Andrea Petrillo, é sócia e mentora da Santé. Engenheira formada pela Escola de Engenharia Mauá
Especialista em Neurociência explica que comportamentos sabotadores tendem a levar à insatisfação no ambiente de trabalho e criam desafios para líderes e colaboradores
Um dos grandes desafios enfrentados por líderes de diferentes setores é gerenciar os sabotadores internos, tanto os seus quanto os de suas equipes. De acordo com Andrea Petrillo, sócia e mentora da Santé, os sabotadores internos são os principais inimigos da produtividade, tanto dentro quanto fora das empresas.
O termo foi criado por Shirzad Chamine, autor do livro Inteligência Positiva, para designar padrões automáticos de pensamento e comportamento que levam ao estresse, à ansiedade e à insatisfação, muitas vezes sem que a pessoa se dê conta de sua influência.
Andrea explica que todos possuem sabotadores, que muitas vezes são formados na infância ou alimentados por experiências passadas, traumas e crenças que se desenvolvem sobre nós mesmos e o mundo à nossa volta.
“O problema surge quando esses sabotadores dominam nossa mente. Nesse estado, o cérebro trabalha contra nós, afastando-nos da produtividade, criatividade e felicidade genuína. Daí a importância de reconhecê-los e identificá-los. Ao tomar consciência de sua presença e impacto, podemos começar a reduzir sua influência”, reforça Andrea.
A especialista esclarece que o Crítico, considerado o pai de todos os sabotadores pelo seu potencial destrutivo, está sempre procurando defeitos em si, nos outros e nas circunstâncias, e é ele que provoca a maior parte dos sentimentos de raiva, decepção, arrependimento, culpa, vergonha e ansiedade.
“Este sabotador é uma voz interna que julga constantemente as nossas ações e as situações em que estamos inseridos, gerando sentimentos de frustração, decepção, inadequação e medo. Trata-se de um comportamento inconsciente e automático que afeta os resultados tanto do indivíduo quanto da equipe. Quando uma pessoa se dá conta, o comportamento já ocorreu”, explica Andrea.
Além do Crítico, cada sabotador possui características específicas que refletem diferentes formas de autossabotagem. Petrillo alerta que todos nós podemos perceber a presença mais latente de um ou mais sabotadores, e que, normalmente, um pode alimentar o outro. Quanto mais autoconsciência, mais fácil será identificar esses padrões mentais e criar estratégias para gerenciá-los.
Os 09 tipos de Sabotadores Internos:
1. Perfeccionista
É perfeccionista e tem necessidade de ordem e organização extrema. Detalhista, raramente fica satisfeito com o resultado das entregas.
2. Inquieto
Está sempre em busca de maior excitação na próxima atividade ou se ocupando constantemente. Raramente fica em paz e satisfeito com a atividade do momento.
Pode deixar passar coisas valiosas por não estar totalmente presente no agora.
3. Prestativo
Está sempre tentando conseguir aceitação por meio de ajuda, elogios etc.
Perde as próprias necessidades de vista e está sempre ressentido com os resultados.
Não sabe dizer não.
4. Hiper Realizador
Depende de desempenho e realizações constantes para conseguir respeito próprio, auto validação e se sentir pertencente. Tem necessidade de autopromoção.
5. Hiper Racional
Foco intenso no processamento racional de tudo, incluindo relacionamentos. Pode ser percebido como frio, distante e intelectualmente arrogante.
6. Esquivo
Foco no positivo e agradável de uma forma extrema. Fuga de conflitos e tarefas difíceis e desagradáveis. Tem perfil procrastinador.
7. Hiper Vigilante
Só olha para o perigo. Vive em ansiedade contínua e inquieta quanto a todos os perigos da vida. Tem grande foco no que pode dar errado.
8. Controlador
Necessidade baseada em assumir a responsabilidade e controlar situações, forçando a ação das pessoas à sua própria vontade, resultando em ansiedade e impaciência.
Em geral, este perfil elimina o potencial do time.
9. Vítima
Estilo emocional e temperamental para conquistar atenção e afeto. Foco em sentimentos dolorosos. Tendência para mártir, é dramático e faz beicinho.
Como mudar o padrão?
O primeiro passo para mudar o padrão é reconhecer o sabotador mais influente. Uma abordagem sugerida é listar, de 1 a 10, os comportamentos mais comuns no dia a dia, considerando não apenas a vida profissional, mas também a pessoal. Os sabotadores que mais interferem na sua vida são aqueles com pontuação acima de 7.
Além disso, a mentora da Santé sugere que o profissional se faça algumas perguntas:
– Qual comportamento que você gostaria de mudar em você?
– Do que você tem medo?
– Quais objetivos você ainda não conquistou?
– O que está no seu caminho que te impede de realizá-los?
– Você joga para ganhar ou para não perder? Ou seja, você tem uma tendência defensiva ou combativa?
– Quais são os obstáculos no seu trabalho? Isso é algo que depende de você?
– Quais são os obstáculos em sua vida? Isso é algo que depende de você
Ao responder estas perguntas, é possível fazer uma reflexão mais profunda e entender melhor como seus sabotadores estão impactando na sua vida. Outra estratégia sugerida por Andrea é dar um nome ao comportamento. “Nomear o sabotador tira-lhe o poder. Assim, dissocia-se dele e passa a vê-lo como um comportamento, e não como parte de quem você é”.
Andrea também destaca que o cérebro humano tende a focar nas ameaças. Por isso, para suprimir os sabotadores, é fundamental criar e reforçar uma mentalidade positiva. Uma sugestão é fazer pausas mentais ao longo do dia, parar por alguns minutos para respirar profundamente, reconectar-se com o presente e voltar sua atenção aos sentidos.
Por fim, Petrillo ressalta a importância de o líder atuar como mentor, ajudando a sua equipe a reconhecer e mudar seus padrões sabotadores. “Quando conseguimos suprimir os sabotadores, temos uma equipe entusiasmada, curiosa e disposta a partilhar e contribuir com soluções. Por outro lado, quando o líder não conhece e não trabalha para suprimir os seus próprios sabotadores, isso resulta numa equipe ansiosa, desmotivada, desconfiada e que vive na defensiva”.
Sobre a especialista
Andrea Petrillo, é sócia e mentora da Santé. Engenheira formada pela Escola de Engenharia Mauá, tem MBA em Logística e Supply Chain pela FGV e pós-graduada em Neurociência pelo Einstein. É Practitioner pela Sociedade Brasileira de PNL. Possui mais de 17 anos de experiência em gestão de pessoas e processos, com objetivo de aumentar produtividade.
Sobre a Santé
Criada por Caroline Garrafa em 2014, após uma jornada por 25 países à procura do que é Felicidade, a Santé nasceu com o propósito de contribuir para a transformação de empresas e pessoas a partir do desenvolvimento de People Skills.
Utilizando a neurociência como base, a Santé criou uma metodologia própria, sustentada por diversas disciplinas que buscam integrar conhecimentos científicos e práticos para o desenvolvimento humano.
Atualmente, a empresa possui quatro sócios e um time de mentores especializados em diferentes expertises. Com sede na capital Paulista e atuação no Brasil e Estados Unidos, a Santé possui programas corporativos (liderança, cultura, gestão) e palestras, além de mentorias individuais e uma imersão exclusiva, chamada Santé Experience.
Empresas como Tiktok; Ifood; Itaú; 99; Engeform; Industria Bandeirante; Etus; Grupo José Alves; Holding Clube; GFT, PTC Group, Alicerce.edu, Cacau Show; YPO, entre outras, fazem parte do portfólio de clientes da empresa.
Mindset correto é o que vai fazer você alcançar (ou não) o sucesso
Junior Borneli, co-fundador do StartSe
Mulher negra e sorridente segurando um IPad e olhando para frente (Fonte: Getty Images)
Mindset é a sua programação mental, é como você encara tudo que está ao teu redor
Mindset. Você já ouviu essa palavinha algumas vezes aqui no StartSe. Ela é importante, talvez uma das coisas mais importantes para “chegar lá” (seja lá onde for que você quiser chegar).
É sua habilidade de pensar o que você precisa para ter sucesso. E como a maioria das coisas que você possui dentro de você, ela é uma espécie de programação do seu ser. Tanto que é possível que você adquira outro mindset durante a vida, convivendo com as pessoas corretas, conhecendo culturas diferentes.
Algumas pessoas dizem que é isso das pessoas que faz o Vale do Silício ser a região mais inovadora do mundo. Eu, pessoalmente, não duvido. Fato é: você precisa de ter a cabeça no lugar certo, pois a diferença entre um mindset vencedor e um perdedor é o principal fator entre fracasso e sucesso.
Para isso, é importante você começar do ponto inicial: um objetivo. “Todo empreendedor precisa ter um objetivo. Acordar todos os dias e manter-se firme no propósito de fazer o máximo possível para chegar lá é fundamental”, diz Junior Borneli, co-fundador do StartSe e uma das pessoas mais entendidas de mindset no ecossistema brasileiro.
De lá, é importante você fazer o máximo que puder e não perder o foco, mantendo-se firme. “Não importa se no final do dia deu tudo certo ou errado. O importante é ter a certeza de que você fez tudo o que foi possível para o melhor resultado”, avisa.
Com a atitude certa, é capaz que você sempre consiga canalizar as coisas como positivas. “Você sempre tem duas formas de olhar um a mesma situação: aquela em que você se coloca como um derrotado e a outra onde você vê os desafios como oportunidades. Escolha sempre o melhor lado das coisas, isso fará com que sua jornada seja mais leve”, alerta o empreendedor.
Esses tipo de sentimento abre espaço para uma característica importantíssima dos principais empreendedores: saber lidar com grandes adversidades. “Um ponto em comum na maioria os empreendedores de sucesso é a superação”, destaca Junior Borneli.
Saber lidar com essas adversidades vai impedir que você pare no primeiro problema (ou falência) que aparecer na sua frente. “São muito comuns as histórias de grandes empresários que faliram várias vezes, receberam diversos ‘nãos’ e só venceram porque foram persistentes”, afirma.
É importante ter esse mindset resiliente, pois, nem sempre tudo será fácil para você – na verdade, quase nunca será. “Empreender é, na maior parte do tempo, algo muito doloroso. Até conseguir algum resultado expressivo o empreendedor passa por muitos perrengues. A imensa maioria fica pelo caminho”, diz.
É como uma luta de boxe, onde muitas vezes, para ganhar, você terá que apanhar e apanhar e apanhar até conseguir desferir o golpe (ou a sequência) certo. “Na minha opinião, não há melhor frase que defina a trajetória de um empreendedor de sucesso do que aquela dita por Rocky Balboa, no cinema: ‘não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. É assim que se ganha’”, ilustra.
O problema talvez seja que alguns aspectos do empreendedorismo tenham glamour demais. “Empreender não é simplesmente ter uma mesa com super-heróis e uma parede cheia de post-its coloridos. Você vive numa espécie de montanha russa de emoções, onde de manhã você é ‘o cara’ e à tarde não tem dinheiro pro café”, salienta.
Vale a pena, porém, perseverar neste caminho. “Para aqueles que são persistentes e têm foco, a jornada será difícil, mas o retorno fará valer a pena!,” destaca o empreendedor.
DERROTA TAMBÉM ENSINA
Um ponto importante do sucesso é saber lidar com o fracasso e, de lá, tomar algumas lições para sair mais forte ainda. “Toda derrota nos ensina algumas lições e assim nos tornamos mais fortes a cada nova tentativa. A cultura do fracasso, aqui no Brasil, é muito diferente dos Estados Unidos”, afirma Junior.
No Vale do Silício, falhar é encarado algo bom, na verdade – e aumenta suas chances de sucesso futuro. “Por lá, empreendedor que já falhou tem mais chances de receber investimentos porque mostrou capacidade de reação e aprendeu com os erros”, conta o empreendedor.
Mas ao pensar sobre fracasso, você precisa ter o filtro correto para não deixar a ideia escapar. “Encarar os erros como ensinamentos e entender que falhar é parte do jogo torna as coisas mais fáceis e suportáveis”, salienta.
Foco é a palavra de ordem para você conseguir alcançar os objetivos traçados no caminho, mesmo que em alguns momentos pareça que está tudo dando errado. “Por fim, buscar o equilíbrio mental e o foco são fundamentais. Nas vitórias, tendemos a nos render à vaidade e ao orgulho. E nas derrotas nos entregamos ao desânimo e a depressão. Mentalize seus objetivos, foque nos caminhos que vão leva-lo até eles e siga firme em frente”, afirma.
É importante que você tenha noção de que para ser uma exceção, você não pode pensar da maneira comodista que a maior parte das pessoas. “Se você quer chegar onde poucos chegaram, precisará fazer o que poucos têm coragem e disposição para fazer”, completa.
O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?
Moysés Peruhype Carlech
Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas dessa cidade no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.
Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?
Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no seu domicílio? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?
Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelos Bairros e Centros da Cidade, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.
A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos shoppings centers, bairros e centros da cidade, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.
É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente. Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.
Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer”. – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.
O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.
Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.
Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.
Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.
Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.
Aproveite essa oportunidade para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.
Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297