Karla Neto – Colunista Correspondente
Nesta terça-feira(04), é celebrado o Dia Mundial do Câncer, é uma oportunidade para disseminar informações sobre prevenção e controle do câncer, e levar questões atuais sobre a doença à população em geral.
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.
Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. A menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de que 6 milhões de mortes prematuras ocorram por ano. Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais poderiam ser evitadas com medidas adequadas.
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.
O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao câncer.
Entre 80% e 90%, os casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer. As causas internas estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Apesar de o fator genético exercer um importante papel na formação dos tumores, são raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos.
Fonte: Karla Neto
Foto: Divulgação
CURIOSIDADES – KARLA NETO
Você sabia que a casca de laranja ajuda a reduzir a pressão arterial?
O chá de casca de laranja é rico em vitamina C e flavonoides, que têm propriedades antioxidantes, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando na prevenção de problemas, como câncer, pressão alta, diabetes e gripe.
Além disso, o chá de casca de laranja é uma boa opção para auxiliar no emagrecimento, pois tem ótimas quantidades de potássio, um mineral com propriedades diuréticas, ajudando a eliminar o excesso de líquido corporal e desinchando a barriga.
No entanto, para se obter os benefícios desse chá, é recomendado também manter uma alimentação saudável, bem como praticar exercícios físicos regularmente.
O chá de casca de laranja tem boas quantidades de potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, auxiliando no controle da pressão alta.
Além disso, a casca da laranja contém ótimas quantidades de antioxidantes, como hesperidina e nobiletina, que melhoram a saúde das artérias e impedem a formação de radicais livres, prevenindo a pressão alta.
Chá de casca de laranja
Ingredientes:
1 colher de sopa de cascas de laranja fresca ou desidratada (sem a parte branca);
200 ml de água.
Modo de preparo:
Ao usar a casca fresca, deve-se lavar bem a laranja antes de descascar. Ferver a água em uma chaleira ou panela. Desligar o fogo, deixar a água amornar um pouco e adicionar as cascas de laranja. Deixar repousar por 5 a 10 minutos e beber em seguida, sem adicionar açúcar ou adoçante.
Você sabe como tirar mancha de desodorante?
Primeiro vai preparar uma misturinha com açúcar e água sanitária. Depois basta aplicar a mistura na peça seca, deixar agir por 20 minutos, esfregar, enxaguar e lavar como de costume. Use sempre que tiver problemas com manchas de desodorante. Para eliminar as manchas de desodorante das suas roupas você precisa apenas de açúcar e água sanitária.
Ingredientes da receita de como tirar mancha de desodorante
3 colheres (sopa) de açúcar
150ml de água sanitária
Modo de preparo
Comece misturando açúcar e a água sanitária, até que o açúcar esteja totalmente dissolvido.
Espalhe a mistura sobre a mancha de desodorante com as peças ainda seca.
Deixe agir por 20 minutos, esfregue bem e enxague bem para tirar a mistura.
Agora é só lavar como de costume e pronto, suas roupas livres de manchas de desodorante.
Você sabia que o agrião ajuda a controlar o açúcar no sangue?
O agrião é uma verdura rica em vitamina C, Vitamina A e flavonoides, compostos com propriedades e antioxidantes anti-inflamatórias que combatem os radicais livres e fortalecem o sistema imunológico, ajudando na prevenção de situações como diabetes, pressão alta e gripes,
Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como de pâncreas, de mama ou de cólon, porque contém ótimas quantidades de flavonoides, isotiocianatos e glucosinolatos, compostos bioativos com potente ação antioxidante, que combatem os radicais livres, evitando o surgimento e a multiplicação de células cancerígenas.
Contém boas quantidades de luteína e zeaxantina, carotenoides presentes nos olhos que ajudam a combater os radicais livres e protegem a retina. Esses compostos são importantes para manter a saúde dos olhos, prevenindo situações como, degeneração macular e catarata associados à idade.
Presente em ótimas quantidades no agrião, a vitamina K é um nutriente essencial para manter a coagulação normal do sangue, prevenindo hemorragias em caso de lesões, como cortes ou fraturas.