Karla Neto – Colunista Correspondente
Nesta segunda-feira (17), é celebrado o Dia dos Sete Fundadores da Ordem dos Servitas, d urante os séculos XII e XIII aconteceu na Europa uma enorme perda dos valores cristãos entre a sociedade civil e entre os religiosos. Em reação contrária surgiram um grande número de confrarias voltadas para a penitência. Através delas os leigos buscavam viver o evangelho, opondo-se à ganância, ao luxo, aos prazeres passageiros e à busca pelo poder. Algumas dessas ordens se tornaram bem conhecidas. Uma delas, porém, espalhou-se por muitos países: a “Ordem dos Servos de Maria”, ou Servitas.
- A Ordem dos Servitas, também conhecida como Ordem dos Servos de Maria, foi fundada por sete jovens ricos de Florença no século XIII.
- Os jovens decidiram abandonar suas riquezas e se dedicar a Deus, ao Evangelho e à Virgem Maria.
- A Virgem Maria apareceu a eles e pediu-lhes que renunciassem ao mundo.
- Os jovens repartiram todo o seu dinheiro entre os pobres e se retiraram ao Monte Senario, perto de Florença.
- Construíram uma Igreja e uma ermida, onde passaram a levar uma vida austera.
No dia 15 de agosto do ano 1233 os sete jovens que costumavam fazer versos e cânticos diante de uma imagem de Nossa Senhora foram surpreendidos com a aparição da Santa, desgostosa com a guerra civil em Florença, que se arrastava quase há duas décadas.
A partir daí os sete jovens, que eram nobres e ricos, abandonaram tudo o que tinham, incluindo as famílias e retiraram-se para o Monte Senário. Os sete dedicarem-se totalmente à penitência, à oração e à caridade. Entre a fraternidade do grupo nasceu o sonho de formar uma comunidade religiosa, sonho esse que se veio a concretizar 12 anos mais tarde.
Fonte: Karla neto
Foto: Divulgação
KARLA NETO – CURIOSIDADES
Tamanduás-bandeira são animais incríveis! Veja 3 curiosidades sobre eles.
Vale lembrar outra entre as características do tamanduá-bandeira: ele não tem dentes. Os tamanduás capturam suas presas com sua língua comprida. Além disso, eles também têm uma mandíbula alongada, que acompanha o formato da sua cabeça, e usam seu olfato aguçado para rastrear os insetos, como formigas e cupins.
Quando falamos em animais brasileiros, o tamanduá-bandeira com certeza é um dos primeiros a vir à mente das pessoas. Isso porque o bicho é superpeculiar e está entre os maiores da fauna brasileira.
- Um animal calmo e forte
Os tamanduás-bandeira são mamíferos grandes, costumam andar tranquilamente, mas se for preciso correr repentinamente ou nadar podem fazer com facilidade. Apesar de temperamento calmo, são animais silvestres que se defendem ao se sentirem ameaçados. Possui patas dianteiras, aquelas da frente, com estrutura muscular bem desenvolvida, o que lhes confere força e que terminam em garras bem resistentes, utilizadas para defesa e também para a própria alimentação. - É insetívoro!
- A alimentação é composta de insetos, ou seja eles são insetívoros. Tamanduás-bandeira chegam a comer milhares de insetos por dia, com estimativas em 30.000 insetos/dia, numa dieta baseada em formigas e cupins. Ao se alimentar há uma forma de equilibrar as populações de insetos na natureza e o meio onde vivem. Já se sabe que ele come pequenas quantidades em cada um dos muitos locais onde visita ao longo do dia.
- As mochilas
Depois que nascem, os filhotes são carregados pelas fêmeas, nas costas, durante meses do primeiro ano de vida. Por isso, o filhote fica parecendo uma mochila, e se mistura com a pelagem da mãe, formando uma camuflagem que auxilia na proteção do jovem tamanduá.]

Veja 4 benefícios maravilhosos que o jiló proporciona:
O jiló tem um sabor amargo e pode ter a casca com coloração verde, vermelha ou amarela. Esse fruto pode ser consumido com ou sem a casca, cru ou cozido em preparações como refogados, assados, saladas, ensopados, sopas ou farofas.
Além disso, o jiló também é rico em flavonoides, taninos e alcaloides, compostos bioativos com propriedades antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e diminuindo o colesterol sanguíneo.
O jiló é um fruto rico em fibras que prolongam a saciedade e diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, ajudando na perda de peso e na prevenção da diabetes.
- Prevenir a diabetes
O jiló tem boas quantidades de fibras que diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, controlando os níveis de glicose sanguínea e ajudando, por isso, a prevenir a resistência à insulina e a diabetes.
- Prevenir a anemia
O jiló ajuda a prevenir a anemia por conter vitamina C, um nutriente que melhora a absorção do ferro presente nos alimentos ou suplementos.
- Combater a prisão de ventre
O jiló ajuda a combater a prisão de ventre, porque é rico em fibras que melhoram os movimentos naturais do intestino e aumentam o volume das fezes, facilitando a evacuação.
- Melhorar o humor
O jiló contém magnésio, um mineral que participa do metabolismo dos receptores de serotonina e dopamina no organismo, que são neurotransmissores que melhoram o humor, o prazer e a felicidade.

Conheça uma fruta que preveni o envelhecimento precoce e ajuda a emagrecer!
Com um sabor forte e ácido, a polpa do cupuaçu é muito usada para o preparo de sucos, sorvetes, geleias, vinhos, licores, tortas e bolos. Já as sementes dessa fruta podem ser usadas para a fabricação de produtos de beleza, como hidratante, shampoo e batom.
O cupuaçu é uma fruta da região amazônica ótima para melhorar a disposição, porque é rica em teobromina, uma substância que age no sistema nervoso aumentando a concentração e o estado de alerta.
Além disso, o cupuaçu também é rico em vitamina C e fibras, nutrientes que ajudam a combater a prisão de ventre, favorecer a perda de peso, além de prevenir a anemia e o envelhecimento precoce.
Por ser uma fruta com ótimas quantidades de fibras, o cupuaçu aumenta o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade ao longo do dia e ajudando, por isso, a emagrecer.
O cupuaçu previne o envelhecimento precoce porque é rico em vitamina C, um nutriente com potente ação antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, prevenindo a flacidez da pele e as linhas de expressão.
O cupuaçu é uma fruta que contém teobromina, uma substância com efeito revigorante e estimulante que atua no sistema nervoso central melhorando a disposição e a concentração.
