*Por Ana Gusmão, Diretora de Práticas de Gente da Falconi
Fenômeno do mercado de trabalho afeta diretamente as finanças e a produtividade das empresas, além de resultar em perda de conhecimento e expertise
O turnover é uma preocupação crescente nas empresas. Identificar as causas e criar estratégias para combater a rotatividade de profissionais é essencial para garantir a competitividade e a sustentabilidade das organizações a longo prazo. Ainda mais quando se coloca na ponta do lápis que o turnover pode custar até 150% do salário anual de um funcionário.
Em 2023, o índice de turnover atingiu até 43% em alguns setores. Entre as causas para o problema estavam: desalinhamento cultural, oportunidades de crescimento limitadas, insatisfação com a liderança e pacotes de remuneração não competitivos. Questões pessoais, como mudanças geográficas, além de fatores de estresse, como o burnout, também contribuem para a rotatividade.
Outros fatores, segundo pesquisas, também impactam a permanência de funcionários nas empresas nos últimos anos. É o caso do turnover involuntário, geralmente relacionado ao desempenho insatisfatório, muitas vezes ligado a reestruturações organizacionais e questões disciplinares. Fatores externos como recessões econômicas e avanços tecnológicos também influenciam diretamente as demissões, tornando o fenômeno ainda mais complexo para as lideranças.
Ana Gusmão, diretora da Falconi
Impactos
A grande questão é que seja ele voluntário ou involuntário, o turnover não afeta apenas as finanças das empresas, mas também sua cultura e produtividade. Os custos financeiros incluem recrutamento, treinamento e perda de produtividade, com estimativas variando entre 30% e 150% do salário anual do funcionário desligado. Além disso, a saída de colaboradores afeta a moral da equipe, aumenta a carga de trabalho dos que permanecem e prejudica a coesão da cultura organizacional.
Outro ponto crítico é a perda de conhecimento e expertise, que pode interromper projetos e reduzir a inovação. Além disso, a reputação da empresa também pode ser afetada, dificultando a atração de novos talentos e comprometendo a satisfação dos clientes, especialmente em setores que envolvem atendimento ao público.
Estratégias para mitigar o turnover:
Para combater o turnover, as empresas devem adotar uma abordagem estratégica e personalizada. Algumas ações recomendadas incluem:
– Fortalecer e gerenciar intencionalmente sua Cultura Organizacional: Criar uma cultura forte, coesa e um ambiente de trabalho que promova bem-estar, diversidade e inclusão é fundamental para engajar e reter colaboradores;
– Desenvolver Líderes Eficazes: Capacitar gestores para se tornarem líderes inspiradores pode aumentar a satisfação e o engajamento das equipes;
– Oferecer Pacotes de Benefícios Competitivos: Salários e benefícios atraentes são essenciais para manter os funcionários;
– Promover o Desenvolvimento de Carreira: Implementar programas de mentoria e treinamento, além de oferecer planos de carreira claros, é uma das formas mais eficazes de manter talentos engajados.
Essas estratégias, quando aplicadas de forma integrada, reduzem consideravelmente o turnover, fortalecendo a retenção de talentos e promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, mas o que sabemos é que não existe fórmula mágica.
É muito comum que os líderes e as organizações queiram um “guia pronto” de fácil aplicação para reduzirem o turnover, mas entender em cada organização, sua cultura e todas as dinâmicas que envolvem a experiência do colaborador são essenciais para desenvolver estratégias eficazes de retenção, sem desperdício de energia ou investimentos e aí temos como grande aliado o People Analytics.
O papel do People Analytics:
Para maximizar a eficácia dessas estratégias, é essencial que as empresas utilizem ferramentas como o People Analytics. Essa abordagem ajuda a entender melhor a dinâmica interna, as necessidades dos colaboradores e os pontos críticos que afetam a retenção, permitindo a criação de soluções mais assertivas e baseadas em dados.
Como a Falconi pode ajudar:
Na Falconi, acreditamos que cada empresa é única. Por isso, oferecemos soluções personalizadas para apoiar as organizações a reduzirem seu o turnover e fortalecerem sua base de talentos. Nossa equipe de especialistas trabalha junto com os clientes para identificar as causas-raiz da rotatividade e implementar soluções eficazes que transformam desafios em oportunidades de crescimento, utilizando o People Analytics.
Case: redução de turnover em empresa de call center:
A empresa registrava um índice médio de 5,5% ao mês – 66% em 12 meses em algumas operações. Isso significa que mais da metade do time era trocado a cada ano, ou seja, que apenas 1/3 das pessoas completavam o período.
A Falconi identificou que não havia um olhar orientado ao uso de dados, sendo essencial entender melhor o que estava causando a alta rotatividade. Criar soluções que envolvessem todos os processos de gestão de pessoas ao longo de toda a jornada do colaborador também estava em destaque para otimizar os processos.
Dessa forma, foi introduzido um modelo preditivo associado à jornada do colaborador e aos processos de gestão, desde a estrutura do RH até as práticas de liderança, como onboarding, aculturamento, clima, práticas de feedback, desenvolvimento de líderes e ao processo de desligamento, visando performance, engajamento e relacionamentos.
O resultado foi a redução de aproximadamente 30% do turnover voluntário nos pilotos abordados, em seis meses de projeto. Com uma tomada de decisão mais assertiva, as operações alcançaram o melhor resultado trimestral acumulado nos últimos 20 meses. A projeção para a redução de custo anual totalizou R$ 11,3 milhões para o grupo.
A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO
TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!
Moysés Peruhype Carlech – Founder da Valeon
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.
A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.
O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.
Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.
Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:
- O Site Valeon é bem elaborado, com layout diferenciado e único, tem bom market fit que agrada ao mercado e aos clientes.
- A Plataforma Valeon tem imagens diferenciadas com separação das lojas por categorias, com a descrição dos produtos e acesso ao site de cada loja, tudo isso numa vitrine virtual que possibilita a comunicação dos clientes com as lojas.
- Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
- No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
- O número de visitantes do Site da Valeon tem crescido exponencialmente, até o momento, tivemos 223.000 visitantes.
- O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
- A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.
Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.
Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?
Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297