Ticiana Amorim – Fundadora e CEO da Aarin
Outras ferramentas e serviços serão aprimorados, facilitando a jornada do cliente e melhorando o desempenho das empresas no próximo ano
Oferecer empréstimos personalizados aos clientes, integrado na jornada de consumo de forma ágil, automática, escalável e sem burocracia, parece algo do futuro, mas o serviço já existe e é chamado de Lending As a Service (LaaS). O serviço digital de crédito é uma das tendências para o próximo ano nas fintechs e no comércio eletrônico. A fundadora e CEO da Aarin, primeiro hub tech-fin especializado em Pix e embedded finance do Brasil, Ticiana Amorim, fala sobre essa e outras ferramentas que serão destaque em 2025.
A análise e a aprovação de crédito personalizado já são uma realidade, mas somadas ao Open Finance e à Inteligência Artificial, deverão ser ampliadas e agilizadas. Não será mais necessário que um analista autorize um empréstimo para alguém que está comprando uma geladeira pela internet, por exemplo. Com o Open Finance, o compartilhamento de dados e histórico deste cliente pode ser analisado por uma IA, que pode conceder ou não o crédito de forma quase instantânea, sem o cliente sequer sair da página.
“A oferta de crédito no varejo é bastante conhecida, mas agora ele migrou para o digital. Ele permite a obtenção de empréstimo sem sair da loja online. O uso de APIs, com Inteligência Artificial e conectados com o histórico do cliente para análise de crédito, será um grande facilitador desse processo, oferecendo aos consumidores uma experiência mais completa”, afirma a CEO.
As APIs são ferramentas que fazem a ponte entre diferentes sistemas e softwares, permitindo a automação e a troca eficiente de dados entre eles. É por meio delas que se destacam os super apps, aplicativos que reúnem múltiplas funções e serviços no mesmo lugar. Mas essa crescente integração faz com que a segurança fique em foco, especialmente nas soluções financeiras; tecnologias como IA e autenticação multifatorial serão integradas diretamente nas APIs de pagamento para proteger os consumidores e empresas.
“Para os consumidores, o Embedded Finance, ou as Finanças Embarcadas, vão aprimorar e personalizar a experiência de compra com diversos serviços financeiros e não financeiros em uma única plataforma. E isso será a norma. Esses super apps consolidarão as finanças dos consumidores, oferecendo serviços como pagamentos, crédito, seguros e investimentos, tudo em um só lugar”, destaca a CEO.
Regulação e Segurança: mais tendências para 2025
O Brasil se prepara para novas inovações regulatórias em 2025. O foco estará na regulamentação do Banking as a Service (BaaS), da Inteligência Artificial (IA) e da tokenização de ativos. Essas iniciativas buscarão equilibrar a inovação com a proteção do consumidor, promovendo mais transparência e segurança nos serviços financeiros.
O blockchain, já presente nas finanças desde 2019, deve ganhar mais destaque, especialmente em áreas como mercado imobiliário e seguros. Com o avanço das regulamentações, seu uso se expandirá, tornando as transações mais seguras e rastreáveis, além de eliminar intermediários e reduzir custos.
Em 2025, o sistema de pagamentos Pix será ampliado com novas funcionalidades, como o Pix Offline e o Pix Internacional, permitindo transações sem conexão à internet e pagamentos internacionais de forma rápida e eficiente. Essa inovação será especialmente vantajosa para pequenas empresas e consumidores em áreas com baixa conectividade.
No que diz respeito à segurança, embora a digitalização traga um aumento nas tentativas de fraude, inovações como autenticação biométrica e Machine Learning ajudarão a prevenir e detectar fraudes em tempo real, proporcionando mais proteção para consumidores e empresas. O processo de Know Your Customer (KYC) também será fundamental na redução de fraudes.
“A inovação, junto com o avanço das regulamentações e a crescente digitalização, será a chave para o sucesso dessa nova era financeira”, destaca Ticiana.
COMO DEVEM SER OS PARCEIROS NOS NEGÓCIOS
Moysés Peruhype Carlech – Founder da Valeon
“Parceiros chegam de várias formas. Se juntam por diferentes motivos”.
Eu sei, é clichê, rss. E se a frase fosse minha eu acrescentaria: “O que eles tem em comum é o fato de acreditarem no que nós acreditamos”.
Parceria é a arte de administrar conflitos de interesses e conexões de interesses, visando resultados benéficos para ambas as empresas”.
É por isso que eu costumo comparar parceria com casamento. Quem é casado sabe que administrar conflitos é fundamental para ambos terem resultados nessa aliança.
Assim como no casamento, o parceiro não precisa ser igual a nós, mas tem que ter o nosso ‘jeitão’! Nas parcerias eu defendo que o parceiro precisa ter o DNA de inovação, a inquietude pra sair da zona de conforto e uma preocupação muito grande com o cliente, não apenas no discurso, mas na prática. É claro que no processo de análise do possível parceiro, nós avaliamos o potencial financeiro e de escala da aliança, a estrutura e o tamanho da empresa. Mas, tem um fator humano que não pode ser desconsiderado, já que empresas são, na sua essência, pessoas. É por isso, que normalmente, os parceiros são empresas formadas por pessoas do bem, pessoas com propósito, que tem tanto o caráter quanto a lealdade de continuar de mãos dadas, mesmo nos momentos mais difíceis. É como um casamento mesmo!
É importante também que os parceiros tenham know how e competências complementares, que potencializem nossas fragilidades e deem mais peso aos nossos pontos fortes. E como eu acredito que o primeiro approach de uma boa parceria acontece no plano humano (onde existe emoção), e não no corporativo, eu gosto muito da histórica da parceria entre Steve Jobs e Steve Wozniak. Os dois Steves tornaram-se amigos durante um emprego de verão em 1970. Woz estava ocupado construindo um computador e Jobs viu o potencial para vendê-lo. Em uma entrevista de 2006 ao Seattle Times, Woz, explicou:
“Eu só estava fazendo algo em que era muito bom, e a única coisa que eu era bom acabou por ser a coisa que ia mudar o mundo… Steve (Jobs) pensava muito além. Quando eu projetava coisas boas, às vezes ele dizia: ‘Nós podemos vender isso’. E nós vendíamos mesmo. Ele estava pensando em como criar uma empresa, mas talvez ele estivesse mesmo pensando: ‘Como eu posso mudar o mundo?’”.
Por que essa parceria deu certo? Habilidades e competências complementares.
As habilidades técnicas de Woz juntamente com a visão de Jobs fizeram dos dois a parceria perfeita nos negócios.
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