Karla Neto – Colunista Correspondente

Nesta quarta-feira(27), é celebrado o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho , a data homenageia os profissionais que atuam na prevenção de acidentes e na promoção de ambientes de trabalho seguro.

As principais funções de um Técnico de Segurança do Trabalho são: Identificar riscos, Implementar práticas preventivas, Desenvolver planos de segurança, Treinar funcionários, Garantir o cumprimento das normas de segurança.

Entre as atividades que o técnico de Segurança do Trabalho é contratado para realizar, destacam-se a elaboração de ações de conscientização de trabalhadores, a inspeção de equipamentos e condições de trabalho, a investigação e análise de causas de acidentes, o desenvolvimento de programas de treinamento, a realização de procedimentos preventivos de segurança, a verificação do cumprimento de normas oficiais, entre outras relacionadas.

Também fazem parte das funções do técnico de Segurança do Trabalho as seguintes tarefas:

  • Analisar os métodos e os processos laborais;
  • Divulgar normas e procedimentos de segurança e higiene ocupacional;
  • Indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção coletiva e individual;
  • Produzir relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.

CURIOSIDADES  – Karla Neto

Você sabia que o gengibre ajuda a prevenir doenças cardiovasculares?

O Gengibre é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. – Panax Ginseng: é uma das ervas medicinais mais poderosas, que melhora o sistema circulatório e aumenta o metabolismo do corpo.

Uma raiz comestível que pode trazer vários benefícios para a saúde, como ajudar a emagrecer, tratar má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriados, colesterol alto, pressão alta e problemas de circulação sanguínea.

Esses benefícios se devem ao fato de o gengibre ser uma planta medicinal com propriedades termogênicas, antiespasmódicas, antioxidantes, analgésicas, anticoagulantes, vasodilatadoras, expectorantes, digestivas, anti-inflamatórias, antieméticas e antipiréticas.

Compostos anti-inflamatórios que inibem a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo doenças, como infarto, pressão alta, aterosclerose e derrame.

Além disso, os antioxidantes presentes no gengibre também combatem o excesso de radicais livres, impedindo a oxidação das células de gordura e ajudando no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

O gengibre é encontrado em feiras livres, lojas de produtos naturais e supermercados, na forma fresca, desidratada ou em pó, podendo ser usado em preparações, como chás, sucos, iogurtes, sopas ou saladas. O gengibre também pode ser encontrado na forma de óleo essencial ou suplementos em cápsulas. Veja como usar as cápsulas de gengibre.

Por conter boas quantidades de zingibereno, curcumeno, farneseno e gingerol, compostos bioativos que possuem atividades antioxidantes, o gengibre ajuda a prevenir o surgimento do câncer por combater o excesso de radicais livres no organismo, impedindo o desenvolvimento e a multiplicação de células cancerígenas.

O gengibre tem propriedades relaxantes, anti-inflamatórias, antioxidantes, vasodilatadoras e anticoagulantes, que melhoram a elasticidade e o relaxamento das artérias, facilitando a circulação de sangue e ajudando, assim, a equilibrar a pressão arterial.

Você sabe por que os sapos só aparecem quando chove?

Nas zonas áridas, a chuva é uma questão de vida ou morte para os sapos. Durante os períodos secos, estes anfíbios escondem-se em refúgios subterrâneos, que mantêm a humidade, de onde saem apenas quando regressa a chuva. Só então se começam a reproduzir.
Esses ambientes com água são favoráveis para a reprodução dos animais. “Os sapos não são vetores de nenhuma doença.

O sapo captura suas presas através da língua, bastante ágil e extensível. A língua é ainda pegajosa e faz que o alimento fique grudado até ser levado para o interior da boca. Um fato curioso é que o sapo fecha os olhos para engolir o alimento.

A maioria deles vive próximo a uma fonte de água, muito embora existam sapos que vivam em ambientes húmidos que são considerados ambientes aquáticos, como a serapilheira de florestas tropicais húmidas.

Esses ambientes atraem os sapos e se há algum sapo em sua casa, provavelmente existe algum foco de água parada. Os sapos se alimentam principalmente de insetos, como grilos, gafanhotos, mosquitos, moscas, larvas, formigas, cupins e pequenos roedores, garantindo o equilíbrio das espécies e do ecossistema.

Você sabe por que não devemos prender o espirro?

Com certeza esse questionamento é muito recorrente e curioso, afinal, como o ato de segurar uma coisa que começa fazendo uma leve coceirinha nas narinas pode causar algum risco à nossa saúde.
Se você é daquelas pessoas que espirra baixinho, sem fazer muito alarde, já ouviu alguém dizer: “Coloca esse espirro para fora ou vai explodir os tímpanos! “. Pode até parecer loucura, mas você pode mesmo ficar surdo prendendo um espirro.

Assim, um espirro bloqueado pode causar danos ao diafragma, romper um vaso sanguíneo na córnea e até o tímpano, causando surdez e tontura.
Há registro de um paciente que deslocou duas vértebras ao segurar um espirro.

Além disso, pessoas com alguma condição que deixe veias e artérias mais frágeis podem ter ruptura desses vasos, sofrendo até um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Outras consequências do aumento da pressão intranasal por um espirro reprimido são dor e inchaço nos olhos. Isso pode ocorrer em indivíduos que tenham alguma fragilidade nos ossos que separam o nariz do olho.

O ato de espirrar é um movimento involuntário das vias respiratórias para expulsar qualquer substância estranha do organismo como poeira, pólen, vírus, ácaros, entre outros.

Você sabia que a jabuticaba alivia a dor de garganta?

A jabuticaba é uma fruta cheia de benefícios, e um dos mais notáveis é sua capacidade de ajudar a regular os níveis de glicose no sangue. Consumir jabuticaba pode ser especialmente benéfico para pessoas que buscam controlar a diabetes ou evitar picos glicêmicos.

Graças às sua ação anti-inflamatória, o suco de jabuticaba com água morna pode ajudar a acalmar a dor de garganta. Além disso, a vitamina C encontrada na fruta contribui no combate à infecção.
Pode contar com a jabuticaba! Ela possui minerais como o cálcio, o potássio e o magnésio, substâncias que auxiliam a prevenir doenças (osteoporose, por exemplo) e a fortalecer os ossos, não apenas dos dentes, mas do corpo todo.

São uma ótima fonte de antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce da pele, além de ajudar na hidratação e produção de colágeno, substância essencial para manter a flexibilidade e elasticidade da pele.

Pode-se comer a jabuticaba, com a casca, ao natural ou usá-la no preparo de geleias, sucos, chás, mousses ou bolos. Além disso, a jabuticaba também pode ser encontrada em pó, podendo ser adicionada ao iogurte, vitaminas, frutas, bolos ou pães.

Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de jabuticaba, a recomendação mínima diária de frutas é entre 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160g a 240 g por dia.

Loading

By valeon