Luis Gonzaga Medeiros – Consultor técnico em petróleo e energia 

O motor a gasolina tem uma eficiência teórica máxima de 27%, pelo ciclo de Carnot. Na prática, ela fica em torno de 22%.

O motor a Diesel tem uma eficiência máxima teórica de 37% e na prática de uns 30% e portanto é melhor que o motor a gasolina nesse quesito.

Os motores a diesel estão praticamente condenados, porque eles reagem em seu interior oxigênio e nitrogênio do ar e formam os óxidos de nitrogênio, ou genericamente NOx. Há catalisadores para reduzir o NOx, mas mesmo assim um pouco escapa no cano de descarga e polui a atmosfera. O NOx é responsável, em parte, pelo smog fotoquímico, quando reage com hidrocarbonetos de cadeia leve, catalisados por luz solar. O resultado é ozônio, o poluente mais crítico das grandes cidades no mundo (não confundir com o ozônio estratosférico, que faz um excelente trabalho para nos proteger dos raios cósmicos mais violentos). O NOx também provoca a chuva ácida.

Tanto o o carro com motor a gasolina quanto o a diesel podem ter suas eficiências aumentadas, com a adição de turbocompressor, mapeamento inteligente da ignição, sistema híbrido, que aproveita a energia das frenagens, common rail nos motores diesel, etc..

Hoje a eficiência energética de um carro de fórmula 1 chega a 50%, com aproveitamento de calor dos gases de escape, hibridização e outros avanços tecnológicos.

O motor a gasolina também deve estar com seus dias contados

Um motor elétrico pode ter uma eficiência ao redor de 85%, mas não nos iludamos. Se tiver que gerar eletricidade com um combustível e distribuir para os pontos de consumo, a eficiência do sistema elétrico é de 30%. Multiplicando pelos 85% do motor elétrico resulta 25,5%. A energia das frenagens deve elevar o rendimento do conjunto, principalmente se for em circuito urbano.

Não vale a pena fazer a eletricidade com combustível fóssil e depois distribuir para ser consumida por carros elétricos. A poluição atmosférica e a emissão de gases de efeito estufa ficariam inalteradas. Tanto esforço para pouco resultado.

O nome do jogo é gerar eletricidade por fontes alternativas, como eólico e solar e abastecer os carros elétricos.

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By valeon