Redação StartSe

Uma boa leitura é, para muitos empreendedores, uma das melhores e mais eficazes fontes de conhecimento. Confira as dicas!

Foto: Getty Images

Muito mais do que entretenimento, os livros também podem ser uma excelente forma de ganhar repertório. Seja para acompanhar tendências, estudar as estratégias que levaram uma empresa ao sucesso (ou fracasso), aprender sobre determinado tema ou até mesmo conhecer uma história de resiliência, uma boa leitura é, para muitos empreendedores, uma das melhores e mais eficazes fontes de conhecimento.

Pensando nisso, o Startups conversou com executivos que são referência no mercado de inovação e para entender quais são as obras que, de alguma forma, marcaram suas trajetórias e os ajudaram a construir uma jornada de sucesso.

Veja, a seguir, as dicas de leitura de sete fundadores de startups, livros que também podem te inspirar como empreendedor:

Fabrício Bloisi, CEO do iFood

Livro: O novo Iluminismo: Em defesa da razão, da ciência e do humanismo
Autor: Steven Pinker

“O Novo Iluminismo é um dos meus livros preferidos. Ele trás uma visão de psicologia da humanidade — como estamos avançando, como funciona a sociedade e como enfrentamos problemas complexos, como guerras, desinformação. É um livro otimista, que mostra que estamos progredindo com muitos dados, apesar de tantas dificuldades. É um livro bem longo, mas vale muito ler!”

Mariana Dias, CEO e cofundadora da Gupy

Livro: Faça Acontecer
Autor: Sheryl Sandberg

“Este livro foi essencial no meu aprendizado sobre os desafios enfrentados por mulheres no mundo corporativo. Liderando uma scale-up, encontrei insights valiosos para superar obstáculos. A abordagem direta de Sheryl trouxe uma nova perspectiva sobre as barreiras enfrentadas por mulheres nos negócios, que são muitos.

Destacando a pressão social e desafiando a ideia de sacrifícios pessoais para o sucesso profissional, o livro é uma mistura inspiradora e prática. Recomendo a leitura para todas as lideranças que buscam promover um ambiente mais inclusivo nas suas empresas. E para as CEOs mulheres em busca de orientação, os insights de Sheryl são uma bússola valiosa para enfrentar desafios específicos. O livro é uma fonte pessoal de inspiração para moldar um ambiente corporativo mais equitativo e inclusivo.”

Fabiano Cruz, CEO e cofundador da Zoop

Livro: Cartas a um Jovem Terapeuta
Autor: Contardo Calligaris

“É uma obra que reflete sobre a prática da psicoterapia através de uma série de cartas escritas a um jovem colega. Nestas cartas, Calligaris compartilha sua experiência, oferecendo insights sobre a complexidade das relações humanas, a importância da escuta ativa e a capacidade de se manter aberto e questionador. Ele discute o desafio de equilibrar empatia e distanciamento, além de enfatizar a relevância da autocompreensão e do desenvolvimento contínuo, tanto pessoal quanto profissional.

Traçando um paralelo com a vida de um empreendedor, a obra de Calligaris ressalta competências essenciais também para o sucesso nos negócios. Assim como um terapeuta, um empreendedor precisa ser um bom ouvinte, capaz de entender e responder às necessidades dos outros (sejam clientes, parceiros ou colaboradores). A capacidade de se adaptar, aprender continuamente e manter uma mente aberta são fundamentais em ambos os campos. Além disso, o equilíbrio entre empatia e assertividade, crucial na terapia, é igualmente importante no empreendedorismo, onde a gestão de relações e a tomada de decisões assertivas são chaves para o sucesso.”

Francisco Pereira, CEO e fundador da Trademaster

Livro: The Speed of Trust
Autor: Stephen M. R. Covey

“O livro mostra, por meio de uma visão prática e convincente, de como a confiança não é apenas um valor intangível, mas sim a chave para atingir metas mais ambiciosas e duradouras, além de propiciar o  florescimento de relacionamentos sólidos e equipes coesas. É uma leitura essencial para líderes que buscam não apenas sucesso imediato, mas também uma base sólida para o crescimento sustentável de suas equipes e organizações”.

Gonzalo Parejo, CEO e cofundador da Kamino

Livro: Responsabilidade extrema: como os Navy Seals lideram e vencem
Autores: Jocko Willink e Leif Babin

“A obra inspirou minha jornada e oferece princípios poderosos de liderança derivados de experiências militares altamente aplicáveis ao contexto empreendedor. O conceito central do livro é justamente a ideia de que os líderes devem assumir responsabilidade pelos fracassos e sucessos de sua equipe, promovendo uma cultura em que a culpa não é transferida e os desafios são enfrentados de frente. Também ensina os CEOs a se concentrarem nas questões mais críticas primeiro, tomando decisões e executando-as de maneira eficaz, melhorando assim a produtividade e a tomada de decisões sob pressão. Para além disso, o livro apresenta a liderança como uma habilidade que pode ser desenvolvida e refinada com estratégias práticas para aprimorar a a coesão da equipe e desempenho geral da empresa.”

Tatiana Pimenta, CEO e fundadora da Vittude

Livro: The Hard Thing About Hard Things
Autor: Ben Horowitz

“Vou recomendar um livro que já li três vezes: uma bem no começo, quando a vittude tinha 1 mês; depois novamente quando levantamos o seed; e última vez logo depois que captamos a rodada Série A. Um ponto principal é que ele mostra que a vida empreendedora, apesar de gratificante, é extremamente desafiadora. O autor compartilha vários momentos de sofrimento e desafios, tanto nas captações, como também com a gestão de pessoas. Ele narra um episódio onde precisa desligar um dos seus amigos, que trabalhava com ele, pensando no bem da empresa. Empreender parece lindo para quem vê de fora, mas a realidade é que é solitário, sofrido e exige uma bela resiliência. Ao ler o livro, sinto que não estou tão sozinha.”

Pablo Cavalcanti, CEO e cofundador da Inmetrics

Livro: A marca da vitória
Autor: Phil Knight

“Eu gosto muito dessa história sobre coragem, persistência e sonho. Primeiro, porque é belíssima! A forma como foi escrita, é emocionante, parece um filme. Phil Knight, co-fundador e ex-CEO da Nike, é um empreendedor inspirador. Trabalha duro, é muito persistente, tem uma série de revezes, traições. Enfim, passa por muitas dificuldades, mas é um cara que não desiste do sonho, que criou uma cultura simples de trabalho, de inovação, escrito no Manifesto da Nike, que é uma obra-prima sobre cultura organizacional. Os valores que estão lá são incríveis e têm tudo a ver com os meus valores pessoais e os que quero na cultura da Inmetrics.”

COMO DEVEM SER OS PARCEIROS NOS NEGÓCIOS

“Parceiros chegam de várias formas. Se juntam por diferentes motivos”.

Eu sei, é clichê, rss. E se a frase fosse minha eu acrescentaria: “O que eles tem em comum é o fato de acreditarem no que nós acreditamos”.

Parceria é a arte de administrar conflitos de interesses e conexões de interesses, visando resultados benéficos para ambas as empresas”.

É por isso que eu costumo comparar parceria com casamento. Quem é casado sabe que administrar conflitos é fundamental para ambos terem resultados nessa aliança.

Assim como no casamento, o parceiro não precisa ser igual a nós, mas tem que ter o nosso ‘jeitão’! Nas parcerias eu defendo que o parceiro precisa ter o DNA de inovação, a inquietude pra sair da zona de conforto e uma preocupação muito grande com o cliente, não apenas no discurso, mas na prática. É claro que no processo de análise do possível parceiro, nós avaliamos o potencial financeiro e de escala da aliança, a estrutura e o tamanho da empresa. Mas, tem um fator humano que não pode ser desconsiderado, já que empresas são, na sua essência, pessoas. É por isso, que normalmente, os parceiros   são empresas formadas por pessoas do bem, pessoas com propósito, que tem tanto o caráter quanto a lealdade de continuar de mãos dadas, mesmo nos momentos mais difíceis. É como um casamento mesmo!

É importante também que os parceiros tenham know how e competências complementares, que potencializem nossas fragilidades e deem mais peso aos nossos pontos fortes. E como eu acredito que o primeiro approach de uma boa parceria acontece no plano humano (onde existe emoção), e não no corporativo, eu gosto muito da histórica da parceria entre Steve Jobs Steve Wozniak. Os dois Steves tornaram-se amigos durante um emprego de verão em 1970. Woz estava ocupado construindo um computador e Jobs viu o potencial para vendê-lo. Em uma entrevista de 2006 ao Seattle Times, Woz, explicou:

“Eu só estava fazendo algo em que era muito bom, e a única coisa que eu era bom acabou por ser a coisa que ia mudar o mundo… Steve (Jobs) pensava muito além. Quando eu projetava coisas boas, às vezes ele dizia: ‘Nós podemos vender isso’. E nós vendíamos mesmo. Ele estava pensando em como criar uma empresa, mas talvez ele estivesse mesmo pensando: ‘Como eu posso mudar o mundo?’”.

Por que essa parceria deu certo? Habilidades e competências complementares.

As habilidades técnicas de Woz juntamente com a visão de Jobs fizeram dos dois a parceria perfeita nos negócios.

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