Junior Borneli – Founder da StartSe

Sim, depois de prometer muito, a Tesla lançou seu robotáxi. Apesar da incrível perspectiva que isso abre, houve uma pequena frustração, porque tudo o que foi exibido são protótipos ainda longe do lançamento.

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Sim, depois de prometer muito, a Tesla lançou seu robotáxi. Apesar da incrível perspectiva que isso abre, houve uma pequena frustração, porque tudo o que foi exibido são protótipos ainda longe do lançamento.

Agora vou me prender a uma coisa que passou despercebida. Elon Musk frisou muito essa imagem abaixo, por um motivo simples.

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O impacto no ecossistema 

Quando uma tecnologia nova surge, como os táxis autônomos, o impacto maior não é nela mesma, em si, mas nas implicações que vêm depois. E foi nesse ponto que Elon pegou. O impacto que isso terá num ecossistema inteiro.

Imagens como essa, de estacionamentos lotados, podem não existir mais. Hoje nós fazemos um uso mínimo dos carros. Na enorme maioria do tempo eles ficam parados nos estacionamentos e garagens.

Elon frisou que, com o robotáxi da Tesla, o tempo de uso de um carro pode ser 10 vezes maior do que é hoje, o que significa que nem todo mundo precisa ter a posse de um carro, mas sim ter um carro à disposição.

Se essa visão dele estiver certa, veremos impactos enormes nos estacionamentos, venda de automóveis, aluguel de carros, empresas de seguros, de logística, taxistas, motoristas de app… muita coisa.

Todas as imensas áreas reservadas para estacionamento poderiam ser espaços para moradias, novos escritórios, parques e áreas verdes… seria uma mudança radical em relação ao que temos hoje.

O robotáxi da Tesla, hoje, continua no mesmo lugar de ontem: uma promessa. Vimos um pouco mais sobre ele, vimos os protótipos funcionarem e tivemos uma certeza: o futuro parece caminhar mesmo nessa direção.

Mas, afinal, como será o Cybercab?

O interior do Cybercab, o robotáxi anunciado pela Tesla é como você vê na imagem abaixo. O carro é totalmente autônomo, sem volante, pedais ou botões. Você não precisa fazer nada, apenas entrar e ler um livro, assistir um filme ou… dormir.

Reprodução Tesla

A expectativa de preço do Cybercab é de menos de US$ 30 mil dólares (cerca de R$ 170 mil) e ele deve estar disponível para venda em 2026. Seu lançamento foi adiado diversas vezes, mas foi finalmente apresentado.

No evento de lançamento, a Tesla disponibilizou 50 unidades para simular os carros circulando pelas ruas. Contudo, a apresentação aconteceu numa cidade cenográfica dentro dos estúdios da Warner Bros. Entertainment.

Além do Cybercab, a Tesla apresentou a CyberVan, um veículo autônomo para transporte de até 20 pessoas. O veículo tem design futurista e talvez seja o mais “diferente” do portfólio até aqui, depois do CyberTruck.

O anúncio das novidades, contudo, frustrou os investidores. Eles esperavam algo mais palpável, já com um modelo de negócios e projeções de receita. O fato de serem lançados apenas 2026 deixou um gosto amargo.

Nesse contexto, o Google está mais a frente, com o Waymo. Os táxis autônomos da empresa já estão operando livremente em cidades como San Francisco, Austin, Atlanta e Phoenix.


Nesse contexto, o Google está mais a frente, com o Waymo. Os táxis autônomos da empresa já estão operando livremente em cidades como San Francisco, Austin, Atlanta e Phoenix.

Elon Musk anuncia robotáxi e prazo para veículo autônomo da Tesla; veja fotos

CEO da marca de carros prometeu datas limite curtas para lançamento dos produtos

Chris Isidoreda CNN

O CEO da Tesla, Elon Musk, revelou na quinta-feira (10) sua visão de um “futuro divertido e empolgante”, uma “era de abundância” cheia de carros autônomos de sua empresa, sem volantes, com estacionamentos transformados em parques e robôs caminhando entre a população — que ele prometeu novamente que estariam disponíveis em poucos anos.

Resta saber se ele conseguirá cumprir essas promessas.

Esses planos, e a revelação dos designs de seus robotáxis, aconteceram em um evento glamoroso na Califórnia, nos Estados Unidos, repleto do tipo de hype que construiu uma base de fãs dedicada aos veículos elétricos da Tesla (TSLA). O encontro apresentou modelos do robotáxi, bem como um Robovan, um veículo autônomo projetado para transportar um grupo maior de pessoas ou itens.

Os designs têm uma estética futurista metálica e brilhante, típica de ficção científica. O próprio Musk fez referência ao clássico filme de ficção científica “Blade Runner”, embora tenha dito que queria que sua versão dos próximos anos fosse mais alegre do que aquele filme noir distópico.

Musk é famoso por prometer prazos curtos que levam anos, ou mais, para serem alcançados. Ele havia previsto cinco anos atrás que sua frota de robotáxis estaria a apenas um ano de distância. Durante sua apresentação no estúdio da Warner Bros. na noite de quinta-feira, ele até admitiu: “Tendo a ser um pouco otimista com prazos”.

O evento de lançamento desses produtos, que foi transmitido ao vivo para milhões de espectadores em sua plataforma de mídia social, X, começou com 53 minutos de atraso.

Mas o atraso pareceu importar pouco para o público presente, que aguardava ansiosamente a chance de andar nos 50 veículos autônomos que circulavam pelo estúdio. Eles continuaram a aplaudir Musk durante sua apresentação relativamente curta de 20 minutos.

A Tesla oferece há algum tempo o que chama de Full Self-Driving (FSD), atualmente com preço de cerca de R$ 45 mil, como uma opção em seus carros. Mas, apesar do nome, a Tesla diz que os motoristas precisam continuar sentados no banco do motorista, prontos para assumir o controle do veículo, mesmo quando em modo FSD.

Musk disse na quinta-feira que os Teslas com FSD seriam capazes de operar onde os reguladores estaduais permitirem, sem intervenção humana, prevendo que isso aconteceria na Califórnia e no Texas até o próximo ano. Ele também revelou o Cybercab, um veículo sem volante, acelerador ou pedais de freio, projetado especificamente para transportar passageiros sem a presença de um motorista, que, segundo ele, deverá estar em produção até 2026.

“Vai ser como sentar em um confortável lounge,” disse ele. “Sim, vai ser incrível”.

Ele afirmou que o Robocab, ao contrário de outros veículos elétricos, não teria plugue, mas seria carregado ao passar sobre uma placa de carregamento. Também mostrou um veículo maior que, segundo ele, poderia transportar até 20 passageiros ou mercadorias, ao qual chamou de “Robovan”, embora não tenha dado um prazo para a introdução desse veículo.

Musk disse que, além da Tesla vender passeios em sua própria frota de robotáxis autônomos, estes reduziriam o custo de propriedade para os compradores da Tesla, pois eles poderiam alugar seus carros para passeios quando não estivessem dirigindo, usando o serviço da Tesla para organizar as corridas.

O serviço planejado não apenas competiria com serviços da Uber e Lyft que utilizam motoristas humanos, mas também com outros serviços autônomos que estão sendo testados por empresas como a Waymo, do Google. Na verdade, esses outros serviços de robotáxis autônomos já estão bem à frente da oferta planejada pela Tesla, disse a jornalista de tecnologia e colaboradora da CNN, Kara Swisher, que chamou o design do robovan da Tesla de “uma linda torradeira sobre rodas”.

“Eu uso o serviço da Waymo sempre que vou a São Francisco há muito tempo”, disse Swisher à CNN na quinta-feira à noite, após o evento. “Eles dirigiram milhões de milhas. Elon só tem falado sobre isso. Eu gostaria de vê-lo colocar algo na estrada. Estou muito animada com veículos autônomos. Mas ele tem prometido isso há muito tempo, enquanto outros já entregaram”.

“Isso é típico dele”, disse ela. “Ele faz um anúncio gigante e depois não se vê nada. Ele fez coisas incríveis, e acho que isso faz parte disso. Mas, neste caso, há coisas na estrada agora que estão funcionando, da Google, da Amazon e de outros”.

“Excessivamente otimista”

Musk insistiu que os dados da empresa mostram que a versão atual do FSD, que exige que um motorista supervisione a condução, já é mais segura do que carros dirigidos por humanos. Mas outros que testaram esse recurso questionam se isso é verdade.

Um serviço de teste independente, AMCI Testing, descobriu que os motoristas precisavam assumir o controle a cada 13 milhas, em média.

Certamente, esta não é a primeira vez que Musk apresenta prazos ambiciosos para seus planos de carros autônomos. Em uma chamada de julho com investidores, Musk disse que esperava ter “dirigibilidade não supervisionada possivelmente até o final deste ano”, acrescentando: “Eu ficaria chocado se não conseguíssemos fazer isso no próximo ano”.

Mas ele também reconheceu: “Obviamente, minhas previsões sobre isso têm sido excessivamente otimistas no passado”.

“Eu sou o garoto que gritou FSD. Mas acho que seremos melhores do que os humanos até o final deste ano”, disse ele em uma chamada com investidores em julho de 2023, antes de acrescentar: “Eu estive errado no passado. Posso estar errado desta vez”.

E até alguns analistas que acreditam que a Tesla eventualmente desenvolverá a tecnologia necessária para ter veículos autônomos transportando passageiros acreditam que essa conquista está, no mínimo, a vários anos no futuro.

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By valeon