Giuliana Tranquilini – Professora e colunista da StartSe
Ser autêntico tem impacto positivo na gestão de pessoas, mas também é um comportamento potente na criação de influência, um ingrediente que faz diferença nos negócios. Neste artigo, Giuliana Tranquilini, colunista da StartSe, aborda esse tema e mosta qual é o caminho seguro para chegar à verdadeira autenticidade.
Giuliana Tranquilini
Quem é mais autêntico: Taylor Swift ou Oprah Winfrey? Tom Hanks ou Tom Cruise?
Esses foram alguns nomes inseridos no último relatório da Breakthrough Research sobre marcas autênticas. O estudo usa como método a percepção das pessoas quanto aos valores de cada personalidade e as suas ações. Oprah Winfrey e Tom Hanks foram os vencedores dessa análise.
A autenticidade tem sido tema bastante falado nos últimos tempos, “autêntico” foi até mesmo escolhida como palavra do ano pelo Merriam-Webster para 2023, que explicou o termo como algo que estamos pensando, escrevendo, aspirando e julgando mais do que nunca.
Acredito que estamos mesmo, especialmente neste momento que falamos tanto sobre os impactos da IA, o que é real e o que não é. Eu sempre defendo que quanto mais tecnologias, mais humanos devemos ser, e isso inclui sermos autênticos.
No mundo corporativo, a autenticidade também surge cada vez mais como algo importante para as lideranças. Sylvia Ann Hewlett, divulgou recentemente, em seu artigo “As novas regras da presença executiva” publicado na Harvard Business Review, que a autenticidade foi apontada como característica valorizada.
Ela conta que foi a primeira vez em 10 anos que seus entrevistados citaram essa qualidade. Esse é um exemplo de como a autenticidade tem migrado com força para o campo empresarial como definição de um estilo de liderança desejado.
Por que ser um líder autêntico é tão importante?
Há motivos para que a autenticidade do líder esteja sendo colocada como algo muito bom de se ter. Diferentes pesquisas recentes analisam o assunto e concluem que uma liderança autêntica tem influência positiva nos liderados.
Aumento do engajamento, melhora na capacidade de inovação, redução dos estresses e outros benefícios são apontados. Todas as vantagens não estão somente ligadas às mudanças geradas no comportamento das pessoas do time, a autenticidade também é vista como benéfica para as próprias lideranças, com efeitos positivos na saúde mental.
Concordo que a autenticidade pode ter esse poder na saúde psicológica, já que ser autêntico nos insere num lugar de maior liberdade. Saímos daqueles padrões preconcebidos para entrar no nosso conjunto de valores que nos é mais natural.
Afinal, o que é autenticidade?
Nos diferentes estudos que li, encontrei diversas definições sobre o que é ser uma liderança autêntica, e elas falam de variados tipos de comportamentos e posicionamentos dentro do ambiente organizacional. Veja esta:
“Liderança autêntica é o padrão de comportamento de um líder que é confiável, objetivo, com pensamento positivo, esperançoso, bem ciente da missão da organização que lidera, capaz e pronto para superar problemas organizacionais, um líder que parece confiante, otimista, tenaz, resiliente, transparente, moral, eticamente altamente dedicado e orientado para o futuro.” (O papel da liderança autêntica na formação de culturas organizacionais inovadoras, ResearchGate)
Mas será que realmente há uma receita para ser autêntico? Acredito que não, já que a autenticidade está associada a um conjunto de valores que podem variar bastante de pessoa para pessoa.
Os valores, o que pensamos sobre determinado assunto, o que consideramos como ideal de vida, entre outros aspectos que formam a nossa identidade nos dão os insights para caminhar com mais segurança nesta jornada de ser uma liderança autêntica.
Este é o norte para ser um líder autêntico
Daniel Goleman, autor do best-seller “inteligência emocional”, fala que o norte para ser uma liderança autêntica é realizar um trabalho interno para encontrar o nosso verdadeiro “eu”.
Ele defende que o processo de autoconhecimento nos permite ganhar autoconsciência, que nos possibilita sair da caverna e identificar os pontos fracos e fortes por meio de reflexão sobre eles.
Goleman também traz à tona a técnica que aplico no Método FLY®, o feedback. Ele diz que colher feedback honesto, aquele feito com pessoas que realmente são próximas, mais íntimas, é uma maneira eficiente de nos enxergarmos melhor.
Para mim, esse processo também é uma estratégia eficiente para podermos descobrir os potenciais que muitas vezes podem ficar escondidos, seja pelo fato de não os percebemos, seja pelo fato de não valorizarmos certas atitudes e posicionamentos.
Bill George, autor do best-seller “True North: Descubra a sua Liderança Autêntica”, que muitas vezes faz dupla com Goleman sobre o tema, deu uma entrevista à McKinsey, em meados do ano passado, falando da nova edição do livro, direcionado a líderes emergentes.
Para George, as pessoas precisam saber quem são antes de fazerem diferença em suas profissões. Esse norte é composto por crenças e valores mais profundos. Bill é enfático ao dizer o que é ser um líder autêntico: é ser quem você é.
Autenticidade é a chave influenciar pessoas, mas não pule etapas
Uma voz autêntica gera influência. Pense em um líder que considera inspirador, certamente ele tem atributos únicos na sua forma de pensar e agir. A raiz, como falamos até aqui, é o autoconhecimento, compreender a sua identidade.
Essa é a base da jornada do meu método, e não é raro executivos quererem pular essa etapa e irem direto à fase de comunicar melhor para serem mais influentes nas redes sociais e no networking.
Só que a etapa de comunicação somente será bem-sucedida se antes desenharmos a sua identidade, o caminho que leva a entender o que e como comunicar.
É preciso um mergulho mais profundo em si, antes de seguir para os próximos estágios do desenvolvimento da sua Marca Pessoal, fundamentada na consistência, na autoridade e na autenticidade.
“Quando você dedica um tempo para buscar respostas e definir o que o torna uma pessoa única, não apenas será capaz de construir uma Marca Pessoal forte, mas também aumentará seu nível de autoconsciência. E isso é fundamental para uma vida plena”, diz Daniel Goleman.
Trabalhar a sua marca também significa encontrar o seu propósito, e tudo isso faz a sua vida mais completa.
NOSSA MARCA. NOSSO ESTILO!
NÓS DA VALEON COMPARTILHAMOS CONHECIMENTO PARA EXECUTARMOS COM SUCESSO NOSSA ESTRATÉGIA PARA REVOLUCIONAR O MODO DE FAZER PROPAGANDA DAS EMPRESAS DO VALE DO AÇO.
O desejo de mudar, de transformar, de acreditar, são fundamentais para irmos além. São agentes propulsores da realização de sonhos. Já o empreendedorismo está presente no DNA dos brasileiros e nossa história trouxe essa capacidade que temos de nos reinventar e de nos conectarmos com você internauta e empresários que são a nossa razão de existir.
E todos esses elementos combinados e levados ao território da internet, torna o que era bom ainda melhor. Na internet e através do Site da Valeon, podemos proporcionar o início do “virar de chaves” das empresas da região para incrementar as suas vendas.
Assim, com inovação e resiliência, fomos em busca das mudanças necessárias, testamos, erramos, adquirimos conhecimento, desenhamos estratégias que deram certo para atingirmos o sucesso, mas nada disso valeria se não pudéssemos compartilhar com vocês essa fórmula.
Portanto, cá estamos! Na Plataforma Comercial Marketplace da VALEON para suprir as demandas da região no que tange à divulgação dos produtos e serviços de suas empresas com uma proposta diferenciada dos nossos serviços para a conquista cada vez maior de mais clientes e público.
Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos. Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.
O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do mercado e na falta de um Marketplace para resolver alguns problemas desse mercado e em especial viemos para ser mais um complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses três anos de nosso funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia, inovação com soluções tecnológicas que facilitam a rotina das empresas. Temos a missão de surpreender constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em constante evolução para nos manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.
A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO
TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297