Redação Startups – StartSe

Big tech tem o desafio de combinar IA com seu maior “ganha-pão” – no caso, seu motor de buscas – sem canibalizar um modelo vencedor

Photo by Rajeshwar Bachu on Unsplash

Em meio a todo o hype em torno da inteligência artificial, inclusive com rodadas astronômicas como a da OpenAI que foi divulgada essa semana, questões sobre como uma tecnologia cara como a IA generativa vai se monetizar, o Google já está colocando em prática algumas formas de como fazer isso. Essa semana, a companhia de Mountain View está implementando ads no AI Overviews, colocando propagandas em meio às suas respostas geradas por IA para os usuários.

Segundo reportou o site The Information, a novidade é uma mudança há muito tempo planejada pela big-tech, em um esforço para criar uma nova fonte de receita, misturando seus recentes avanços em IA com seu maior “ganha-pão” – no caso, seu motor de buscas.

Em seu blog, a empresa deu exemplos de como suas respostas geradas por IA já podem incluir anúncios. “Se alguém pesquisar como remover uma mancha no jeans, o Google responderá com um resumo de várias opções junto com anúncios de compras de removedores de manchas”, disse Shashi Thakur, vP de anúncios do Google, no post.

Segundo analistas, o novo modelo de monetização de ads com IA vai ser um bom teste para ver como o Google vai incorporar respostas de IA generativa e anúncios em seu sistema de buscas, ao mesmo tempo em que tem o desafio de não canibalizar o modelo tradicional de ads, que em 2023 rendeu US$ 238 bilhões para a companhia.

“Esse anúncio era inevitável e continua a tendência do Google desenvolver tendências de conversação às custas da pesquisa clássica”, disse o analista da Forrester Research, Nikhil Lai. “Os anunciantes estão dando de ombros e se adaptando a essa forma de monetizar comportamentos de pesquisa, mas os consumidores não se atualizaram tão rápido.”

Enquanto isso, os anunciantes sabem que o negócio principal do Google é pesquisa e publicidade – pra ser mais preciso, a empresa detém 90% do share quando o assunto é buscas. Para eles, a maneira mais óbvia para o Google monetizar AI Overviews é por meio de links patrocinados, ele continuou.

Enquanto outros provedores de pesquisa de IA, como a Perplexity AI, estão lançando produtos para competir no domínio do Google quando se trata de pesquisa, a big tech ainda detém quase 90% do mercado de pesquisa em todo o mundo. “O que estamos vendo é que o volume geral de consultas está aumentando no Google, Reddit, TikTok, Bing e Perplexity. Mas nenhum mecanismo está tirando participação do outro”, disse Lai.

A competição existe, e outros nomes estão se apresentando para o combate na arena dos motores de busca, como a Perplexity and a própria OpenAI, que está testando protótipos de um motor de busca – o seu SearchGPT. Ambos também estão testando alternativas de publicidade e monetização para estes sistemas de busca.

“O fato de eles estarem se preocupando em continuar lançando novos recursos, adicionando anúncios à experiência do AI Overviews, sugere que, a longo prazo, eles ainda sentem que talvez a maior ameaça à sua posição atual como o gigante das buscas do mundo, seja a IA generativa”, disse Damian Rollison, diretor de insights de mercado da SOCi, uma fornecedora de tecnologia de marketing de IA, em um post no LinkedIn.

O que é marketplace e por que investir nessa plataforma

ÚnicaPropaganda e Moysés Peruhype Carlech

Milhares de internautas utilizam o marketplace diariamente para fazer compras virtuais. Mas muitos ainda desconhecem seu conceito e como ele funciona na compra e venda de produtos.

Afinal, o que é marketplace?

O marketplace é um modelo de negócio online que pode ter seu funcionamento comparado ao de um shopping center.

Ao entrar em um shopping com a intenção de comprar um produto específico, você encontra dezenas de lojas, o que lhe permite pesquisar as opções e os preços disponibilizados por cada uma delas. Além de comprar o que você planejou inicialmente, também é possível consumir outros produtos, de diferentes lojas, marcas e segmentos.

Leve isso ao mundo virtual e você entenderá o conceito de marketplace: um lugar que reúne produtos de diversas lojas, marcas e segmentos. A diferença é que no ambiente virtual é mais fácil buscar produtos, e existe a facilidade de comprar todos eles com um pagamento unificado.

Os principais marketplaces do Brasil

A Amazon foi a primeira a popularizar esse modelo de negócio pelo mundo, e até hoje é a maior referência no assunto

No Brasil, o marketplace teve início em 2012. Quem tornou a plataforma mais conhecida foi a CNova, responsável pelas operações digitais da Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, entre outras lojas.

Hoje, alguns nomes conhecidos no marketplace B2C são: Americanas, Magazine Luiza, Netshoes, Shoptime, Submarino e Walmart. No modelo C2C, estão nomes como Mercado Livre e OLX. Conheça os resultados de algumas dessas e de outras lojas no comércio eletrônico brasileiro.

Aqui no Vale do Aço temos o marketplace da Startup Valeon que é uma Plataforma Comercial de divulgação de Empresas, Serviços e Profissionais Liberais que surgiu para revolucionar o comércio do Vale do Aço através de sua divulgação online.

Como escolher o marketplace ideal para sua loja

Para ingressar em um marketplace, é preciso cadastrar sua loja, definir os produtos que serão vendidos e iniciar a divulgação. Mas é fundamental levar em consideração alguns pontos importantes antes de decidir onde incluir sua marca:

Forma de cobrança: cada marketplace possui seu modelo de comissão sobre as vendas realizadas, que pode variar de 9,5% a 30%. O que determina isso é a menor ou maior visibilidade que o fornecedor atribuirá a seus produtos. Ou seja, o lojista que quer obter mais anúncios para seus produtos e as melhores posições em pesquisas pagará uma comissão maior.

Na Startup Valeon não cobramos comissão e sim uma pequena mensalidade para a divulgação de seus anúncios.

Público-alvo: ao definir onde cadastrar sua loja, é essencial identificar em quais marketplaces o seu público está mais presente.

Garantimos que na Valeon seu público alvo estará presente.

Concorrentes: avalie também quais são as lojas do mesmo segmento que já fazem parte da plataforma e se os seus produtos têm potencial para competir com os ofertados por elas.

Felizmente não temos concorrentes e disponibilizamos para você cliente e consumidores o melhor marketplace que possa existir.

Reputação: para um marketplace obter tráfego e melhorar seus resultados em vendas precisa contar com parceiros que cumpram suas promessas e atendam aos compradores conforme o esperado. Atrasos na entrega, produtos com qualidade inferior à prometida e atendimento ineficiente são fatores que afastam os usuários que costumam comprar naquele ambiente virtual. Ao ingressar em um marketplace, certifique-se de que a sua loja irá contribuir com a boa reputação da plataforma e pesquise as opiniões de compradores referentes às outras lojas já cadastradas.

Temos uma ótima reputação junto ao mercado e consumidores devido a seriedade que conduzimos o nosso negócio.

Vantagens do marketplace

A plataforma da Valeon oferece vantagens para todos os envolvidos no comércio eletrônico. Confira abaixo algumas delas.

Para o consumidor

Encontrar produtos de diversos segmentos e preços competitivos em um único ambiente;

Efetuar o pagamento pelos produtos de diferentes lojistas em uma única transação.

Para o lojista

Ingressar em um comércio eletrônico bem visitado e com credibilidade, o que eleva a visibilidade de seus produtos;

Fazer parte de uma estrutura completa de atendimento e operação de vendas com um menor investimento, considerando que não será necessário pagar um custo fixo básico, como aconteceria no caso de investir na abertura de uma loja física ou online.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Para o Marketplace

Dispor de uma ampla variedade de produtos em sua vitrine virtual, atraindo ainda mais visitantes;

Conquistar credibilidade ao ser reconhecido como um e-commerce que reúne os produtos que os consumidores buscam, o que contribui até mesmo para fidelizar clientes.

Temos nos dedicado com muito afinco em melhorar e proporcionar aos que visitam o Site uma boa avaliação do nosso canal procurando captar e entender o comportamento dos consumidores o que nos ajuda a incrementar as melhorias e campanhas de marketing que realizamos.

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By valeon