Karla Neto – Colunista Correspondente

Nesta segunda-feira (30), é celebrado o Dia de São Sabino, o nome do santo é originário de Sabina, a região situada a nordeste da então Roma Imperial, que era um dos locais preferidos pelos primeiros cristãos. Alguns idiomas ainda adotam o nome de Saviana, considerando esse o nome original, que foi suavizado pelo idioma italiano e transformado em Sabina, nome que se perpetuou.

São Sabino foi bispo de Piacenza durante 45 anos e, ainda de acordo com a tradição, sua vida foi longa, tendo chegado próximo aos 110 anos de idade.
A história, que é parca em registros de sua vida, o distingue pelo seu conhecimento, pelo seu zelo pastoral e pelas suas virtudes, que foram lembradas mais tarde pelo Para Gregório Magno, atribuindo-lhe um milagre que teria salvado a cidade por ocasião de uma enchente do rio Pó.

Com o bispo Ambrósio, seu amigo, teria mantido farta correspondência, sempre tratando dos assuntos da Igreja, defendendo a doutrina católica contra a apostasia dos arianos.
De sua vida, a Igreja Católica guarda registros de sua passagem por diversos sínodos, como o de Aquileia em 381, o de Milão em 387 e o de Roma em 390.

Canonizado muitos anos depois de sua morte, a data escolhida para venera-lo foi 30 de dezembro, dia de seu falecimento, mas a cidade de Piacenza o celebra com grande festa solene em 17 de janeiro, data em que suas relíquias foram transferidas para a Igreja dos Apóstolos, dedicada a São Sabino na época.
A igreja onde estão seus restos guarda seu crânio e alguns pedaços de ossos, que repousam abaixo do altar. 

Fonte: Karla Neto
Foto: Divulgação

CURIOSIDADES  – Karla Neto

Você sabia que aquela xícara de café pela manhã pode fazer muito mais do que apenas despertar sua energia?

Estudos recentes revelam que o consumo moderado dessa bebida tão amada pode ser um verdadeiro aliado para a saúde, ajudando a reduzir o risco de doenças cardiometabólicas, como o diabetes tipo 2 e problemas cardíacos.

De acordo com o estudo, duas a três xícaras diárias são o ponto ideal para colher os benefícios protetores do café. Alternativamente, o consumo de 200 a 300 mg de cafeína por dia, seja de café ou de outras fontes, também mostrou efeitos positivos semelhantes.

“Nossas descobertas destacam que doses moderadas de café ou cafeína podem oferecer benefícios de longo alcance”.

O segredo está nos compostos bioativos do café, como os polifenóis e antioxidantes. Eles desempenham um papel importante na proteção cardiovascular, combatendo inflamações e melhorando a saúde dos vasos sanguíneos. Essa combinação reduz significativamente o risco de infartos e derrames.

Quem bebe de duas a três xícaras por dia apresenta menor propensão a doenças cardiometabólicas, incluindo ataques cardíacos, derrames, diabetes tipo 2 e até mesmo doenças hepáticas.

Estudos mostram que o café regular pode diminuir a incidência de diabetes tipo 2. Como? A cafeína parece melhorar a sensibilidade do corpo à insulina, reduzindo a resistência ao hormônio. Quando combinado a um estilo de vida saudável, o café se torna uma poderosa ferramenta de prevenção.

E os benefícios não param por aí! Pesquisas indicam que o consumo moderado de café pode proteger o cérebro contra doenças neurodegenerativas, como a demência, e também o fígado, prevenindo condições como o fígado gorduroso.

Então, da próxima vez que saborear uma xícara, lembre-se: além de deliciosa, ela pode estar fazendo maravilhas pelo seu corpo. Claro, tudo com moderação!

Loading

By valeon