Karla Neto – Colunista Correspondente

Nesta quinta-feira(26), é celebrado o Dia de Santo Estêvão, é uma data significativa no calendário cristão, especialmente para os católicos e ortodoxos. Este dia é dedicado à memória de São Estevão, considerado o primeiro mártir do cristianismo.

A sua história é narrada no Novo Testamento, onde ele é descrito como um homem cheio de fé e do Espírito Santo, que foi apedrejado até a morte por sua pregação fervorosa. A importância deste dia vai além da religiosidade, refletindo valores de coragem e fé inabalável.

Santo Estevão foi um dos escolhidos entre sete homens de Deus para fazer parte do grupo dos primeiros diáconos da Igreja de Jerusalém, como lemos no livro dos Atos dos Apóstolos capítulos 6 e 7. Como o número dos cristãos aumentava muito, algumas viúvas começaram a ficar sem assistência por parte dos Apóstolos, que tinham que se dedicar à pregação da Palavra. Por isso, inspirados por Deus, decidiram escolher diáconos, ou seja, servidores, para prestar estes serviços assistenciais a necessitados. Estêvão foi um desses escolhidos, como vemos em Atos 6, 1.

Além de prestar toda a assistência aos necessitados da Igreja como diácono e de pregar e defender a Palavra de Deus com sabedoria e poder, Santo Estêvão também foi canal de Deus para a realização de vários milagres grandiosos no meio do povo, como vemos em Atos 6, 8. Assim, numerosas conversões ao cristianismo vinham acontecendo por causa do poderoso ministério de Santo Estêvão. Por outro lado, a força da pregação de Santo Estêvão incomodou os líderes judeus de Jerusalém.

Fonte: Karla Neto
Foto: Divulgação

CURIOSIDADES  – Karla Neto

Você sabe quais as vantagens dos vegetais congelados?

Uma das vantagens de se ter alimentos congelados é que, em alguns casos, eles podem até oferecer níveis mais altos de nutrientes do que quando estão frescos. Isso porque quando armazenamos um alimento fresco por muitos dias, o processo de oxidação faz com que os nutrientes se percam com o passar do tempo.

Ao optar por vegetais congelados, você não só vai ter mais facilidade na hora de preparar uma refeição saudável, como também terá alimentos cheios de nutrientes.

Além de serem bem selecionados e alguns já virem higienizados, essa também é uma forma de manter a geladeira mais organizada e de evitar desperdícios, pois o congelamento conserva os alimentos por muito mais tempo. Dependendo da região em que você mora, determinados vegetais congelados podem até ser mais baratos do que os frescos.

Couve-flor
Fonte de fibras e de agentes antioxidantes, a couve-flor cozinha super bem, mesmo quando congelada. Você pode usar para fazê-la gratinada, cozida ou até mesmo uma sopa cremosa. Além disso, esse vegetal também pode ser usado como substituto do arroz, como uma opção para reduzir as calorias e carboidratos na alimentação.

Ervilhas
Muitas pessoas preferem a ervilha congelada ao invés da fresca e com razão. Fonte de proteínas, as ervilhas congeladas cozinham rapidamente, sendo a opção ideal para quem não tem muito tempo para ficar na cozinha durante a semana. Você pode prepará-las salteadas na manteiga ou usar para incrementar o seu arroz, deixando-o mais colorido e saboroso.

Cenoura
Fonte de fibras, a cenoura congelada é aquela opção perfeita para quando você quer incluir um vegetal na refeição, mas sem perder muito tempo na cozinha. Além de manter a textura e nutrientes, ela descongela rapidamente e fica uma delícia salteada na manteiga. Além disso, você diminui as chances de desperdício, quando costuma acontecer quando compramos sua versão fresca, que acaba sendo esquecida no fundo da gaveta de verduras.

Você sabia que chá de carqueja é maravilhoso para o fígado?

Originária da América do Sul, a carqueja (Baccharis trimera) possui folhas e caules ricos em flavonoides e saponinas, substâncias com ação antioxidante e anti-inflamatória. “Este chá é especialmente eficaz para problemas digestivos, ajudando a aliviar má digestão, gases e azia.

Além disso, a carqueja é reconhecida por seus efeitos hepatoprotetores, sendo benéfica para a saúde do fígado, auxiliando na desintoxicação e na digestão. Recomendo seu uso para pacientes com gordura no fígado, mas sempre com moderação e acompanhamento profissional”.

“A carqueja também pode contribuir para o controle do colesterol e da glicemia, tornando-se uma aliada no combate ao diabetes e a doenças cardiovasculares”.

O chá de carqueja tem um sabor amargo característico, que pode ser suavizado com um pouco de mel ou limão. Para prepará-lo, basta ferver uma colher de sopa de folhas secas em meio litro de água por cerca de 10 minutos, coar e beber de duas a três vezes ao dia.

Loading

By valeon