História de Radar – Jornal Estadão

Cerveja nunca sai de moda. Cada vez mais, as indústrias investem em produções que visam tanto aumentar a quantidade de rótulos quanto participar ou criar tendências. Seja como for, uma dúvida que pode surgir sobre o tema é se vale a pena trocar a cerveja industrial pela artesanal?

Paladar conversou com Fernanda Ueno, da Japas Cervejaria, para responder essa questão. Ela menciona que as cervejarias artesanais, que também são industriais, exploram mais as possibilidades de estilos e tem tempo maior de produção pelos processos pouco similares, o que resulta em uma bebida complexa.

A industrial, por sua vez, produz mais estilos tradicionais, como lagers, e conta com menor tempo até a chegada ao mercado, até porque as bebidas são feitas de modo tradicional e não levam tantos meses. E qual é a melhor? Vale a pena trocar?

Na verdade, as respostas para essas perguntas são muito particulares, pois depende do gosto individual de cada pessoa. Sabendo das diferenças entre os dois tipos, você pode escolher a da sua preferência. Gostou e quer saber mais sobre cerveja? Confira o Youtube Paladar Estadão, que aborda esse e outros temas com especialistas.

Existe jeito certo para degustar cerveja?

Outro assunto respondido por Ueno foi sobre a degustação da cerveja. E a resposta para a pergunta é sim, especialmente quando for uma análise da bebida, que começa já pela latinha ou garrafa. Nesse formato, é necessário considerar aroma, sabor, aparência e muitos outros detalhes, diferente de uma degustação informal. Confira detalhes.

Cerveja e comida: como encontrar a melhor combinação?

Sabemos que cerveja combina com comida, mas com qual tipo de comida? A verdade é que dá para considerar diferentes estilos com distintas combinações com comida. Ueno cita, em mais um episódio de perguntas, que a cerveja sour, por exemplo, vai bem com fruta e com sobremesa. Você sabia?

Cerveja e comida: como encontrar a melhor combinação?

Especialista ensina como combinar cerveja com diferentes pratos

Cerveja. Foto: stokkete - stock.adobe.com

Foto: stokkete – stock.adobe.com

Por Radar

cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais populares do mundo e muito consumida pelos brasileiros. É ideal para acompanhar petiscos, mas você já pensou que ela pode ficar boa com qualquer tipo de comida?

Quais cervejas harmonizam com comida?

Com tantas opções de estilos disponíveis no mercado, é possível achar cervejas que combinam com os mais diversos pratos.

Ao Paladar, Fernanda Ueno, das Japas Cervejaria, explicou como cada cerveja deve ser harmonizada com determinados tipos de comida. Veja abaixo:

“Tem as combinações mais clássicas, como as IPAs, que combinam com carnes e comidas mais gordurosas”, explica Fernanda. “Eu gosto muito de harmonizar Witbier ou Pilsen com sushi, com comidas mais leves ou até saladas”, sugere ela.

“A cerveja sour, por exemplo, vai bem com fruta e com sobremesa. Então para todos os pratos a gente consegue achar uma combinação para harmonizar a cerveja.”

Tipos de cerveja

A profissional cita alguns tipos principais de cerveja no vídeo. Confira as especificações de cada estilo da bebida:

Embora apresentem baixo teor alcoólico, as session IPAs são para aqueles que apreciam uma boa dose de amargor na bebida.

Witbier

As cervejas dessa categoria são à base de trigo, muito leves e apresentam notas de casca de laranja e sementes de coentro.

Lager

Entre as citadas, as cervejas da família lager, em especial as american lager e pilsen, são as mais leves, com alta drinkability (termo que indica a facilidade de beber).

PUBLICIDADE

Sour

Com sabor ácido e azedo, a cerveja tipo Sour apresenta notas mais frutadas.

Como degustar cerveja da forma correta?

De acordo com a especialista, para fazer uma análise sensorial correta de uma cerveja, você começa desde o momento em que a latinha ou a garrafa é aberta.

“Você já escuta o barulhinho do gás saindo e segue para analisar visualmente: a cor da cerveja, se ela é turva, se ela é brilhante, se a espuma é estável, se as bolhas são pequenas ou grandes. Você também vai para o aroma, então vai cheirar, vai perceber quais aromas a cerveja tem. E, só aí, você segue para o primeiro gole”, afirma Fernanda.

Loading

By valeon