Karla Neto – Colunista Correspondente
Nesta quinta-feira (20), é celebrado o Dia do Santo Eleutério, o nome de Santo Eleutério significa “libertador”. Assim Eleutério, ao viver inteiramente para Cristo conseguiu ser instrumento de libertação de erros e pecados para muitos.
Conta-nos a história que, quando menino, ele ouviu a profecia de que seria um bispo. Eleutério respondeu o chamado vocacional e entrou para a formação que o encaminhou ao sacerdócio e mais tarde à ordenação episcopal. Eleito como primeiro bispo de Tournai, Santo Eleutério foi um grande desbravador da fé que deu o seu sangue por amor ao rebanho.
Viveu por volta do ano 470, em Tournai, região onde hoje está a Bélgica.
Santo Eleutério trabalhou arduamente para organizar a construção de igrejas, incentivar vocações, formar o clero, enfim, tudo o necessário para lidar com a recém-nascida diocese. Grande pacificador, Santo Eleutério conviveu em meio a grandes conflitos.
Zeloso, perseverante e homem de oração, combateu as heresias e batalhou para o resgate de muitos pagãos. Santo Eleutério doou a vida em favor do povo. Foi martirizado em 532.
Por isso, ao lidar com um povo de índole guerreira, teve que esforçar-se para levar a paz de Cristo para tantos corações. Promoveu uma sólida evangelização a fim de que o Evangelho fosse entendido como um estilo de vida para o povo.
Oração
Amado Pai, Deus Uno e Trino, que escolhestes São Eleutério para o pastoreio dos fiéis, ajudai-nos a descobrir e viver nossa vocação, dedicando nossa vida ao serviço dos mais necessitados. Pedimos isso em nome de Cristo, nosso Senhor. Amém.
Fonte: Karla Neto
Foto: Divulgação
CURIOSIDADES – KARLA NETO
Você sabia que a semente da jaca ajudar na regulação intestinal, controlar o diabetes e o colesterol?
A maior parte das pessoas descarta, mas o caroço de jaca também é comestível, pois são bastante nutritivos. Eles possuem 22% de amido e 3% de fibra alimentar e podem ser consumidos torrados, assados, cozidos ou na forma de farinha.
A jaca possui componentes com efeitos funcionais e propriedades medicinais, entre eles estão os seus antioxidantes que agem neutralizando os radicais livres e prevenindo diferentes doenças. O fruto possui ainda fitonutrientes, capazes de combater os cânceres de cólon e de pulmão, além da perda da massa óssea, do envelhecimento muscular, pressão alta e úlceras.
Uma das formais mais conhecidas de comer o caroço de jaca é os torrando no forno. Depois disso, é possível triturá-los e obter uma farinha, que poderá ser usada para fazer pães, farofas, biscoitos ou bolos. A farinha também pode ser usada para incrementar saladas ou como uma substituta da farinha de mandioca ou de trigo.
Outra forma de consumo é o caroço de jaca cozido. Apesar de não ser tão comum quanto a farinha, os caroços podem ser cozidos em uma panela com água e sal até ficarem moles. Depois, basta esperar eles ficarem frios para descascar e consumi-los. É possível temperar os caroços com azeite e outros temperos de preferência.
Propriedades Possui propriedades antioxidantes, Possui efeitos afrodisíacos, Pode ser usada em desarranjos intestinais, Pode ajudar a cicatrizar feridas causadas por queimaduras.
. Rica em proteínas, potássio, cálcio, ferro, zinco e cobre
. Contém amido, vitaminas, especialmente do complexo B
. Contém a proteína jacalina, que ajuda a formar o sistema imunológico
. A semente de jaca é uma Planta Alimentícia não convencional
. A semente de jaca não costuma ser consumida crua.

Você sabia que a polpa do coco ajuda a relaxa os nervos e músculos?
Além de conter o ácido láurico, o coco possui também nutrientes como selênio, ácido gálico e ácido cafeico, substâncias com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que fortalecem o sistema imunológico. Com isso, o corpo consegue combater melhor fungos, vírus e bactérias que podem causar infecções.
O coco é uma fruta com baixo índice glicêmico e rica em fibras que ajudam a controlar a fome e melhoram o funcionamento do intestino. Assim, essa fruta pode promover a perda de peso e combater a prisão de ventre.
O coco é uma fruta muito versátil, onde a polpa pode ser consumida ao natural ou usada em preparações como bolo, manjar, farinha de coco, leite de coco e óleo de coco. Já as flores dessa fruta são usadas para a produção de açúcar de coco e a água do coco pode ser consumida ao natural, em sucos ou vitaminas
Por ser rico em compostos com ação antioxidante, como o selênio e ácido gálico, cafeico e cumarínico, o coco ajuda a combater o excesso de radicais livres, evitando a flacidez da pele e o surgimento de rugas, prevenindo o envelhecimento precoce.
O coco tem ótimas quantidades de potássio, um mineral que promove a eliminação do excesso de sódio do organismo, ajudando a regular a pressão arterial e evitando, assim, a pressão alta.

Saiba aqui um tesouro maravilhoso para o cabelo, mais brilho menos frizz: Veja!
Nosso fio é formado por cutículas que podem se abrir ou sere naturalmente mais abertas, estes são chamados cabelos porosos sujeitos ao frizz e opacidade. A acidez fecha a cutila resultando em cabelos mais brilhantes e sem frizz.
O PH equilibrado também ajuda a fechar as cutículas promovendo baixa porosidade. É exatamente isso que aumenta o brilho do fio
O vinagre de maçã pode ser bom para o cabelo porque ajuda a equilibrar o pH, fechar as cutículas e combater a caspa.
O vinagre de maçã possui uma série de benefícios para a saúde. É um potente anti-inflamatório natural que possui em sua composição mais de 93 componentes nutricionais, vitaminas, sais minerais, enzimas, aminoácidos, pectina e betacaroteno. Rico em vitamina E, é antidepressivo e um poderoso antioxidante.
Além de melhorar a saúde, o vinagre de maçã também pode ser utilizado esteticamente para tratar a pele e os cabelos.
Como usar
Misturar uma colher de vinagre de maçã no condicionador e massagear nos cabelos
Misturar uma colher de vinagre de maçã em um copo de água e aplicar nos cabelos após a lavagem e condicionamento
Aplicar o vinagre diretamente no couro cabeludo com um algodão, apenas na raiz dos cabelos, e deixar agir durante 10 minutos
O vinagre de maçã deve sempre ser usado diluído em água, óleos ou máscaras de hidratação.
A frequência de uso depende muito da necessidade do cabelo e do couro cabeludo.
Algumas pessoas se incomodam com o odor mais forte que o vinagre pode deixar nas hastes capilares.

Saiba aqui 4 benefícios do bicarbonato em sua vida! Veja:
O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina que pode ser usada para clarear os dentes, combater a acidez estomacal, limpar a garganta, e auxiliar na preparação e higienização de alimentos.
O bicarbonato de sódio atua promovendo a diminuição da alcalinidade ou da acidez e, por isso, é uma substância que pode ser utilizada para diversos fins no dia a dia. Porém, quando usado de forma errada, pode causar prejuízo à pele, como irritação ou vermelhidão.
- Esfoliar e combater o odor dos pés
O esfoliante de bicarbonato de sódio auxilia na eliminação das células mortas presentes nas regiões mais espessas e ásperas do pé, como nos calcanhares e região plantar. Além disso, o bicarbonato é um excelente neutralizador de odores devido a sua ação antifúngica.
Como usar: para realizar o tratamento, é recomendado misturar 1 colher de café de bicarbonato em 2 colheres de sopa de sabonete líquido ou óleo de amêndoas doce, e realizar movimentos circulares por 10 minutos e, em seguida, lavar com água morna ou fria e secar com uma toalha macia.
- Fazer banho de assento contra infecção urinária
Quando os sintomas de infecção urinária encontram-se presentes, como urgência para urinar, dor e ardência, é possível optar por um tratamento caseiro com bicarbonato de sódio para aliviar os sintomas.
Como usar: para tratar infecções urinárias, deve-se encher uma bacia com 3 litros de água e adicionar 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, até que dissolva por completo. Em seguida, deve-se permanecer sentado nu nesta água por cerca de 20 a 30 minutos, podendo repetir 1 vez ao dia.
É possível observar uma melhora importante dos sintomas, após 4 dias de tratamento, porém é fundamental seguir alguns cuidados, como beber 2 litros de água por dia e realizar a higiene correta da região íntima, além de consultar um clínico geral, para realizar uma investigação mais aprofundada do quadro.
- Tirar manchas escuras da pele
As manchas escuras na pele surgem, devido a um aumento da produção de melanina na pele, que geralmente é resultado de alguns fatores, como exposição ao sol, processos inflamatórios ou alterações hormonais, por exemplo.
Como usar: para tratar as manchas escuras é possível fazer um esfoliante caseiro misturando 1 colher de bicarbonato de sódio em 3 colheres de óleo de amêndoas doce ou óleo de coco, até obter uma mistura homogênea. Em seguida, realizar movimentos circulares na região que deseja tratar por 10 minutos e lavar com água morna até eliminar qualquer resíduo.
Lavar profundamente o cabelo
Os pequenos grânulos do bicarbonato podem atuar como esfoliante, sendo útil para eliminar o excesso de oleosidade capilar, a caspa seborreica e ainda ser útil para abrir as cutículas dos fios, facilitando a absorção de ativos presente nos cremes e máscaras hidratantes, como a selagem capilar.
Como usar: para lavar o cabelo, é recomendado misturar uma ou duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com um pouco de água até formar uma pasta. Em seguida, deve-se aplicar sobre o couro cabeludo e cabelo, deixar atuar por 15 minutos e enxaguar. Em seguida, lavar o cabelo com o shampoo normalmente utilizado.

Você sabia que a uva ajuda a manter o cérebro saudável?
O suco de uva também é abundante em polifenóis, substância que exerce um ótimo papel antioxidante, combatendo os efeitos nocivos dos radicais livres e promovendo uma melhor saúde celular.
Estudos recentes mostram que a uva pode ser uma aliada na saúde do cérebro, reduzindo danos oxidativos e potencialmente diminuindo o risco de doenças como Alzheimer e Parkinson. Além disso, também contribui para a melhora da cognição e da memória.
Com os seus efeitos antioxidantes e a capacidade de reparar células do corpo, a uva pode ser uma ótima aliada na redução dos efeitos do envelhecimento.
Devido à presença de fibras alimentares, antioxidantes e compostos bioativos, um bom cacho de uva também auxilia no correto funcionamento da flora intestinal, contribuindo para um sistema digestivo mais saudável.
Rica em ativos com propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, a uva também fortalece o sistema imunológico, promovendo uma defesa eficaz contra doenças e infecções no dia a dia.
Em resumo, a uva não é apenas uma fruta deliciosa, mas também traz uma série de benefícios para a sua saúde e aumenta a sua imunidade contra doenças e infecções. Então, ao saborear uvas ou tomar um suco natural, você não só satisfaz o paladar, mas também investe em saúde e melhor qualidade de vida de uma forma simples e muito saborosa.

Você sabe por que soluçamos?
O soluço é uma contração involuntária esporádica do diafragma, o músculo entre o tórax e o abdômen, que auxilia nos movimentos respiratórios. Essa contração causa uma inspiração abrupta, acompanhada do fechamento da glote, responsável pelo barulho que caracteriza o soluço.
Ainda não são conhecidos todos os fatores responsáveis por desencadear crises de soluço. Entretanto, os espasmos parecem estar associados a disfunções ou irritações dos nervos que controlam a musculatura respiratória.
Geralmente, os soluços ocorrem por distensões do diafragma ou por irritações tanto do nervo frênico como do nervo vago. É comum que essas alterações sejam decorrentes de alguns comportamentos ou condições como:
. Comer rápido demais e em grandes quantidades;
. Falar enquanto come;
. Ingestão de bebidas alcoólicas ou gaseificadas;
. Mascar chicletes;
. Fumar;
. Fatores psicológicos como estresse, ansiedade ou depressão;
. Doenças gastrointestinais.
lém disso, principalmente em casos de soluço prolongado, a crise pode ser um sintoma de doenças mais graves, como alguns tipos de tumor, lesões cerebrais ou doenças neurológicas.
