Paris 2024: organização pede desculpa pela ‘Última Ceia’ na cerimónia de abertura
História de João CastroHistória de João Castro – A Bola
Paris 2024: organização pede desculpa pela ‘Última Ceia’ na cerimónia de abertura© A BOLA (BR)
A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos ficou marcada por um momento que gerou alguma polémica: a recriação do conhecido quadro de Leonardo Da Vinci, a ‘Última Ceia’, por drag queens.
Três dias depois, surge uma reação oficial da organização dos Jogos Olímpicos de Paris a lamentar toda a polémica criada.
«É evidente que nunca houve a intenção de desrespeitar qualquer grupo religioso. Pelo contrário, penso que (com) Thomas Jolly, tentámos realmente celebrar a tolerância da comunidade», afirmou Anne Descamps, porta-voz de Paris 2024.
«Olhando para o resultado das sondagens que partilhámos, acreditamos que esta ambição foi alcançada. Se as pessoas se sentiram ofendidas, é claro que lamentamos muito, muito mesmo», prosseguiu.
Já Thomas Jolly, ator francês que foi um dos protagonistas nesta recriação, também explicou as suas intenções em declarações à Associated Press: «O meu desejo não é ser subversivo, nem gozar ou chocar. Acima de tudo, queria enviar uma mensagem de amor, uma mensagem de inclusão e não de divisão».
A Última Ceia de Leonardo da Vinci
Um pouco da história da Última Ceia
O Última Ceia de Leonardo da Vinci (Cenáculo Vinciano) é uma das pinturas mais famosas do mundo, a obra foi pintada entre 1494 e 1498 sob o governo de Ludovico o Moro, e representa a última “ceia” de Jesus e seus apóstolos. Para a criação desta obra única, Leonardo realizou uma profunda investigação e produziu uma infinidade de desenhos preparatórios. Abandonando o método tradicional da pintura a fresco, Leonardo retratou a cena “a seco” na parede do refeitório. Foram encontrados traços de folhas metálicas de ouro e prata, comprovando a vontade do artista de criar figuras mais realistas incluindo detalhes preciosos. Fatores técnicos e a atmosfera contribuíram para a deterioração do afresco, que precisou passar por diversas restaurações. A mais recente foi em 1999, quando vários métodos científicos foram utilizados para restaurar as cores originais e, quando possível, para remover traços do verniz aplicado nas tentativas anteriores de restaurar o afresco.
O que é a Última Ceia atualmente?
A Última Ceia de Leonardo encontra-se em posição original, na parede da sala de almoço do antigo convento dominicano, ao lado da Igreja de Santa Maria delle Grazie, exatamente no refeitório do convento e é uma das obras mais famosas e conhecidas do mundo.
A Ultima Ceia de Leonardo da Vinci é uma pintura enorme de 4,60 metros de altura e 8,80 metros de largura, foi realizada com têmpera e óleo sobre um preparo em gesso, ao contrário da técnica de afresco normalmente utilizada naquela época.
Atualmente, numerosas medidas preventivas foram tomadas para proteger o afresco da deterioração. Para garantir que o afresco seja conservado em temperatura ambiente, o acesso aos visitantes foi limitado a um grupo de no máximo 25 pessoas a cada 15 minutos.
Curiosidades sobre a Última Ceia
Você sabia que a grande fama desta obra-prima despertou o interesse de muitos historiadores, pesquisadores e romancistas que tentaram resolver os supostos mistérios e enigmas que envolvem este quadro? Por exemplo, no livro “Segredo dos Templários” de Clive Prince e Lynn Picknett e no romance “O Código da Vinci” de Dan Brown, afirmam que a figura à direita de Jesus não é o apóstolo João, e sim uma figura feminina. A verdade é que estes mistérios e curiosidades ainda não foram resolvidos.
Você sabia que durante a Revolução Francesa, as tropas de Napoleão usaram a parede do refeitório para tiro ao alvo, e durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943, os bombardeios destruíram o telhado da antiga sala de almoço do convento dominicano, deixando o quadro exposto ao céu aberto por vários anos?
Por que visitar a Última Ceia?
A Última Ceia de Leonardo da Vinci é sem dúvidas uma das obras de arte mais importantes de todos os tempos, seja pelo seu caráter inovador, seja pelo impacto que teve sobre artistas de todas as épocas. Esta magnífica obra de arte foi considerada pelos artistas contemporâneos de Leonardo como a “pintura falante”, algo que nunca havia acontecido antes.
Como posso visitar a Última Ceia (Cenáculo Vinciano)?
A Ultima Ceia é certamente uma das atrações de maior interesse da cidade de Milão. Como a disponibilidade de ingressos é muito limitada, reservar com antecedência é considerado “obrigatório”. Os ingressos para ver esta obra-prima podem sem reservados online, mas só são vendidos dentro de um pacote, portanto recomendamos combiná-lo com um audioguia de Milão ou com os ingressos para a Pinacoteca de Brera ou para a Pinacoteca Ambrosiana.
Naturalmente, também é possível reservar uma visita guiada que pode incluir outras igrejas ou pontos turísticos no centro de Milão.
Por último, é possível solicitar uma visita guiada com um guia privado que inclua, além do ingresso para a Última Ceia, também uma visita à Igreja de Santa Maria delle Grazie que se encontra ao lado.
Outras atrações nas redondezas
Milão é uma cidade grande e cheia de surpresas. A poucos passos da Última Ceia de Leonardo da Vinci, encontra-se a Piazza do Duomo, no centro histórico da cidade. Nesta praça está a famosa catedral gótica de Milão e a estátua de Vítor Emanuel II, erguida em 1896 em homenagem ao Rei da Itália. Nela encontra-se também a maravilhosa Galeria Vittorio Emanuele II, um centro comercial cheio de lojas, cafés e restaurantes. Depois de passar por esta galeria, você chegará à praça onde está localizado o teatro de luxo da cidade de Milão, o Teatro alla Scala. Um passeio pelo centro histórico simplesmente inesquecível.
Você gostaria de conhecer:
Michelangelo (Florença), Coliseu (Roma) ou Palácio Ducal (Veneza).