História de Joanna – Tudo Gostoso
Tecnologia permite erguer imóveis com tijolos feitos inteiramente de
plástico
Adeus tijolo de barro: esta nova invenção para a construção civil para a construção civil é feita totalmente de plástico e oferece mais conforto térmico
Entra e sai ano e a impressão que fica é que o planeta Terra está mais quente. O pior de tudo é que essa sensação está longe de ser coisa da nossa cabeça. Segundo um relatório do observatório europeu Copernicus, a temperatura média mundial está 1,6°C acima dos níveis seguros.
Diante das consequências diretas do aquecimento global, o mundo tem tentado encontrar a todo custo soluções para enfrentar as mudanças climáticas dos próximos anos. No ramo da construção civil, uma invenção tem chamado a atenção por ser uma alternativa aos tijolos de barro e concreto.
Estamos falando dos tijolos de plástico, ou tijolos verdes como vêm sendo chamados. Feitos a partir de polipropileno, a invenção promete ser uma solução prática e ecológica para driblar os impactos ambientais da indústria civil na construção de imóveis.
Tijolo verde é feito exclusivamente de plástico reciclado
O tijolo verde é uma invenção da empresa Fuplastic e foi desenvolvido com o objetivo de reduzir o desperdício de plástico, um dos maiores poluentes do planeta. De acordo com Bruno Frederico, CEO da Fuplastic e idealizador do projeto, cada 50m² de construção feita com os tijolos da sua empresa retira cerca de 2,5 toneladas de plástico do meio ambiente.
“Cada bloco tem 500 gramas. Com os projetos como aviário, você tira 15 toneladas, em um contêiner você tira uma tonelada, uma tonelada e meia. Em uma casa duas toneladas e meia. Então isso replicado em volume a gente faz uma boa ressignificação do lixo, transformando em produto”, explica o CEO em comunicado.
Além de serem ecologicamente corretos, os tijolos de plástico também agilizam o processo de construção dos imóveis. Graças à sua natureza modular, seu encaixe não exige argamassa e permite que os imóveis sejam montados em qualquer lugar, além de poder se expandir conforme a necessidade e sem gerar entulho.
Tijolos de plástico oferecem mais conforto térmico
Além de ser uma opção mais sustentável, os tijolos de plástico ainda oferecem maior conforto térmico dentro das construções. O espaço vazio no seu interior permite que o ar circule com mais facilidade, o que ajuda a manter a temperatura interna mais agradável.
De acordo com a Fuplastic, os seus tijolos têm certificações de segurança da Falcão Bauer, Polibalbino e Instituto Lab System que atestam qualidade de peso e resistência estrutural, contrafogo e fio incandescente. Esses certificados confirmam a segurança e qualidade dos tijolos, entretanto, seu uso como material de construção ainda é limitado a imóveis térreos, ou seja, localizados no nível do solo.