometer a eficiência e a harmonia no trabalho.

10 dicas para fazer amizade no trabalho

Cultivar relacionamentos saudáveis e de confiança faz bem para a saúde mental e para a vida de modo geral, por isso aqui estão algumas dicas para construir amizades no ambiente profissional. Lembre-se de que estabelecer laços com outras pessoas leva tempo e requer paciência, além de envolver afinidades e disponibilidade de ambas as partes.

1) Seja acessível e aberto

Mantenha uma atitude amigável e aberta. Sorria, cumprimente as pessoas e demonstre interesse genuíno pelo que elas têm a dizer.

2) Participe de atividades sociais

Envolva-se em atividades e eventos organizados pela empresa, como happy hours, almoços em grupo e festas de fim de ano. Essas ocasiões são ótimas para interagir com colegas em um ambiente mais descontraído.

3) Ofereça ajuda e participe de projetos em grupo

Esteja disposto a ajudar seus colegas sempre que possível. Oferecer suporte em projetos ou tarefas fortalece os laços, podendo abrir portas para novas amizades. Envolva-se também em projetos colaborativos. Trabalhar em equipe é uma excelente oportunidade de desenvolver habilidades e conhecer melhor os colegas.

4) Compartilhe interesses pessoais

Compartilhar um pouco sobre seus interesses pessoais pode ajudar a encontrar pontos em comum com seus colegas, facilitando a criação de laços. Pode ser um hobby, esporte, filme ou livro.

5) Seja respeitoso e confiável

Valorize e respeite as diferenças. Mostrar-se aberto a diversas perspectivas cria um ambiente de respeito mútuo. Respeite também o espaço pessoal, os limites e a privacidade de seus colegas. Evite também o oversharing, ou seja, compartilhar informações pessoais em excesso ou inadequadas, como detalhes íntimos sobre a vida pessoal, problemas de saúde, questões familiares ou opiniões fortes sobre tópicos sensíveis.

6) Participe de conversas informais

Aproveite os momentos de pausa, como o café ou o almoço, para conversar com seus colegas sobre assuntos leves e informais. Porém, evite fofocas e mantenha uma atitude positiva e construtiva.

7) Elogie e reconheça

Agradeça e elogie o trabalho e as conquistas de seus colegas. Reconhecer as qualidades do outro ajuda a fortalecer os laços e criar um ambiente de trabalho positivo.

8) Seja você mesmo

Autenticidade é chave para formar amizades verdadeiras. Seja sincero e verdadeiro em suas interações, e não tente se moldar apenas para agradar os outros.

9) Pratique a empatia

Coloque-se no lugar dos outros e mostre empatia em relação às suas preocupações e desafios. Isso pode ajudar a criar uma conexão mais profunda.

10) Desenvolva-se continuamente

Comunique-se de forma efetiva, sendo assertivo em suas comunicações. A comunicação é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida, e uma boa forma de fazer isso é por meio de cursos on-line, como o de Comunicação Assertiva, oferecido pela Refuturiza.

STARTUP VALEON UMA HOMENAGEM AO VALE DO AÇO

Moysés Peruhype Carlech

Por que as grandes empresas querem se aproximar de startups? Se pensarmos bem, é muito estranho pensar que um conglomerado multibilionário poderia ganhar algo ao se associar de alguma forma a pequenos empresários que ganham basicamente nada e tem um produto recém lançado no mercado. Existe algo a ser aprendido ali? Algum valor a ser capturado? Os executivos destas empresas definitivamente acreditam que sim.

Os ciclos de desenvolvimento de produto são longos, com taxas de sucesso bastante questionáveis e ações de marketing que geram cada vez menos retorno. Ao mesmo tempo vemos diariamente na mídia casos de jovens empresas inovando, quebrando paradigmas e criando novos mercados. Empresas que há poucos anos não existiam e hoje criam verdadeiras revoluções nos mercados onde entram. Casos como o Uber, Facebook, AirBnb e tantos outros não param de surgir.

E as grandes empresas começam a questionar.

O que estamos fazendo de errado?

Por que não conseguimos inovar no mesmo ritmo que uma startup?

Qual a solução para resolver este problema?

A partir deste terceiro questionamento, surgem as primeiras ideias de aproximação com o mundo empreendedor. “Precisamos entender melhor como funciona este mundo e como nos inserimos!” E daí surgem os onipresentes e envio de funcionários para fazer tour no Vale e a rodada de reuniões com os agentes do ecossistema. Durante esta fase, geralmente é feito um relatório para os executivos, ou pelas equipes de inovação ou por uma empresa (cara) de consultoria, que entrega as seguintes conclusões:

* O mundo está mudando. O ritmo da inovação é acelerado.

* Estes caras (startups) trabalham de um jeito diferente, portanto colhem resultados diferentes.

* Precisamos entender estas novas metodologias, para aplicar dentro de casa;

* É fundamental nos aproximarmos das startups, ou vamos morrer na praia.

* Somos lentos e burocráticos, e isso impede que a inovação aconteça da forma que queremos.

O plano de ação desenhado geralmente passa por alguma ação conduzida pela área de marketing ou de inovação, envolvendo projetos de aproximação com o mundo das startups.

Olhando sob a ótica da startup, uma grande empresa pode ser aquela bala de prata que estávamos esperando para conseguir ganhar tração. Com milhares de clientes e uma máquina de distribuição, se atingirmos apenas um percentual pequeno já conseguimos chegar a outro patamar. Mas o projeto não acontece desta forma. Ele demora. São milhares de reuniões, sem conseguirmos fechar contrato ou sequer começar um piloto.

Embora as grandes empresas tenham a ilusão que serão mais inovadoras se conviverem mais com startups, o que acaba acontecendo é o oposto. Existe uma expectativa de que o pozinho “pirlimpimpim” da startup vá respingar na empresa e ela se tornará mais ágil, enxuta, tomará mais riscos.

Muitas vezes não se sabe o que fazer com as startups, uma vez se aproximando delas. Devemos colocar dinheiro? Assinar um contrato de exclusividade? Contratar a empresa? A maioria dos acordos acaba virando uma “parceria”, que demora para sair e tem resultados frustrantes. Esta falta de uma “estratégia de casamento” é uma coisa muito comum.

As empresas querem controle. Não estão acostumadas a deixar a startup ter liberdade para determinar o seu próprio rumo. E é um paradoxo, pois se as empresas soubessem o que deveria ser feito elas estariam fazendo e não gastando tempo tentando encontrar startups.

As empresas acham que sabem o que precisam. Para mim, o maior teste é quando uma empresa olha para uma startup e pensa: “nossa, é exatamente o que precisamos para o projeto X ou Y”.

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