Hoje, sexta-feira (21), celebra o Dia Nacional do Naturismo
Nesta sexta-feira (21), é celebrado o Dia Nacional do Naturismo, em homenagem ao nascimento da dançarina, naturista, atriz, escritora e feminista brasileira Luz Del Fuego(nascida Dora Viváqua em 1917). Destacou-se como pioneira na implementação do naturismo no Brasil, tendo sido a fundadora do primeiro reduto naturista da América Latina. É também reconhecida por sua contribuição na luta pela emancipação das mulheres.
Estreou nos teatros de revista do Rio de Janeiro dois anos mais tarde sob o pseudônimo Luz del Fuego, com espetáculos de dança em que aparecia com um casal de cobras enrolado em seu corpo quase sempre nu.
Em 1950, a atriz Luz del Fuego criou o Partido Naturista Brasileiro, com o apoio de 50 mil naturistas. Luz del Fuego era o pseudônimo da capixaba Dora Vivacqua, que andava nua, com uma jiboia enrolada no corpo. Seis anos depois, na ilha do Sol, a poucos quilômetros de Paquetá (RJ), ela fundaria o primeiro clube de nudismo do país. Acabou sendo assassinada em 19 de julho de 1967 por dois pescadores que queriam roubar a pólvora guardada na ilha. A história de Luz del Fuego foi contada no cinema, com Lucélia Santos no papel principal, em 1980.
O naturismo ganhou força no Brasil em 1988, quando foi criada a primeira praia de nudismo, a do Pinho (SC).
O primeiro campo oficial de naturismo foi aberto na Alemanha em 1906. O Brasil foi o primeiro país fora da Europa e dos Estados Unidos a sediar o Congresso Internacional de Naturismo.
Cerca de 4 mil naturistas de 33 países diferentes compareceram ao evento, traduzidos por 50 intérpretes, ajudados por 100 seguranças e hospedados em 40 hotéis e pousadas da região.
O Dia Nacional do Naturismo é comemorado em 21 de fevereiro, data de nascimento de Luz del Fuego.
Fonte: Karla neto
Foto: Divulgação
CURIOSIDADES – KARLA NETO
Você sabia que a aveia ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue?
A aveia é um cereal rico em avenantramida, um composto fenólico com ação antioxidante que combate o excesso de radicais livres no organismo, ajudando, assim, a prevenir o surgimento de doenças, como diabetes, aterosclerose e pressão alta.
A aveia é rica em zinco, um mineral com potente ação antioxidante e anti-inflamatória, que participa no desenvolvimento e manutenção das células do sistema imunológico, participando da cicatrização de feridas e ajudando a diminuir o tempo de gripes e resfriados.
Além disso, a aveia contém ótimas quantidades de vitamina B1, uma vitamina que fortalece as células do sistema imunológico, ajudando na prevenção de gripes, resfriados e outras infecções.
A aveia tem ótimas quantidades de avenantramida, um antioxidante que aumenta a produção de óxido nítrico no organismo, uma substância que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação de sangue e ajudando a controlar a pressão arterial.
Por ser rica em fibras, a aveia diminui a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, evitando, assim, a resistência à insulina e diabetes.
Além disso, a aveia também contém avenantramida, um composto bioativo com ação antioxidante e anti-inflamatória, melhorando a função do hormônio insulina e ajudando, assim, a controlar a glicemia em pessoas que já possuem diabetes.
Por ser rica em fósforo e magnésio, que são minerais importantes para a formação e fortalecimento dos ossos, a aveia ajuda na prevenção de situações como osteoporose e fraturas.

Você sabia por que os perigos do vício em descongestionantes nasais?
Sintomas respiratórios como nariz entupido, coriza e coceira se tornam mais frequentes, especialmente devido à mudança de temperatura e ao ar seco.
Se você costuma carregar o produto em diversos momentos do seu dia a dia, saiba que esse pode ser um sinal de vício no descongestionante nasal.
Quando a pessoa percebe que o descongestionante faz com ela se sinta com o nariz desobstruído, quase que instantaneamente, isso acaba incentivando-a a querer buscar mais doses do spray, o que a torna dependente,
O uso prolongado do descongestionante nasal pode causar uma vasoconstrição, que consiste na diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos.
Esse efeito pode provocar sintomas como dificuldade de sentir a corrente de ar passar pelo nariz e a perda de sensibilidade do ar, além de favorecer complicações mais sérias em órgãos como coração, cérebro, pulmão e intestino.
Para minimizar os prejuízos causados pelo vício no descongestionante nasal, uma boa ideia é substituir o conteúdo do spray ou borrifador por soro fisiológico.
Um otorrino pode sugerir o uso de corticoides, lavagem nasal ou até medicamentos orais como anti-inflamatórios e anti-histamínicos, dependendo sempre de cada caso.
Apesar do descongestionante gerar dependência em algumas pessoas, é fundamental ter em mente que ele é um grande aliado para o tratamento de algumas condições de saúde, por exemplo, da sinusite aguda. O produto deve ser utilizado de maneira responsável e sob orientação de um especialista.
É importante que um especialista avalie quando o descongestionante está sendo usado de forma crônica e está se tornando um veneno ao invés de ajudar o paciente, trazendo prejuízos à saúde.

Você sabia que cochilar Durante o dia faz bem ao cérebro?
Cochilos diários, quando realizados com moderação e de maneira correta, podem ter impactos positivos no cérebro e no desempenho cognitivo. Tirar cochilos durante o dia pode ajudar a preservar a saúde do cérebro e evitar quadros de demência.
Eles compararam as medidas de saúde do cérebro e cognição de indivíduos “geneticamente programados” para tirar sonecas com aqueles que não tinham as variantes genéticas que marcam o hábito.
Uma metanálise anterior mostrou que, em pessoas saudáveis, após os 35 anos, o encolhimento é constante, a taxas de 2% ao ano, que aceleram aos 60.
Assumindo esse declínio linear, os pesquisadores encontraram diferenças entre 2,6 e 6,5 anos entre quem estava geneticamente programado para cochilar e os que não.
Mesmo um cochilo curto de 10 minutos vai te revigorar. Se você fizer um pouco mais, os benefícios cognitivos duram um pouco mais também.
A sonecas curtas ajudam o cérebro a se reorganizar e fortalecer as conexões neurais. Assim, o aprendizado é facilitado, o estado de alerta aumenta e facilita a concentração.
O sono tem um papel fundamental na organização das memórias. Durante o cochilo, o hipocampo, área do cérebro responsável pela memória, entra em ação para restaurar sua função.
Isso significa que uma pausa estratégia ao longo da rotina pode ser muito eficiente. Logo, se você está com dificuldades de absorver informações, pode ser uma boa dar uma pausa e descansar. É rapidinho!
