Nesta terça-feira(24), é celebrado o Dia de São Tarásio, nasceu em 730 e recebeu uma ótima educação cristã e literária; tinha como pai o prefeito de Constantinopla. São Tarásio era de caráter zeloso de tal forma que foi nomeado pelo imperador a um alto cargo imperial. São Tarásio enfrentou em Deus todas as tentações próprias da sociedade cheia de luxo e tentação.
Ao assumir o patriarcado, São Tarásio em comunhão com o Papa combateu e conseguiu condenar esta heresia num Concílio. No século VIII a heresia iconoclasta, promovida da pelo imperador Leão, acusa o culto às imagens como uma prática de idolatria.
Tarásio, homem de profundo conhecimento teológico e chefe da chancelaria imperial, não temeu defender a posição dos monges. Cuidadoso com suas ovelhas tinha como um grande espírito de serviço, a ponto de dizer ao ser questionado pelo seu especial cuidado para com os pobres: “Minha única ambição é imitar Nosso Senhor Jesus Cristo que viveu para servir e não para ser servido”.
São Tarásio foi um grande defensor de imagens na igreja, envolvendo-se na chamada luta iconoclasta. Estavam contra as imagens os imperadores bizantinos e os defensores das imagens eram o monges, opositores do imperio e de suas regalias absurdas. A briga era mais política que religiosa. Usando sua influência, Tarásio conseguiu a convocação de um Concílio para resolver esta questão.
Nosso santo foi grande devoto de Maria, a quem saudava dizendo: “Salve, ó mediadora de tudo o que há embaixo do céu, salve reparadora do universo, salve cheia de graça, o Senhor está sempre contigo, Ele que existia antes que viesses ao mundo, mas que quis nascer de ti para viver conosco”.
Tarásio foi um forte defensor da moral cristã e da indissolubilidade do matrimônio, opondo-se radicalmente ao Imperador Constatino VI, que pretendia estabelecer a possibilidade de divórcio e segundas núpcias.
Oração:
Deus de bondade, concedei-nos pela intercessão de São Tarásio, a fidelidade ao Evangelho e a graça de conseguir conciliar a fé e as obras em nossa vida. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Fonte: Karla Neto
Foto: Reprodução
CURIOSIDADES – KARLA NETO
Você sabia que o chá de orégano é maravilhoso para a pele e tem efeitos antioxidantes?
Muito conhecido como um ingrediente essencial nos pratos italianos e da dieta mediterrânea, o orégano tem um sabor inconfundível. Mas você já conhecia o chá de orégano? Essa forma de preparo menos comum usando o ingrediente pode fazer muito bem para a saúde.
Um dos principais benefícios do orégano é que ele é rico em antioxidantes. Os antioxidantes são substâncias que impedem o dano oxidativo causado pelos radicais livres em nossas células. Isso significa que a ingestão regular de chá de orégano, em conjunto com outros alimentos antioxidantes, pode ajudar prevenir o envelhecimento precoce, doenças do coração, diabetes tipo 2, artrite, Alzheimer e até mesmo câncer!
Por ter um sabor um pouco mais amargo, muitas pessoas podem se perguntar o porquê de ingerir o chá de orégano. Mas a verdade é que ele pode ser muito saudável, já que tem efeitos anti-inflamatórios, antibacterianos e antioxidantes, faz bem para a digestão, para a pele e ajuda na perda de peso.
Os compostos chamados de flavonóides e os compostos fenólicos – presentes no orégano –, além de terem a função antioxidante que explicamos acima, podem diminuir a inflamação em nosso organismo. Quando nosso corpo está inflamado, é comum sentir mais dores nas articulações, irritação na pele, tosse seca e até mesmo causar outras doenças mais sérias que comprometem a nossa qualidade de vida. Dessa forma, consumir alimentos anti-inflamatórios, como o chá de orégano, faz muito bem para nosso corpo.
Por ser rico em substâncias antioxidantes, o chá de orégano também pode ser um grande aliado de sua rotina de skincare. Ao prevenir a oxidação das células da pele, o chá de orégano combate o envelhecimento precoce, as rugas, manchas de melasma e dos danos causados pelo sol, neutraliza cicatrizes e manchas, e ajuda a sua pele a ficar mais elástica, com um aspecto mais jovem, bonito e saudável.

Saiba 3 maravilhosos benefícios do jiló pra sua saúde: Veja !
O jiló tem um sabor amargo e pode ter a casca com coloração verde, vermelha ou amarela. Esse fruto pode ser consumido com ou sem a casca, cru ou cozido em preparações como refogados, assados, saladas, ensopados, sopas ou farofas.
Além disso, o jiló também é rico em flavonoides, taninos e alcaloides, compostos bioativos com propriedades antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e diminuindo o colesterol sanguíneo.
- Controlar a pressão arterial
Por conter potássio, o jiló ajuda a eliminar excesso de sódio circulante no sangue pela urina, favorecendo o controle da pressão arterial.
- Melhorar o humor
O jiló contém magnésio, um mineral que participa do metabolismo dos receptores de serotonina e dopamina no organismo, que são neurotransmissores que melhoram o humor, o prazer e a felicidade.
- Prevenir o envelhecimento precoce
Por ser rico em compostos antioxidantes, como flavonoides e catequinas, o jiló combate os radicais livres, que são os principais responsáveis pelos danos causados à pele. Por isso, o jiló evita a formação de rugas e a flacidez na pele, prevenindo o envelhecimento precoce.
Como usar o jiló
Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de jiló, a recomendação mínima diária de vegetais é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160g a 240 g por dia.
O jiló pode ser consumido com ou sem a casca, na forma crua ou cozida, em preparações como saladas, refogados, sopas, farofa, ensopados ou assados.
Para retirar seu sabor amargo, pode-se cortar o jiló em 4 partes iguais e colocá-lo de molho em uma bacia com água e sal por 20 minutos. Em seguida, deve-se lavar o jiló para retirar o excesso de sal antes de usá-lo.

Você sabe o que a picada do chikungunya pode causar?
A chikungunya é uma doença viral transmitida pela picada dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. É caracterizada por febre, dores articulares e musculares, cefaleia, náusea, fadiga e exantema.
A febre chikungunya é uma infecção causada pelo vírus de mesmo nome que provoca sintomas como aumento na temperatura corporal e mal-estar, em um quadro que lembra gripe ou mesmo dengue. Mais do que isso, o problema está por trás de fortes dores nas articulações.
O chikungunya é transmitido pela picada de dois mosquitos, o Aedes agypti, comum nas cidades brasileiras, e o Aedes albopictus, mais restrito a locais cheios de vegetação.
Sinais e sintomas do chikungunya
. Febre
. Dor nas articulações
. Dor de cabeça
. Fadiga
. Erupções na pele
Tratamento
. Medicamentos analgésicos, como paracetamol, para aliviar a febre, o cansaço e a dor de cabeça
. Compressas geladas nas articulações, para aliviar o inchaço e o desconforto
. Beber líquidos e descansar
Prevenção
- Reduzir o número de criadouros de mosquito
- Esvaziar ou eliminar fontes de água parada
- Cobertura eficaz dos contentores com água, tanques, poços, etc.
