Karla Neto – Colunista Correspondente
Nesta quarta-feira(04), é celebrado o o Dia do Podólogo, uma data instituída para homenagear os especialistas que cuidam da saúde dos pés. Os profissionais dessa área passam por formação técnica ou superior e, entre outras funções, cuidam de problemas recorrentes nos pés, podendo avaliar os casos de forma personalizada e indicando os melhores tratamentos.
Os pés são a nossa base! São eles que nos levam para todos os locais e nos sustentam ao longo dos dias. Para cuidar da base do nosso corpo, precisamos de um profissional qualificado: os PODOLOGOS! Eles possuem formação técnica na área, ou seja, são preparados para cuidar da saúde dos pés de forma profissional e cuidadosa.
Uma das áreas de expertise da clínica é o tratamento de condições específicas dos pés, como esporão de calcâneo, fascite plantar, pé plano, pronado, pé cavo, neuroma de Morton, dedos em garra, joanete, úlceras plantares e pés diabéticos. São utilizados equipamentos de ponta para exames de baropodometria e estabilometria, além de exames clínicos abrangentes dos sistemas visual, labirinto, dentoclusal, pele e pés. Essa avaliação detalhada permite prescrever e confeccionar palmilhas sob medida, ajustadas às necessidades individuais de cada paciente, visando aliviar dores e corrigir disfunções posturais.
Neste Dia do Podólogo, é hora de celebrar esses profissionais que fazem nossas caminhadas mais fáceis. A cada passo, agradecemos por seu comprometimento e expertise, tornando nossos dias mais leves e nossos passos mais seguros.
CURIOSIDADES – Karla Neto
Você sabia que a berinjela melhorar a circulação sanguínea e prevenir a diabetes?
A berinjela é um vegetal versátil e nutritivo que tem ganhado cada vez mais destaque na alimentação saudável. Reconhecida por sua cor roxa intensa e sabor único, ela é um ingrediente fundamental em diversas cozinhas ao redor do mundo.
O consumo regular da berinjela possui diversos benefícios para a saúde, ajudando a cuidar da saúde do coração, favorecer a perda de peso, melhorar a circulação sanguínea e prevenir a diabetes.
Esses benefícios são devido ao fato da berinjela ser um vegetal com poucas calorias, grande quantidade de água, fibras e diversas substâncias com propriedades antioxidantes, como flavonoides, nasunina e vitamina C.
Esse legume pode ser utilizado cozido, ensopado, refogado, assado ou na forma de farinha de berinjela, em diversos preparos culinários, como saladas, sucos, sopas, pães e biscoitos cremes.
Possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, facilitando a circulação do sangue e ajudando a regular a pressão arterial.
Além disso, também possui potássio, um mineral que promove a exceção de sódio através da urina, diminuindo a pressão arterial. Por ser rica em antioxidantes e fibras, o consumo da berinjela ajuda a atrasar a absorção dos carboidratos a nível intestinal, sendo uma excelente opção para prevenir a diabetes e para as pessoas que são diabéticas.
Voce sabia que o pequi ajuda a fortalecer o sistema imunológico?
O pequi é uma fruta fonte de manganês, um mineral essencial para a formação e fortalecimento das células do sistema imunológico, ajudando a prevenir situações, como gripes, alergias e resfriados.
Aliado do coração: Os ácidos graxos mono-insaturados do pequi podem ajudar a melhorar o perfil do colesterol no organismo, por reduzirem o colesterol LDL, considerado ruim para a saúde.
O LDL quando oxidado pode se acumular em placas de gordura nos vasos sanguíneos, podendo levar ao seu entupimento em longo prazo, o que pode causar diversas doenças cardiovasculares como infarto e AVC.
Além disso, por ser rico em nutrientes antioxidantes (como as vitaminas A e C), ele reduz as chances de que o colesterol LDL se oxide, o que protege mais ainda o coração.
Por fim, a combinação de vitaminas e minerais do pequi beneficia a pressão arterial, trazendo um equilíbrio na retenção de líquidos.
A presença do potássio, principalmente, ajuda também no relaxamento dos vasos sanguíneos, o que influencia de forma positiva na pressão arterial, mais um fator que auxilia na saúde do coração, já que ele não acaba sendo sobrecarregado pela hipertensão.
Fortalece o sistema imunológico por ser fonte de manganês, um mineral importante para a formação e a manutenção das funções das células de defesa, ajudando a combater vírus, fungos e bactérias e evitar situações como gripes, alergias e resfriados, por exemplo.
Também é rico em flavonoides e betacaroteno, compostos fenólicos com potente ação antioxidante que protegem as células do sistema imunológico contra os danos causados pelos radicais livres.
Proteção da visão: O pequi é uma boa fonte de vitamina A por ser rico em carotenoides, substâncias que são precursoras desse nutriente.
Você sabe qual é mais saudável consumir margarina ou manteiga?
Para produzir manteiga, o leite é primeiramente aquecido. Depois, ele é centrifugado para separar o creme do leite.
Este creme é então resfriado, agitado e o soro – o líquido que permanece após a separação da manteiga sólida – é retirado. Às vezes, acrescenta-se sal à mistura de manteiga resultante.
Já a margarina é produzida batendo-se óleo com água para formar um produto sólido. Diversos ingredientes são acrescentados em seguida, como emulsificantes e corantes.
Historicamente, os fabricantes acrescentavam hidrogênio à margarina para converter os óleos líquidos em gorduras sólidas, fazendo com que o produto pudesse ser espalhado com mais facilidade.
Mas eles logo perceberam que este processo criava gorduras “hidrogenadas” ou “trans” – um tipo de gordura insaturada que ficou conhecida por seus prejuízos à saúde, como a doença arterial coronariana.
Não podemos falar em alimento mais ou menos saudável, pois tudo depende da quantidade, da frequência e do contexto em que o alimento é ingerido. Se ambas forem consumidas em quantidade e frequência moderada (o que dependem de fatores individuais), dentro de um estilo de vida saudável, não há nenhum problema para a saúde de se ingerir manteiga ou margarina.