Redação StartSe
“Quero dar às pessoas os insights mais úteis das ciências sociais para ajudá-las a pensar de forma mais clara e crítica e a fazer escolha que irão construir felicidade, significado e sucesso”.
Adam Grant | Reprodução
Adam Grant é um psicólogo organizacional super conhecido e uma figura chave no mundo do trabalho e da psicologia. Ele é professor na Wharton School da Universidade da Pensilvânia e já escreveu vários best-sellers. Ele também é o anfitrião do podcast “WorkLife”, onde compartilha suas ideias e conversa com pessoas influentes sobre como melhorar nossas vidas profissionais.
Seu propósito: “Quero dar às pessoas os insights mais úteis das ciências sociais para ajudá-las a pensar de forma mais clara e crítica e a fazer escolha que irão construir felicidade, significado e sucesso”.
Como você define os “Originais” de seu livro? E quem seria um “original” do mundo tech e inovação?
Eu penso que os Originais são pessoas que não apenas questionam a maneira como sempre fizemos, mas que tomam a iniciativa de criar uma maneira melhor. Muitas vezes se diz que ideação sem execução é apenas alucinação, há tantas pessoas que sonham com ideias interessantes, mas nunca fazem nada a respeito.
É difícil não colocar Elon Musk nessa lista. Você pode amá-lo ou odiá-lo, mas, quando se trata de sonhar com a visão e também tomar a iniciativa de tentar nos tornar um multiplanetário e nos mudar para um futuro de carro totalmente elétrico, ele com certeza é um “original”. Acho que ele se encaixa principalmente porque desafia o status quo e, em segundo lugar, acho que ele é implacável na tentativa de tornar sua visão uma realidade.
Como lidar com a procrastinação?
Não procrastinamos pelas razões que achamos que fazemos. Muitas pessoas pensam que estão sendo preguiçosos, estão evitando esforço, se questionando “o que há de errado comigo?” quero trabalhar duro!”. Mas acontece que não é o trabalho árduo que você está evitando quando procrastina, são emoções negativas, sentimentos desagradáveis, você está evitando um conjunto de tarefas que faz você se sentir frustrado, confuso, entediado, ansioso, muita procrastinação é motivada pelo medo. Uma das melhores maneiras de gerenciar isso é perguntar quais são as tarefas que você consistentemente procrastina. Sobre quais emoções negativas elas estão provocando e então como você muda isso?
O que é inteligência emocional?
Eu comecei como um cético em relação à inteligência emocional, uma vez até um colega me disse que inteligência emocional era inteligência para pessoas burras! Obviamente, isso não é verdade… A pesquisa sobre inteligência emocional a define como a habilidade de lidar com as emoções. A inteligência emocional permite que você reconheça, entenda, gerencie e regule as emoções, sendo essa última parte – a regulação – muitas vezes a mais difícil que enfrentamos como indivíduos e líderes.
Há muito a ser repensado quando se trata de emoções. Sempre que você fica com raiva, frustrado ou desapontado, vale a pena lembrar que essas emoções são apenas um rascunho inicial. Você nunca publicaria uma versão preliminar do seu blog, certo? Você o editaria para garantir que é a melhor versão, da mesma forma que eu nunca publicaria o primeiro rascunho de um livro! O mesmo vale para as emoções – muitas pessoas simplesmente vão em frente e “publicam” – internalizando como se sentem – sem parar por um segundo e pensar que talvez deveriam fazer uma revisão, um primeiro ou segundo rascunho.
Quais são os principais modos de pensar que orientam nossos valores e crenças?
Há duas décadas, li um artigo brilhante de Phil Tetlock, que me apresentou a ideia de pensar como um pregador, um promotor ou um político. Depois que internalizei esse conceito, não consegui mais deixá-lo de lado. Eu o via em todos os lugares… Eu o via no meu próprio pensamento… no pensamento de outras pessoas… Eu o via na maneira como nos comunicamos.
A ideia básica é que, quando você está pregando, você está tentando converter outras pessoas e defender suas crenças sagradas. Quando você está acusando, você está tentando ganhar uma discussão, o que significa que você terá que provar que o outro lado está errado. Minha grande preocupação é que, quando estamos presos a uma mentalidade de pregador ou promotor, não estamos dispostos a questionar nossas próprias suposições e opiniões… se eu estou certo e você está errado, então eu posso ficar parado, e você é quem precisa mudar.
No modo político, as coisas são um pouco mais flexíveis. Nesse modo, estou tentando ganhar a aprovação de uma audiência – e isso significa que vou fazer lobby ou campanha. Posso dizer coisas que você quer ouvir, mas talvez não esteja realmente mudando o que realmente penso ou – se o fizer – posso estar fazendo isso para agradar meu grupo em vez de encontrar a verdade.
Como podemos manter nossos próprios valores com ceticismo saudável?
Há um tempo e um lugar para ser pregador, promotor ou político. Se você tem uma audiência receptiva às suas ideias – ou pelo menos mente aberta – não há razão para que você não possa ser entusiasta ou hipercrítico de algo que você acha que é um engodo… ou para garantir que você entenda o que eles querem ouvir para garantir que você esteja falando a linguagem deles.
Onde as coisas se tornam problemáticas é quando começamos a nos apegar a ideias que nunca fizeram sentido ou que não são mais verdadeiras. Também é problemático quando você está lidando com uma audiência que é resistente às ideias que você está apresentando. Quando essas condições estão presentes, precisamos repensar nosso instinto de pregar, acusar ou fazer política e, em vez disso, pensar mais como cientistas.
Como devemos desarmar conflitos e polarizações nos relacionamentos interpessoais?
Aprendemos muito em psicologia nos últimos anos sobre como despolarizar situações, mas temo que não exista uma bala de prata. Nosso ponto de partida é reconhecer que, se você quer que outras pessoas abram suas mentes, você também precisa abrir a sua.
Eu sei que tenho a tendência de entrar no modo promotor, já fui até chamado de “tirano da lógica” de vez em quando… mas essa não é minha intenção. Tenho esse hábito de, quando alguém tem uma visão extrema, eu tender a querer tomar o extremo oposto e empurrar os limites de um argumento. Para mim, isso faz parte da diversão de um debate animado. No entanto, isso pode parecer um ataque. Às vezes digo às pessoas que tenho essa tendência e peço que sinalizem se me virem fazendo isso.
Quero que as pessoas me avisem se eu entrei no modo promotor e se preciso mudar para o modo científico e mostrar mais curiosidade e humildade. Essa pequena revelação pessoal é útil, pois dá às pessoas permissão para apontar a abordagem umas das outras e permite uma abertura para ideias e conversas sem reações exageradas se as coisas esquentarem. Este é apenas o começo, é claro, mas é um bom ponto de partida.
Como podemos aplicar uma melhor compreensão de nossos valores e crenças?
Eu desperdicei muitas horas tentando mudar os valores das pessoas em vez de apenas reformular as ideias que me empolgam em termos de valores que elas já possuem. Para começar, temos que descobrir quais são os princípios e valores que têm maior importância para a pessoa com quem estamos conversando. Isso vem da psicologia da entrevista motivacional, onde um psicólogo conselheiro geralmente lida com pessoas que estão enfrentando dependência e tenta guiá-las para superar essa dependência.
Mindset correto é o que vai fazer você alcançar (ou não) o sucesso
Junior Borneli, co-fundador do StartSe
Mulher negra e sorridente segurando um IPad e olhando para frente (Fonte: Getty Images)
Mindset é a sua programação mental, é como você encara tudo que está ao teu redor
Mindset. Você já ouviu essa palavinha algumas vezes aqui no StartSe. Ela é importante, talvez uma das coisas mais importantes para “chegar lá” (seja lá onde for que você quiser chegar).
É sua habilidade de pensar o que você precisa para ter sucesso. E como a maioria das coisas que você possui dentro de você, ela é uma espécie de programação do seu ser. Tanto que é possível que você adquira outro mindset durante a vida, convivendo com as pessoas corretas, conhecendo culturas diferentes.
Algumas pessoas dizem que é isso das pessoas que faz o Vale do Silício ser a região mais inovadora do mundo. Eu, pessoalmente, não duvido. Fato é: você precisa de ter a cabeça no lugar certo, pois a diferença entre um mindset vencedor e um perdedor é o principal fator entre fracasso e sucesso.
Para isso, é importante você começar do ponto inicial: um objetivo. “Todo empreendedor precisa ter um objetivo. Acordar todos os dias e manter-se firme no propósito de fazer o máximo possível para chegar lá é fundamental”, diz Junior Borneli, co-fundador do StartSe e uma das pessoas mais entendidas de mindset no ecossistema brasileiro.
De lá, é importante você fazer o máximo que puder e não perder o foco, mantendo-se firme. “Não importa se no final do dia deu tudo certo ou errado. O importante é ter a certeza de que você fez tudo o que foi possível para o melhor resultado”, avisa.
Com a atitude certa, é capaz que você sempre consiga canalizar as coisas como positivas. “Você sempre tem duas formas de olhar um a mesma situação: aquela em que você se coloca como um derrotado e a outra onde você vê os desafios como oportunidades. Escolha sempre o melhor lado das coisas, isso fará com que sua jornada seja mais leve”, alerta o empreendedor.
Esses tipo de sentimento abre espaço para uma característica importantíssima dos principais empreendedores: saber lidar com grandes adversidades. “Um ponto em comum na maioria os empreendedores de sucesso é a superação”, destaca Junior Borneli.
Saber lidar com essas adversidades vai impedir que você pare no primeiro problema (ou falência) que aparecer na sua frente. “São muito comuns as histórias de grandes empresários que faliram várias vezes, receberam diversos ‘nãos’ e só venceram porque foram persistentes”, afirma.
É importante ter esse mindset resiliente, pois, nem sempre tudo será fácil para você – na verdade, quase nunca será. “Empreender é, na maior parte do tempo, algo muito doloroso. Até conseguir algum resultado expressivo o empreendedor passa por muitos perrengues. A imensa maioria fica pelo caminho”, diz.
É como uma luta de boxe, onde muitas vezes, para ganhar, você terá que apanhar e apanhar e apanhar até conseguir desferir o golpe (ou a sequência) certo. “Na minha opinião, não há melhor frase que defina a trajetória de um empreendedor de sucesso do que aquela dita por Rocky Balboa, no cinema: ‘não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. É assim que se ganha’”, ilustra.
O problema talvez seja que alguns aspectos do empreendedorismo tenham glamour demais. “Empreender não é simplesmente ter uma mesa com super-heróis e uma parede cheia de post-its coloridos. Você vive numa espécie de montanha russa de emoções, onde de manhã você é ‘o cara’ e à tarde não tem dinheiro pro café”, salienta.
Vale a pena, porém, perseverar neste caminho. “Para aqueles que são persistentes e têm foco, a jornada será difícil, mas o retorno fará valer a pena!,” destaca o empreendedor.
DERROTA TAMBÉM ENSINA
Um ponto importante do sucesso é saber lidar com o fracasso e, de lá, tomar algumas lições para sair mais forte ainda. “Toda derrota nos ensina algumas lições e assim nos tornamos mais fortes a cada nova tentativa. A cultura do fracasso, aqui no Brasil, é muito diferente dos Estados Unidos”, afirma Junior.
No Vale do Silício, falhar é encarado algo bom, na verdade – e aumenta suas chances de sucesso futuro. “Por lá, empreendedor que já falhou tem mais chances de receber investimentos porque mostrou capacidade de reação e aprendeu com os erros”, conta o empreendedor.
Mas ao pensar sobre fracasso, você precisa ter o filtro correto para não deixar a ideia escapar. “Encarar os erros como ensinamentos e entender que falhar é parte do jogo torna as coisas mais fáceis e suportáveis”, salienta.
Foco é a palavra de ordem para você conseguir alcançar os objetivos traçados no caminho, mesmo que em alguns momentos pareça que está tudo dando errado. “Por fim, buscar o equilíbrio mental e o foco são fundamentais. Nas vitórias, tendemos a nos render à vaidade e ao orgulho. E nas derrotas nos entregamos ao desânimo e a depressão. Mentalize seus objetivos, foque nos caminhos que vão leva-lo até eles e siga firme em frente”, afirma.
É importante que você tenha noção de que para ser uma exceção, você não pode pensar da maneira comodista que a maior parte das pessoas. “Se você quer chegar onde poucos chegaram, precisará fazer o que poucos têm coragem e disposição para fazer”, completa.
O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?
Moysés Peruhype Carlech
Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas dessa cidade no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.
Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?
Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no seu domicílio? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?
Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelos Bairros e Centros da Cidade, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.
A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos shoppings centers, bairros e centros da cidade, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.
É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente. Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.
Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer”. – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.
O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.
Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.
Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.
Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.
Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.
Aproveite essa oportunidade para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.
Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297