Cintia Silva, Diretora de Revenue Operations da Refuturiza

Executiva traça panorama sobre diferenças entre vendas de serviços e produtos; aprenda a se desenvolver e se destacar nesse setor em crescimento

O setor de serviços representa cerca de 70% do PIB brasileiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo um dos motores essenciais na economia. Essa área abrange diversas modalidades, que vão desde os serviços tradicionais, que envolvem o atendimento ao público ou operações físicas, como o transporte, até as soluções digitais que permeiam o universo B2B – aquelas voltadas a negócios de diversas naturezas.

Mas como se destacar nesse mercado? Vender serviços traz desafios únicos em comparação à venda de produtos, exigindo habilidades específicas dos profissionais que desejam construir uma carreira de sucesso, principalmente no setor B2B.

Desafios das vendas de serviços: diferenças fundamentais

De acordo com  Cintia Silva, Diretora de Revenue Operations da Refuturiza, ecossistema de empregabilidade e educação que apoia a formação e o acesso de talentos a vagas de trabalho, essas diferenças começam no fato de os serviços terem muitas características intangíveis. “O produto você pode testar e experimentar antes de comprar. Já o serviço depende muito mais da expectativa em relação ao que ele vai proporcionar, o que torna mais desafiador demonstrar o valor antes da compra”, explica Cintia.

Outro ponto que distingue esses mercados é a gestão operacional. Enquanto a gestão de estoque é um ponto central na venda de produtos, no setor de serviços ela é substituída pela necessidade de infraestrutura tecnológica, principalmente os digitais. “Produtos precisam ser estocados, o que traz uma complexidade maior para a operação. No caso dos serviços digitais, por exemplo, a infraestrutura é mais tecnológica do que física, o que exige um tipo diferente de gestão”, destaca Cintia.

Além disso, a personalização é outro fator crítico na venda de serviços. Enquanto os produtos geralmente são padronizados, os serviços precisam ser adaptados às necessidades individuais dos clientes. “Principalmente no universo B2B, a personalização é um fator-chave. Quando conseguimos personalizar um serviço, agregamos mais valor para o cliente final”, afirma Cintia. Isso também influencia a interação com clientes, que deve ser contínua para garantir que compreendam e percebam o valor do que estão recebendo.

Habilidades essenciais para prosperar em vendas de serviços

Para alcançar sucesso nesse setor, Cintia Silva destaca que algumas habilidades e competências são essenciais. “Disciplina, comunicação, criatividade, capacidade investigativa, adaptabilidade, empatia, boa rede de relacionamentos e tenacidade comercial são as competências que considero fundamentais para quem trabalha com vendas. Quando um profissional desenvolve essas habilidades, ele está preparado para criar conexões genuínas com os clientes e construir soluções que realmente atendam às necessidades deles”, afirma a Diretora de Revenue Operations da Refuturiza.

Digitalização versus humanização

Essas competências são ainda mais relevantes em um cenário de vendas que está em constante evolução. De acordo com Cintia, a digitalização é uma tendência que veio para ficar e que exige adaptação. “A era pós-pandemia acelerou a adoção de tecnologias, desde plataformas online de atendimento até a automação de processos e a inteligência artificial. Essas ferramentas são essenciais para personalizar a experiência do cliente e otimizar as operações”, afirma.

Entretanto, a tecnologia sozinha não basta; a experiência do cliente precisa ser humanizada. “Os clientes estão mais exigentes e esperam uma experiência que vá além da simples entrega do serviço. A combinação da tecnologia com o toque humano é o que faz a diferença”, diz Cintia. Ela também aponta a sustentabilidade como uma tendência crescente, especialmente entre as novas gerações, que valorizam práticas ambientais e sociais responsáveis.

Dicas para uma carreira de sucesso

Ao longo de sua carreira, Cintia enfrentou diversos desafios na venda de serviços, principalmente na demonstração do valor de algo intangível. A partir de sua experiência, a profissional compartilha algumas dicas.

1- Crie conexões reais. Estabelecer confiança e ser transparente com os clientes desde o início é fundamental. “Vender serviço requer uma abordagem focada na construção de confiança e em conectar a necessidade do cliente com a solução que oferecemos. Para superar esse desafio, me concentrei em desenvolver a capacidade de criar conexões reais com os clientes, entender profundamente suas necessidades e construir soluções que realmente agregassem valor”, compartilha.

2- Construa relacionamentos duradouros. Cintia também aconselha aqueles que estão começando na área de vendas a focarem na construção de relacionamentos duradouros com os clientes. “É fundamental construir confiança desde o início, ser transparente e honesto, e garantir que o que foi prometido seja entregue. Manter um relacionamento contínuo, mesmo após a venda, é crucial para gerar novas receitas e abrir portas para futuras oportunidades de negócio”, afirma.

3- Foque na personalização. Especialmente no mercado B2B, segmentar e personalizar as soluções para atender às necessidades específicas de cada cliente é a chave para agregar valor. “Entender as necessidades, desafios e prioridades de cada segmento é essencial para adaptar a proposta de valor de acordo com cada nicho. A personalização permite que a empresa entregue soluções que realmente fazem a diferença para o cliente”, conclui.

4- Mantenha-se atualizado. Com as constantes mudanças no mercado, é importante estar sempre atualizado em relação às novas tendências e tecnologias, como a digitalização e as práticas de sustentabilidade.

Preferências de Publicidade e Propaganda

Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago

Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?

Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.

Vantagens da Propaganda no Rádio Offline

Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.

É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!

De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.

Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline

Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados ​​como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,

A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

  • Publicidade e Propaganda de várias Categorias de Empresas e Serviços;
  • Informações detalhadas dos Shoppings de Ipatinga;
  • Elaboração e formação de coletâneas de informações sobre o Turismo da nossa região;
  • Publicidade e Propaganda das Empresas das 27 cidades do Vale do Aço, destacando: Ipatinga, Cel. Fabriciano, Timóteo, Caratinga e Santana do Paraíso;
  • Ofertas dos Supermercados de Ipatinga;
  • Ofertas de Revendedores de Veículos Usados de Ipatinga;
  • Notícias da região e do mundo;
  • Play LIst Valeon com músicas de primeira qualidade e Emissoras de Rádio do Brasil e da região;
  • Publicidade e Propaganda das Empresas e dos seus produtos em cada cidade da região do Vale do Aço;
  • Fazemos métricas diárias e mensais de cada consulta às empresas e seus produtos.

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