João Branco – Profissional de Marketing mais admirado do Brasil e professor da StartSe

Descubra as estratégias essenciais para um planejamento de marketing bem-sucedido!

Pessoas em reunião no escritório (Foto: Pexels)

Vamos pegar um barco e sair navegando por aí sem uma rota? Esse é o tipo de plano ideal para quem quer ser surpreendido. 

Isso significa que você tem uma chance mínima de descobrir uma ilha deserta linda. 

Mas tem também uma grande chance de acabar sem comida, perdido, com problemas de manutenção na embarcação e talvez com um final mais trágico.

Quem não planeja não sabe onde vai chegar. Se é que vai chegar em algum lugar.

Tem gente que prefere viver na base daquele samba famoso: “deixa a vida me levar”. 

Em geral, são pessoas que escolhem não planejar para não criar expectativas que podem ser frustradas. 

Isso pode até ser legal para coisas que não são críticas. Por exemplo: não vou programar qual sobremesa comer hoje. O que me der vontade naquela hora, eu como. Tudo certo. Mas experimente abrir um comércio e fazer isso… você vai descobrir que é possível quebrar uma loja antes de terminar a sobremesa.

Vamos ser sinceros: quando foi a última vez que você organizou suas finanças pessoais? Quantas vezes pensou seriamente a respeito de onde queria estar trabalhando daqui a cinco anos? Quando foi que você se deu um tempo para imaginar como vai conseguir fazer o seu negócio crescer?

Deixo aqui cinco dicas sobre planejamento para lhe incentivar a pensar melhor sobre esse assunto:


1. Você colhe o que planta

Esse princípio de sabedoria milenar reina em qualquer mercado. Não adianta colocar sementes de laranja na terra e esperar brotar um pé de amora. Simplesmente não vai rolar.

2. Planejar não garante que você vai conseguir

Mas garante que você vai tentar da melhor forma, o que aumenta muito as suas chances de êxito.

3. Torcer para que tudo dê certo não é planejar

Sonhar, também não. É importante ter pensamentos positivos, mas fazer um bom planejamento é ainda mais importante.

4. Mudar o plano é parte do plano

Não se apaixone pela sua ideia a ponto de ela não poder ser alterada. Nós não temos controle de tudo. E imprevistos acontecem. Essa é a hora de refazer a rota.

5. O que está por trás de tudo isso?

Todo plano revela uma intenção, um propósito maior. Antes de fechar os seus objetivos, recomendo que faça uma checagem, perguntando-se: “por que razão eu estou desejando isso? Qual é a verdadeira necessidade que estou tentando satisfazer? Esse plano reflete os meus valores?”. Não se esqueça: há sempre um plano “mais alto”.

E aí, temos um plano?

ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON

1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.

2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.

3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?

Estratégias para o crescimento da nossa empresa

  1. Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
  2. Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
  3. Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
  4. Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
  5. Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.

O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.

Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.

Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.

4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.

Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.

Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.

5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?

A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.

“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.

6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?

A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!

Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.

Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.

Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.

Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:

  • objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
  • etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
  • decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
  • gerenciamento de recursos focado em otimização.

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