Priscila Schmidt – Colunista StartSe

A comunicação assertiva é a arte de expressar nossos pensamentos e sentimentos de forma clara, respeitosa e eficaz. Para alcançarmos essa habilidade, é fundamental dominar nossas emoções e construir mensagens que sejam compreendidas e bem recebidas pelo outro.

Foto: Pexels

Imagine um lago. É noite. A lua cheia brilha redonda no céu.

Quando as águas deste lago estão calmas, refletem a luz da lua com precisão, podemos ver no céu e nas águas uma lua perfeita, redondinha. A realidade e o seu reflexo são muito parecidos. 

Agora, caso as águas deste lago estejam agitadas, o reflexo da lua será deformado e disforme, não condizente com a realidade que enxergamos no céu.

Entenda que a lua representa a realidade. O lago representa a sua mente. Quando nossas emoções estão em ebulição, não conseguimos enxergar a realidade com nitidez. 

  • Nossos pensamentos se interpõem entre nós e os fatos e corremos grande distorcemos a realidade.

Meu caro leitor, esta não é uma boa hora para falar.

A tão cobiçada comunicação assertiva está diretamente relacionada com a sua inteligência emocional. Saber reconhecer e gerir suas emoções é a base do sucesso na sua comunicação.

Seis etapas nos aproximam de uma comunicação realmente assertiva e capaz de solucionar conflitos. Vamos entender o que devemos considerar em cada uma dessas etapas e como as emoções podem prejudicar nosso discernimento em cada uma.

Por que dizer?

Este é o objetivo da sua mensagem. Saber por que falar é o primeiro passo para construir uma mensagem assertiva. Muitas vezes, começamos uma conversa sem saber sequer aonde queremos chegar ou qual é o nosso objetivo ao falar. Possivelmente, isso resultará em uma conversa que apenas descarrega no outro nossas emoções e frustrações. Quando estamos tomados pela emoção, é muito mais provável que queiramos ‘rebater ou nos defender’, ao invés de solucionar. Saiba, exatamente, seu objetivo.

Para quem dizer?

Parece óbvio, mas nem sempre consideramos para quem vamos levar nossa mensagem. Esse é um recorte muito precioso para delimitarmos o que vamos dizer. O ‘quem’ estará imbricado no passo anterior, o ‘porquê’. Quanto aquela pessoa sabe ou viveu acerca do tema da mensagem? Quais as objeções que ela pode ter sobre o tema? Quais vieses e valores? Qual o interesse nesta conversa? Essas são perguntas muito importantes sobre o nosso interlocutor.

Mas veja bem, quando estamos em ebulição, provavelmente não teremos condições de observar e responder a estas perguntas com isenção, pois estaremos analisando o outro através das nossas lentes ofuscadas pelas emoções. Considere quem está do outro lado.

O que dizer?

As etapas anteriores serão a base desta terceira etapa. Se temos clareza do porquê e para quem estamos construindo a mensagem, podemos escolher com assertividade o que dizer, considerando o que deve ou não entrar na nossa mensagem. Ou seja, as etapas anteriores nos orientam sobre a curadoria do nosso conteúdo.

Se pecarmos nas etapas anteriores, corremos um grande risco de escolhermos mal nossos argumentos, misturando os fatos com as nossas emoções, distorcendo o acontecido e nos distanciando de uma possível solução. Não podemos permitir que nossas emoções ditem o que será dito, isso nos colocaria em um lugar demasiadamente apaixonado e pouco estratégico e assertivo. Diga, exatamente, o que você quer dizer.

Como dizer?

O ‘como’ diz respeito à forma. Como nos expressamos, como a voz e a linguagem não verbal contribuem e sustentam a nossa mensagem. Ou como elas distorcem a mensagem. Albert Mehrabian conduziu um estudo que demonstra que, quando existem ruídos emocionais na nossa comunicação, a voz e a linguagem não verbal são responsáveis por mais de 90% da interpretação da mensagem.

Imagino que aqui já esteja evidente para você que, se não fizermos uma boa gestão das nossas emoções, elas falarão mais alto do que qualquer coisa que você diga, transbordando pelo ritmo, pelo tom e pela frequência da nossa voz, pelas expressões faciais e postura corporal. O ‘como’ é responsável pelos maiores e mais graves ruídos de comunicação. Busque uma performance que transmita calma e confiança.

Onde dizer?

Não costumamos considerar essa etapa na hora de construir uma comunicação assertiva, mas a escolha do lugar é fundamental para a atmosfera que queremos dar para a conversa. Uma conversa ‘na sala do chefe’ provavelmente vai adicionar mais tensão e seriedade à conversa do que uma conversa em uma cafeteria ou ao ar livre. A escolha de, por exemplo, ter uma conversa difícil caminhando ao ar livre ao invés da ‘sala do RH’ (onde as pessoas são contratadas e demitidas) pode influenciar muito no estado emocional, tanto no seu quanto no do seu interlocutor. Seja estratégico nesta escolha!

Quando dizer?

Por fim, escolher a hora certa de dizer. E a pergunta que traduz esta etapa é ‘essa é a hora de termos essa conversa?’. Aqui devemos considerar a objetividade do tempo, se existe tempo hábil para que a conversa aconteça, mas, também, se é a hora certa de ter a conversa no sentido das nossas emoções. Estamos, eu e o outro, em condições de ter essa conversa?

As regras não vão substituir o seu autoconhecimento.

De forma genérica, especialistas de comunicação assertiva recomendam que esperemos 48 horas até que as nossas emoções arrefeçam para que possamos ter uma conversa difícil. Mas a verdade é que esta regra é muito precária. 

É preciso que você crie condições de ler a si e ao outro, considerando que, em algumas situações, estaremos prontos em 15 minutos para ‘falar sobre isso’, e em outras, mesmo depois de 48 horas, ainda nos sentiremos muito afetados quando tocamos no tema. Portanto, a regra a ser considerada aqui é ‘estamos prontos?’, independentemente de quanto tempo tenha se passado. E treine, treinar vai te ajudar a entender se você consegue tocar no assunto sem se afetar emocionalmente.

Esteja atento a cada uma das etapas descritas acima.

Saber analisar e definir sobre cada uma dessas etapas não se trata de olhar apenas para si, mas exercitar a sua empatia e verificar se todos estão prontos para uma conversa difícil e fazer escolhas que favoreçam a conversa, ao invés de torná-la ainda mais difícil. Isso permitirá o fortalecimento da confiança e a verdadeira resolução de conflitos.

Uma comunicação de excelência não é apenas um artifício de persuasão e poder, é uma jornada de autoconhecimento e de autogestão! Quanto melhor nos conhecemos, melhor nos comunicamos. Quanto melhor nos comunicamos, melhor nos conhecemos.

Leitura recomendada

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ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON

1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.

2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.

3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?

Estratégias para o crescimento da nossa empresa

  1. Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
  2. Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
  3. Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
  4. Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
  5. Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.

O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.

Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.

Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.

4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.

Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.

Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.

5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?

A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.

“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.

6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?

A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!

Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.

Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.

Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.

Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:

  • objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
  • etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
  • decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
  • gerenciamento de recursos focado em otimização.

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