João Branco – , Profissional de Marketing mais admirado do Brasil e professor da StartSe

Quem trabalha com uma marca, ama a marca. Mas será que os clientes sentem o mesmo? Neste artigo, João Branco desmistifica a ilusão de que a paixão interna por um produto se traduz em lealdade do consumidor. Descubra por que a consistência na entrega de valor é a chave para conquistar e fidelizar clientes.

Foto: Unsplash

Quem começa a trabalhar para uma marca, se apaixona rapidamente por ela. Quando você entra em uma empresa, começa a atender um cliente ou pega um projeto, é como se ganhasse um ingresso para um “mundo encantado”. 

Você descobre todos os detalhes de como aquele negócio nasceu. As pessoas te contam tudo sobre os cuidados que tomam na produção. Você estuda o histórico de todas as propagandas que já foram divulgadas. As razões e os diferenciais daquele produto ficam tão evidentes, que você se torna um defensor fervoroso.

“Por que alguém compraria da concorrência?” Ficamos tão iludidos que temos dificuldade de entender por que os clientes não preferem a nossa marca. Nossa primeira reação é a mais óbvia: “se as pessoas soubessem tudo que eu sei, elas sempre escolheriam o nosso produto”. A solução? Vamos pedir mais orçamento e sair gritando aos quatro ventos tudo o que fazemos de bom.

E é aqui que o Marketing se engasga.

Antes de começar a resolver esse dilema, precisamos admitir que há pelo menos 4 tipos de clientes disponíveis no mercado:

1- Existem pessoas que não fazem a menor ideia de que o seu produto existe.

Elas não sabem o seu nome, não conhecem a sua proposta e não o consideram como uma opção. Parece ser um “peixe óbvio de ser pescado”, mas antes de sair gastando zilhões em conhecimento de marca, você precisa saber se realmente vale a pena fazer isso.

2- Existem pessoas para quem o seu produto não é a melhor opção.

A verdade é que você não é bom em tudo e existem grupos de pessoas para quem os seus concorrentes são a melhor proposta. Na maioria dos casos, gastar orçamento tentando convencê-las é desperdiçar dinheiro.

3- Existem pessoas que precisam do seu produto, mas você não consegue convertê-las.

Provavelmente a abordagem está errada. Onde estão essas pessoas? E qual é a UMA coisa que você pode falar para mudar a sua opinião?

4- Por último, as mais difíceis… existem pessoas que tem um ranço com a sua marca.

Ex-cliente magoados. Ex-consumidoras frustradas. Pessoas que farão todo o possível para nunca mais consumir o seu produto. Cuidado com elas.

Talvez essa seja apenas uma nova explicação do famoso “funil” de Marketing com um olhar mais humano. Mas saber “qual botão apertar” no seu plano, faz uma diferença brutal.

Seus clientes jamais terão a mesma paixão pela sua marca que você tem. Eles jamais conseguirão absorver 1% de tudo que você sabe sobre ela. Eles não percebem que você colocou uma chamada de “novo sabor!” na embalagem. Eles lembram vagamente da sua publicidade.

Sua missão é a de se concentrar em pessoas que precisam daquilo que só você consegue oferecer. Falar poucas coisas, consistentemente, e atraí-las para a solução que vai deixá-las mais satisfeitas. Prometa algo nível “8” e entregue, sempre, “8,5”. Não prometa 6, nem prometa 18. E faça com constância.

Diga-me um hotel, loja de roupa, posto de gasolina ou restaurante que você já frequentou algumas vezes e teve a sensação de que “cada vez saio mais satisfeito”. Diga-me um produto que parece estar cada vez melhor. Isso é raríssimo. E mostra a oportunidade que temos de encantar os clientes entregando algo consistentemente bom. É aqui que a paixão pela sua marca acontece.

O difícil não é saber a diferença entre Marketing bom e Marketing ruim, mas saber a diferença entre Marketing bom e Marketing quase bom.

NOSSA MARCA. NOSSO ESTILO!

NÓS DA VALEON COMPARTILHAMOS CONHECIMENTO PARA EXECUTARMOS COM SUCESSO NOSSA ESTRATÉGIA PARA REVOLUCIONAR O MODO DE FAZER PROPAGANDA DAS EMPRESAS DO VALE DO AÇO.

O desejo de mudar, de transformar, de acreditar, são fundamentais para irmos além. São agentes propulsores da realização de sonhos. Já o empreendedorismo está presente no DNA dos brasileiros e nossa história trouxe essa capacidade que temos de nos reinventar e de nos conectarmos com você internauta e empresários que são a nossa razão de existir.

E todos esses elementos combinados e levados ao território da internet, torna o que era bom ainda melhor. Na internet e através do Site da Valeon, podemos proporcionar o início do “virar de chaves” das empresas da região para incrementar as suas vendas.

Assim, com inovação e resiliência, fomos em busca das mudanças necessárias, testamos, erramos, adquirimos conhecimento, desenhamos estratégias que deram certo para atingirmos o sucesso, mas nada disso valeria se não pudéssemos compartilhar com vocês essa fórmula.

Portanto, cá estamos! Na Plataforma Comercial Marketplace da VALEON para suprir as demandas da região no que tange à divulgação dos produtos e serviços de suas empresas com uma proposta diferenciada dos nossos serviços para a conquista cada vez maior de mais clientes e público.

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos. Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.

O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do mercado e na falta de um Marketplace para resolver alguns problemas desse mercado e em especial viemos para ser mais um complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses três anos de nosso funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia, inovação com soluções tecnológicas que facilitam a rotina das empresas. Temos a missão de surpreender constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em constante evolução para nos manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.

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