Tiago Sanches, head de vendas da Total IP.

Esses dois setores caminham na mesma direção para aperfeiçoar a relação com os consumidores

São diversas as questões a serem levadas em consideração quando se gere um estabelecimento e, tendo em vista a complexidade das demandas, alguns quesitos podem ficar em segundo plano. Todavia, a publicidade não pode ser um deles, assim como o apoio ao comprador. Isso porque, essas duas áreas, além de andarem juntas, são responsáveis pela relação do negócio com o grupo de pessoas o qual se pretende atingir.

Marketing e atendimento nas empresas

Normalmente, as propagandas são pensadas de maneira B2C (Business to Consumer), porém, quando se trata de corporações Business to Business, não se apresenta o produto ao consumidor final, porém a publicidade é direcionada a funcionários daquela instituição. Dessa forma, independentemente de qual o direcionamento do conteúdo, o foco precisa estar no ser humano e a criação de uma conexão assertiva. Logo, a investigação de quem é o decisor de uma aquisição é o primeiro passo. Após essa determinação, chega a hora de influenciar até a ação esperada. Nesse momento, a estrutura da corporação entra em cena como fundamental, além dos tipos de produtos atrelados a ela.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), durante o primeiro trimestre de 2023, o e-commerce no Brasil alcançou R$ 40 bilhões. Se o intuito é alavancar o movimento nas lojas, o interesse pelos hábitos de consumo da audiência é crucial para realizar lançamentos de êxito. Nesse sentido, o time de marketing está diretamente associado, definindo a persona, tipo de produto e o mercado atuante. “Essa pesquisa se mostra significativa para atingir o consumidor da melhor forma possível, sem causar incômodo ou fadiga. O comportamento rotineiro definirá como e quando será a exibição da mensagem”, explica Tiago Sanches, head de vendas da Total IP.

Uma relação estratégica com o público aumenta os resultados

Em eventos sazonais, como a Black Friday, dia dos namorados, mães, pais e crianças, páscoa ou Natal, por exemplo, a análise é ainda mais indispensável, devendo iniciar com semanas de preparo. Assim, ter em mente informações como: quando a atividade on-line é mais constante e o momento mais provável de disposição à compra auxilia na definição da jornada do cliente. “Alguns tópicos são relevantes nesse processo. A compreensão das atitudes do alvo antecipa suas necessidades; assim como uma segmentação inteligente e estruturação de ofertas personalizadas, foca nos indivíduos certos e aumenta a conversão”, indica o especialista.

Nesse sentido, outra ação inteligente é um monitoramento em tempo real, auxiliando com possíveis ajustes estratégicos baseados em métricas assertivas. Por fim, é essencial entender como o relacionamento não acaba após a transação feita, uma análise pós-campanha e engajamento posterior mantém o envolvimento para fidelização. “As empresas precisam compreender como é muito mais fácil reter alguém já encantado pela marca se comparado a conquistar novos sujeitos. Garantir uma experiência cativando essa galera pode render grandes frutos a longo prazo”, esclarece Sanches.

Com essa realidade em mente, torna-se interessante para as organizações adotarem práticas tecnológicas de automação de tarefas. Essa união visa maximizar resultados, elevar a produtividade e entregar um serviço de excelência, mas pode ainda impactar diretamente na quantidade de vendas finais. “A inserção de chatbots no cotidiano das entidades consegue aprimorar o contato com os interessados, abrangendo a assistência a 24h por dia durante toda a semana. A configuração permite estabelecer respostas automáticas simples e diretas a dúvidas frequentes, agilizando o procedimento para todos os envolvidos”, garante o gestor.

A oportunidade se destaca ao nível de 60% dos consumidores preferirem o autoatendimento para perguntas simples. Assim, locais com esse tipo de possibilidade podem superar seus concorrentes em 25% nas métricas de satisfação. A ferramenta se resume a um programa de Inteligência Artificial (IA), o qual simula conversas com humanos. Eles podem ser encontrados em sites, apps de mensagens e plataformas de mídia, fornecendo suporte e até mesmo realizando transações. Desse jeito, chamam a atenção com maior disponibilidade, retorno ágil, redução de custos, coleta de dados e personalização.

O que é marketplace e por que investir nessa plataforma

ÚnicaPropaganda e Moysés Peruhype Carlech

Milhares de internautas utilizam o marketplace diariamente para fazer compras virtuais. Mas muitos ainda desconhecem seu conceito e como ele funciona na compra e venda de produtos.

Afinal, o que é marketplace?

O marketplace é um modelo de negócio online que pode ter seu funcionamento comparado ao de um shopping center.

Ao entrar em um shopping com a intenção de comprar um produto específico, você encontra dezenas de lojas, o que lhe permite pesquisar as opções e os preços disponibilizados por cada uma delas. Além de comprar o que você planejou inicialmente, também é possível consumir outros produtos, de diferentes lojas, marcas e segmentos.

Leve isso ao mundo virtual e você entenderá o conceito de marketplace: um lugar que reúne produtos de diversas lojas, marcas e segmentos. A diferença é que no ambiente virtual é mais fácil buscar produtos, e existe a facilidade de comprar todos eles com um pagamento unificado.

Os principais marketplaces do Brasil

A Amazon foi a primeira a popularizar esse modelo de negócio pelo mundo, e até hoje é a maior referência no assunto

No Brasil, o marketplace teve início em 2012. Quem tornou a plataforma mais conhecida foi a CNova, responsável pelas operações digitais da Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, entre outras lojas.

Hoje, alguns nomes conhecidos no marketplace B2C são: Americanas, Magazine Luiza, Netshoes, Shoptime, Submarino e Walmart. No modelo C2C, estão nomes como Mercado Livre e OLX. Conheça os resultados de algumas dessas e de outras lojas no comércio eletrônico brasileiro.

Aqui no Vale do Aço temos o marketplace da Startup Valeon que é uma Plataforma Comercial de divulgação de Empresas, Serviços e Profissionais Liberais que surgiu para revolucionar o comércio do Vale do Aço através de sua divulgação online.

Como escolher o marketplace ideal para sua loja

Para ingressar em um marketplace, é preciso cadastrar sua loja, definir os produtos que serão vendidos e iniciar a divulgação. Mas é fundamental levar em consideração alguns pontos importantes antes de decidir onde incluir sua marca:

Forma de cobrança: cada marketplace possui seu modelo de comissão sobre as vendas realizadas, que pode variar de 9,5% a 30%. O que determina isso é a menor ou maior visibilidade que o fornecedor atribuirá a seus produtos. Ou seja, o lojista que quer obter mais anúncios para seus produtos e as melhores posições em pesquisas pagará uma comissão maior.

Na Startup Valeon não cobramos comissão e sim uma pequena mensalidade para a divulgação de seus anúncios.

Público-alvo: ao definir onde cadastrar sua loja, é essencial identificar em quais marketplaces o seu público está mais presente.

Garantimos que na Valeon seu público alvo estará presente.

Concorrentes: avalie também quais são as lojas do mesmo segmento que já fazem parte da plataforma e se os seus produtos têm potencial para competir com os ofertados por elas.

Felizmente não temos concorrentes e disponibilizamos para você cliente e consumidores o melhor marketplace que possa existir.

Reputação: para um marketplace obter tráfego e melhorar seus resultados em vendas precisa contar com parceiros que cumpram suas promessas e atendam aos compradores conforme o esperado. Atrasos na entrega, produtos com qualidade inferior à prometida e atendimento ineficiente são fatores que afastam os usuários que costumam comprar naquele ambiente virtual. Ao ingressar em um marketplace, certifique-se de que a sua loja irá contribuir com a boa reputação da plataforma e pesquise as opiniões de compradores referentes às outras lojas já cadastradas.

Temos uma ótima reputação junto ao mercado e consumidores devido a seriedade que conduzimos o nosso negócio.

Vantagens do marketplace

A plataforma da Valeon oferece vantagens para todos os envolvidos no comércio eletrônico. Confira abaixo algumas delas.

Para o consumidor

Encontrar produtos de diversos segmentos e preços competitivos em um único ambiente;

Efetuar o pagamento pelos produtos de diferentes lojistas em uma única transação.

Para o lojista

Ingressar em um comércio eletrônico bem visitado e com credibilidade, o que eleva a visibilidade de seus produtos;

Fazer parte de uma estrutura completa de atendimento e operação de vendas com um menor investimento, considerando que não será necessário pagar um custo fixo básico, como aconteceria no caso de investir na abertura de uma loja física ou online.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Para o Marketplace

Dispor de uma ampla variedade de produtos em sua vitrine virtual, atraindo ainda mais visitantes;

Conquistar credibilidade ao ser reconhecido como um e-commerce que reúne os produtos que os consumidores buscam, o que contribui até mesmo para fidelizar clientes.

Temos nos dedicado com muito afinco em melhorar e proporcionar aos que visitam o Site uma boa avaliação do nosso canal procurando captar e entender o comportamento dos consumidores o que nos ajuda a incrementar as melhorias e campanhas de marketing que realizamos.

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By valeon