Alessandro Santos – Produtor de conteúdo da StartSe
No mundo dos negócios, a cultura organizacional se destaca como um pilar fundamental para o sucesso e a longevidade das empresas. E qual a relação de cultura com o autoconhecimento de um CEO? Roberto Publio, CEO da Escola Atemporal, fala um pouco com a StartSe sobre isso.
Queda de avião Embraer da Azerbaijan Airlines no Cazaquistão deixa dezenas de mortos; há sobreviventes
Homem pensativo (Foto: Canva)
O autoconhecimento nada mais é do que uma investigação profunda sobre si mesmo, ou seja, umabusca por entender seus pensamentos, sentimentos, valores, motivações, comportamentos e crenças.
Mas o que o autoconhecimento tem a ver com os negócios? Ou melhor, qual é o impacto do autoconhecimento de um CEO para a cultura da organização? Roberto Publio, empresário e especialista em liderança e cultura, falou um pouco com a gente sobre isso. Confira:
“Primeiro, é importante que você entenda que a cultura de uma organização é o eco dos micro hábitos de uma gestão”, diz Roberto Publio. Ou seja, é como as coisas acontecem no dia a dia, na prática.
“O que faz a cultura de uma empresa é o que a alta gestão está tomando de pequenas decisões, grandes decisões, como estão reagindo ao meio, como estão se relacionando, dando feedback, comunicando, fazendo, agindo, pelo exemplo, como eles estão congruentes”, comenta ele.
Isso quer dizer que a cultura está diretamente ligada ao que prevalece dentro de uma empresa independente de qualquer movimentação interna.
É o conjunto de hábitos, crenças, valores, expectativas e atitudes que define como a organização se comporta e como trata o seu time, seus clientes e parceiros.
E esse tipo de percepção sobre o quão consciente estão sendo os micro hábitos do dia a dia, é algo que só vem do autoconhecimento.
Para manter uma cultura sólida na organização, é preciso que o CEO, primeiro, se desenvolva internamente.
“É preciso entender, primeiro, aquilo que eu (como indivíduo) acredito, aquilo que eu faço naturalmente bem, as minhas crenças pessoais, o como eu penso, o que eu penso”, completa ele.
E quais são as práticas e ferramentas indicadas para que CEOs desenvolvam autoconhecimento?
Primeiramente, é importante lembrar que o autoconhecimento não é linear, ele é um processo contínuo e perpétuo.
Então, existem várias possibilidades e várias ferramentas para explorar, mas é um processo muito personalizado, cada um vai descobrindo ao longo do tempo o que mais faz sentido dentro da sua realidade particular.
Mas, se for pra citar uma ferramenta, Publio diz: o outro. “Tem muito conhecimento sobre nós disponível com os outros (…) coisas que a gente não sabe sobre nós, não percebemos, não notamos que fazemos. Mas os outros, talvez, estejam com muita vontade de nos dizer. Então, o outro é a fonte de conhecimento.”
Ou seja, um lugar muito precioso de autoconhecimento é o feedback. Conversar com as pessoas sobre as nossas ações. Entender o que a gente faz bem, como é que a gente fortalece.
Autoconhecimento também é papo de CEO
No fim, é fundamental ter em mente que somos seres emocionais.
- “95% das nossas escolhas são inconscientes e, desses 5% que nos restam, 98% são decisões emocionais, não racionais”, comenta Roberto Publio.
Por que importa?
Ou seja, lidar melhor com as próprias emoções por meio do autoconhecimento também precisa ser uma preocupação de CEO, pois isso vai impactar diretamente na cultura da organização e, consequentemente, no próprio negócio.
NOSSA MARCA. NOSSO ESTILO!
NÓS DA VALEON COMPARTILHAMOS CONHECIMENTO PARA EXECUTARMOS COM SUCESSO NOSSA ESTRATÉGIA PARA REVOLUCIONAR O MODO DE FAZER PROPAGANDA DAS EMPRESAS DO VALE DO AÇO.
O desejo de mudar, de transformar, de acreditar, são fundamentais para irmos além. São agentes propulsores da realização de sonhos. Já o empreendedorismo está presente no DNA dos brasileiros e nossa história trouxe essa capacidade que temos de nos reinventar e de nos conectarmos com você internauta e empresários que são a nossa razão de existir.
E todos esses elementos combinados e levados ao território da internet, torna o que era bom ainda melhor. Na internet e através do Site da Valeon, podemos proporcionar o início do “virar de chaves” das empresas da região para incrementar as suas vendas.
Assim, com inovação e resiliência, fomos em busca das mudanças necessárias, testamos, erramos, adquirimos conhecimento, desenhamos estratégias que deram certo para atingirmos o sucesso, mas nada disso valeria se não pudéssemos compartilhar com vocês essa fórmula.
Portanto, cá estamos! Na Plataforma Comercial Marketplace da VALEON para suprir as demandas da região no que tange à divulgação dos produtos e serviços de suas empresas com uma proposta diferenciada dos nossos serviços para a conquista cada vez maior de mais clientes e público.
Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos. Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.
O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do mercado e na falta de um Marketplace para resolver alguns problemas desse mercado e em especial viemos para ser mais um complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses três anos de nosso funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia, inovação com soluções tecnológicas que facilitam a rotina das empresas. Temos a missão de surpreender constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em constante evolução para nos manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.
A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO
TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297