Entenda mais sobre a data que marcou a história do Rio Grande do Sul

Mariana Gulo

Nesta sexta-feira (20) é comemorado o Dia do Gaúcho, data que celebra a Revolução Farroupilha, ocorrida em 20 de setembro.

Dia do Gaúcho celebra a Revolução Farroupilha / Crédito: CanvaDia do Gaúcho celebra a Revolução Farroupilha – Crédito: Freepik

O que aconteceu no dia 20 de Setembro?

No dia 20 de setembro começou a Revolução Farroupilha, organizada pela elite gaúcha. Na época, os gaúchos estavam descontentes com a política fiscal do governo brasileiro. Naquele período, o Rio Grande do Sul tinha um mercado significativo no comércio de charque (carne seca), e essa insatisfação estava ligada à cobrança de impostos feita pelo governo.

Leia Mais

O movimento se espalhou por diversas regiões do Rio Grande do Sul, trazendo consigo um desejo separatista do estado em relação ao Brasil. A revolução foi um levante regional contra o governo imperial do Brasil, que se estendeu por cerca de 10 anos. O conflito foi encerrado após a assinatura de um acordo de paz entre os lados envolvidos.

Festival Minas Tchê celebra Dia do Gaúcho

O Festival Minas Tchê preparou uma programação especial no Parque de Exposições do Camaru, em Uberlândia, para comemorar o Dia do Gaúcho no dia 20 de setembro. O evento contará com feiras, grupo de danças típicas e uma ampla variedade de produtos típicos do sul do país.

Às 20h00, o público poderá prestigiar uma apresentação especial do grupo de danças típicas Paixão Gaúcha, diretamente de Cruz Alta (RS). O grupo promete emocionar os visitantes com performances que remetem às raízes do sul, em um espetáculo de dança que exalta a cultura, os costumes e o espírito guerreiro do povo gaúcho. 

Foto: Divulgação Minas TchêEvento terá programação especial para o Dia do Gaúcho — Crédito: Divulgação Minas Tchê

Além das atrações culturais, a Feira Minas Tchê continua oferecendo uma ampla variedade de produtos típicos do sul do país, como vinhos, queijos, doces caseiros, chocolates de Gramado, móveis coloniais e a tradicional moda couro. O público também poderá aproveitar o famoso fogo de chão com a Costela Gaúcha, outra atração que promete encantar os visitantes. 

 A feira segue até o próximo domingo, dia 22 de setembro, oferecendo a chance para o público de Uberlândia e região vivenciar o melhor da cultura gaúcha e, ao mesmo tempo, contribuir para a recuperação dos produtores do sul. 

Loading

By valeon