História de Stephany Mariano – Tudo Gostoso
Alimento pode deixar o dia a dia mais prático, mas algumas opções devem ser evitadas
Toda comida enlatada faz mal? Veja quais são as melhores opções e quais você deveria evitar quando for ao mercado
Se você tem uma rotina corrida, já deve recorrido a uma comida enlatada para poupar tempo na cozinha e fazer uma refeição rápida. Com várias opções no mercado, você encontra peixes, grãos, sopas e até mesmo frutas, que além de serem práticos de consumir, costumam ter um preço mais em conta.
Algumas comidas enlatadas podem até te ajudar a ter uma dieta equilibrada, fornecendo uma série de nutrientes. No entanto, nem todas são boas escolhas e podem acabar prejudicando a saúde se consumidas em excesso. Por isso, é preciso estar atento quando for ao mercado se quiser manter uma alimentação mais saudável. Para te ajudar, o TudoGostoso reuniu informações valiosas sobre o assunto.
Comida enlatada faz mal?
Toda comida enlatada faz mal? Veja quais são as melhores opções e quais você deveria evitar quando for ao mercado
O maior problema dos enlatados é a quantidade excessiva de sal ou açúcar na composição desses alimentos. Os uso de conservantes também é muito comum e importante para aumentar a durabilidade e evitar que eles estraguem com facilidade, oferecendo a praticidade desejada. Além de outros ingredientes químicos utilizados para realçar o sabor do produto.
O consumo exagerado desse tipo de alimento pode acarretar problemas de saúde, como o aumento da pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue, por exemplo. Por isso, você não precisa abandonar de vez os alimentos enlatados, mas se quiser ter uma alimentação saudável e evitar problemas de saúde, existem algumas opções que você deveria evitar e outras que podem ser consumidas com moderação.
Quais são as melhores opções de comida enlatada?
Se você ainda quiser comer alimentos enlatados, opte por aqueles que tem baixo teor de sal e açúcares adicionados. São melhores ainda se forem livres de aditivos químicos, conservantes, gorduras saturadas e corantes. Essas opções preservam os nutrientes naturais do alimento e costumam ser mantidos em água ao invés de xaropes e óleos. Veja algumas recomendações:
Peixes
Quem nunca preparou um patê delicioso com uma latinha de atum? Os peixes são ótimas fontes de proteína e você pode tirar bom aproveito desse alimento, utilizando em diferentes receitas. Fornecendo nutrientes importantes como o ômega 3, vitamina D, vitamina B12, iodo e selênio, opções como sardinha e atum conservados especialmente em água ou azeite são melhores para levar para casa.
Leguminosas, legumes e vegetais
Os vegetais e legumes enlatados são muito práticos para se ter em casa, mas quando for comprar buscar optar pelos enlatados sem adição de sal e conservantes. Se não encontrar, você também pode lavar com um pouco de água antes de consumir para tirar o excesso de sal. Milho, cenoura, palmito, cebola e cogumelo são alguns exemplos. Já as leguminosas são mais saudáveis se você comprar as versões orgânicas, alimentos como lentilha, ervilha e grão-de-bico são fontes de fibra, proteína, zinco, potássio e outros nutrientes importantes.
Que tipo de comida enlatada devo evitar?
Os piores tipos de comida enlatada são os que contam com ingredientes químicos como monossódico, nitrito e sódio, todos em grande quantidade. O consumo frequente de comidas enlatadas desse tipo pode levar a hipertensão e aumentar os riscos de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e obesidade. Veja as opções que você deve evitar quando estiver no mercado:
Frutas em calda
Embora sejam gostosas, as frutas em calda como pêssego, cereja e abacaxi têm altos níveis de açúcar e conservantes. Além disso, durante o processo de produção desses alimentos, os nutrientes acabam sendo perdidos, por isso, sempre que possível opte pelas frutas frescas.
Sopas instantâneas
Muito consumidas durante os dias mais frios, as sopas enlatadas podem ser práticas, mas assim como a maioria dos alimentos desse tipo, contam com altos níveis de sal, conservantes e, em contrapartida, um baixo nível de nutrientes. Além disso, esse tipo de sopa também tem muitas calorias, gorduras e carboidratos.
Carnes em conserva
Embora não sejam tão populares no Brasil como são no exterior, as carnes em conserva devem ser evitadas. Além de terem uma grande quantidade de ingredientes químicos que prejudicam a saúde, esses alimentos também podem elevar os níveis de colesterol e aumentar o risco de desenvolver doenças como o câncer.