Karla Neto – Colunista Correspondente

Nesta terça-feira(24), é celebrado o Dia Nacional do Órfão, é uma data para refletirmos sobre a importância da convivência familiar e a necessidade de apoio àqueles que enfrentam a dor da perda, seja de pais ou de um de seus cuidadores principais. Esta data sensibiliza a sociedade para as questões que envolvem as crianças e jovens órfãos, promovendo um olhar mais atento para as necessidades emocionais, sociais e físicas dessas pessoas.
A data também serve como lembrança para que a sociedade civil e o governo se empenhem em criar programas de apoio mais eficazes para esses indivíduos, oferecendo amparo não só financeiro, mas também emocional e psicológico.
Este dia é um momento para dar visibilidade a um grupo vulnerável da sociedade e despertar a empatia e a solidariedade. Muitas crianças e adolescentes que perderam seus pais enfrentam desafios emocionais significativos, além das dificuldades relacionadas a cuidados adequados e oportunidades de crescimento.

Fonte: Karla Neto
Foto: Karla Neto

CURIOSIDADES  – Karla Neto

Você sabia qual é o tempo ideal para trocar as toalhas de casa e evitar problemas de saúde?

A frequência de lavagem, no entanto, varia conforme o tipo de toalha e a forma como ela é utilizada e armazenada.
Manter as toalhas limpas e em boas condições é mais do que uma questão de organização, é essencial para a saúde. E, segundo especialistas, toalhas de banho, rosto e mãos devem ser lavadas regularmente para evitar o desenvolvimento de microrganismos que podem causar doenças.
A toalha de banho: A recomendação geral é lavá-las semanalmente, especialmente para prevenir o aparecimento de odores desagradáveis ​​e mofo. Especialistas em cuidados têxteis apontam que a pele humana carrega milhares de microrganismos que podem ser transferidos para o tecido durante o uso.
Deixar uma peça molhada sobre a cama ou em locais abafados pode criar um ambiente ideal para o desenvolvimento de fungos e bactérias, alerta Marinês Cassiano, especialista em cuidados têxteis.
Além disso, o armazenamento correto é fundamental. Após o banho, é indicado pendurar uma toalha aberta em um local bem ventilado e seco.
A Toalhas de rosto e de mão: As toalhas de lavabo, por serem menos utilizadas, podem ter um intervalo maior entre as lavagens. Ainda assim, devem ser verificadas regularmente para evitar o acúmulo de poeira e odores. Após receber visitas, é recomendado higienizá-las imediatamente.
As toalhas de rosto e de mão, devido ao contato frequente com a pele e a possibilidade de retenção de umidade, exigem cuidados semelhantes. Para o uso doméstico, recomenda-se a lavagem semanalmente, mas em casos de locais com pouca ventilação, o ideal é lavá-las a cada dois ou três dias.
Essas toalhas também acumulam resíduos específicos, como maquiagem e secreções, o que exige atenção redobrada. “Se alguém da casa estiver doente ou com uma infecção, pode ser útil adicionar um desinfetante específico para lavanderia”.

Você sabia que a cebolinha é um verdadeiro tesoura para quem é diabético?

Se você tem diabetes, incluir cebolinha na sua alimentação pode ser um verdadeiro tesouro. Esse tempero simples, que faz toda a diferença no sabor das receitas, também oferece benefícios incríveis para a saúde metabólica, ajudando no controle da glicemia.

Mas os benefícios não param por aí! “Os antioxidantes impactam positivamente a saúde metabólica, que afeta diretamente a regulação da glicose no sangue, melhorando a sensibilidade à insulina”.
De acordo com o nutricionista Carlos Basualdo, a cebolinha é rica em antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres e protegem nossas células.

Ao consumir cebolinha regularmente, você está ajudando seu organismo a lidar melhor com a glicemia. Isso é especialmente importante para quem busca manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, utilizando a alimentação como aliada.

Você sabe como tirar aquela baba do quiabo? Veja:

O alimento é fonte de vitaminas A e C, ácido fólico e antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, melhorando o sistema imunológico. Possui poucas calorias e suas sementes são ricas em proteínas. Além disso, ele também controla os níveis de colesterol LDL no sangue.
O quiabo é muito versátil, combinando com carnes, peixes, massas e saladas. Além de gostoso, ele é uma maravilha para a saúde. Entre os benefícios que ele pode proporcionar estão o controle da glicemia e a melhora do trato intestinal, por ser rico em fibras.
Tirar a baba do quiabo é uma tarefa bastante fácil. “Basta lavar bem o vegetal e colocá-lo de molho em uma mistura de água com o suco de um limão. Depois, leve ao fogo e cozinhe por 30 minutos”.

Loading

By valeon