Como as empresas latino-americanas usam a IA; veja exemplos

Alessandra Santos – redatora da StartSe

Um estudo do Google Cloud em parceria com o National Research Group revela que 2 em cada 3 organizações da América Latina já colocaram os seus casos de uso de IA generativa em produção. Confira!

Foto: Pexels

Com o avanço da IA generativa, diversas empresas estão se mobilizando para integrar a tecnologia em suas operações. 

  • Um estudo do Google Cloud em parceria com o National Research Group revela que 2 em cada 3 organizações da América Latina já colocaram os seus casos de uso de IA generativa em produção. 
     
  • O relatório é baseado numa pesquisa com 2.508 líderes seniores de empresas globais.
     
  • A pesquisa aponta também que 74% das lideranças de empresas latino-americanas ouvidas perceberam a produtividade crescer em suas organizações a partir do uso da IA generativa. 
     
  • Outros 67% verificaram melhorias na experiência do usuário, 67% no crescimento do negócio e 57% na eficiência dos custos. 
     
  • Em termos de investimentos, o estudo revelou que a maioria (79%) das organizações latino-americanas já está investindo mais de 10% de seus custos operacionais totais em IA generativa.

“A IA generativa não é apenas uma inovação tecnológica, mas sim um diferencial estratégico. As primeiras organizações que adotaram a IA generativa já estão colhendo frutos, que vão desde o aumento de receita e melhores serviços ao cliente até maior produtividade e automação”, destaca Ricardo Fernandes, Head Google Cloud Brasil, durante coletiva de imprensa.

Mas como as empresas estão usando IA?

Ainda segundo o estudo, a utilização da IA varia desde atendimento ao cliente até o desenvolvimento de novos produtos. Veja abaixo:

  • Atendimento ao Cliente (74%)
  • Vendas e Marketing (65%)
  • Produtividade Individual (61%)
  • Comércio Digital e Experiências Aprimoradas (59%)
  • Novos Produtos e Serviços (63%)

Segundo Fernanda Jolo, Head de Customer Engineer, Data Analytics & AI do Google Cloud para América Latina, as lideranças estão bastante otimistas em relação a tudo o que envolve a IA generativa, seja em conseguir catalisar uma maior produtividade, para geração de receitas, entre outros. 

Ou seja, independente de como as empresas utilizem a IA, todas parecem buscar o mesmo objetivo: otimização de tempo e geração de receita.

O cenário no Brasil

“Aqui no Brasil, a percepção do mercado é que estamos ainda no início da jornada, com um otimismo talvez mais moderado em relação à IA generativa tanto nas fases de implementação, como nos resultados”, afirma Fernanda Jolo.

Apesar disso, grandes empresas brasileiras já estão utilizando a IA generativa em diferentes situações. Veja exemplos:

A Magalu, gigante varejista, colocou o atendimento ao cliente no centro de sua estratégia de IA, incluindo o uso da Vertex AI para impulsionar um agente de conversação interativo para a Lu, popular persona da marca.

A Dasa, maior empresa de diagnóstico médico do Brasil, está ajudando médicos a detectarem dados relevantes em resultados de exames mais rapidamente.

O Grupo Boticário, uma das maiores empresas de varejo de beleza e cosméticos do Brasil, usa modelos de segurança em tempo real para prevenir fraudes e detectar e responder a problemas.

Por que importa?

É essencial que lideranças, executivos e C-Levels estejam informados quanto ao avanço da IA generativa, bem como aprender suas possibilidades de aplicação. 

Por se tratar de um tema de tecnologia, as pessoas podem ter a impressão de que IA é um assunto restrito ao chefe de inovação (CIO) ou à equipe de tech de uma empresa.

Mas, segundo Ricardo Fernandes, inteligência artificial é “papo de CEO”. Isso porque, se o CEO não souber quais são os benefícios da IA, não vai saber cobrar sua equipe sobre o tema. E, assim, o desenvolvimento da IA generativa da organização vai permanecer estagnado. 

ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON

1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.

2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.

3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?

Estratégias para o crescimento da nossa empresa

  1. Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
  2. Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
  3. Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
  4. Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
  5. Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.

O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.

Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.

Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.

4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.

Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.

Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.

5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?

A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.

“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.

6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?

A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!

Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.

Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.

Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.

Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:

  • objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
  • etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
  • decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
  • gerenciamento de recursos focado em otimização.

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